Internet

Por Nataly Lima, para o TechTudo


Os memes se tornaram uma marca registrada das redes sociais há alguns anos. Com frequência, novas imagens engraçadas viralizam na Internet e se tornam favoritas dos usuários. A origem desses conteúdos está ligada ao público jovem que frequentava fóruns gringos, como o 4chan, ou blogs brasileiros como o Não Intendo. No entanto, foi com o início das redes sociais, como Facebook, Twitter e Orkut, que essas imagens se popularizaram, fazendo sucesso até hoje. A seguir, o TechTudo relembra dez memes que fizeram sucesso no começo das redes sociais.

Os memes clássicos foram um marco na internet dos anos 2000 — Foto: Reprodução

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Trollface

O meme trollface é a personificação da ‘trollagem’, ato de fazer uma brincadeira ou piada com intuito de irritar alguém de maneira cômica. Ele surgiu em 2008, no fórum 4chan por conta do desenho do usuário Whynne. Depois disso, foi readaptado várias vezes e fez muito sucesso em quadrinhos de blog pelo mundo todo.

o Trollface foi um dos primeiros memes famosos da internet — Foto: Reprodução

2. Ui

Esse é um daqueles casos de memes inspirados em pessoas reais. O frame que dá origem a ele foi retirado da entrevista do astrofísico Neil deGrasse Tyson para o site Big Think, em meados de 2011. Em uma pergunta sobre Isaac Newton, Neil tirou um tempo para pensar antes de responder e acabou fazendo a famosa expressão. A Internet, como sempre, não perdoou e eternizou o momento em um meme.

O meme 'Ui' teve origem em uma entrevista do astrofísico Neil deGrasse Tyson — Foto: Reprodução

Veja também: como responder Stories do Instagram com GIFs

Instagram: como responder Stories com GIFs

Instagram: como responder Stories com GIFs

3. Me gusta

O meme "Me gusta" foi originado no 4chan, mas viralizou em outro fórum, o Reddit, em 2011. Traduzida para o português, a expressão "me gusta" quer dizer "eu gosto". O sucesso do meme é proveniente da expressão faceira do desenho, que geralmente é utilizado em contextos sexuais.

O famoso meme foi criado no fórum gringo 4chan — Foto: Reprodução

4. True story

O meme é baseado em Barney Stinson, personagem de Neil Patrick Harris na série "How I Met Your Mother". A expressão em inglês "true story", que traduzida literalmente para o português quer dizer "história verdadeira", era uma das clássicas falas de Barney. Com o grande sucesso da série, a frase, acompanhada de uma ilustração do personagem levantando uma taça de vinho, virou um meme utilizado sempre que alguém queria dizer que algo aconteceu de fato.

O meme eternizou a famosa frase de Barney Stinson, personagem da série 'How I Met Your Moither' — Foto: Reprodução

5. Menos Luíza, que está no Canadá

Um dos primeiros virais de 2012, o vídeo que dá origem ao meme ‘Menos Luíza, que está no Canadá’ ganhou proporções gigantescas na Internet. O recorte foi feito a partir de uma propaganda sobre o lançamento de um prédio residencial. Segundo Geraldo Rabello, pai da família paraibana que faz parte do comercial e responsável por dizer a frase que dá nome ao meme, as pessoas iriam reparar que Luíza não estava. Para justificar a ausência da adolescente, o diretor do anúncio decidiu incluir a explicação no vídeo.

A família de Luíza quis apenas justificar a sua ausência no vídeo, mas acabou transformando a adolescente em meme — Foto: Reprodução/Youtube

6. O esquilo dramático

Esse meme, que começou a fazer sucesso em meados de 2011, mostra um esquilo virando para a câmera com uma expressão assustada. O trecho foi retirado de um programa japonês chamado "Hello! Morning" e colocado no Youtube em 2017. A música dramática escolhida para compor a cena é um fragmento da trilha do tema do filme “O Jovem Frankenstein”, de 1974.

O esquilo dramático é um meme que nunca deixou de ser usado nas redes sociais — Foto: Reprodução

7. Doge

O meme Doge, uma gíria em inglês para ‘dog’, foi criado em 2010 a partir da foto do cachorro Kabosu, da raça Shiba Inu. A imagem do animal com as patinhas cruzadas e as sobrancelhas levantadas foi publicada pela primeira vez pela dona de Kabosu, a professora do jardim de infância Atsuko Sato, em seu blog de conscientização sobre o comércio de filhotes. No mesmo ano, as pessoas começaram a notar a expressão quase humana de Kabosu e a imagem viralizou. Atsuko disse que ficou surpresa quando seu animal de estimação se transformou em um astro da Internet.

O cachorro mais famoso da internet fez sucesso por sua expressão quase humana — Foto: Reprodução

8. Para Nossa Alegria

O ano de 2012 rendeu ótimos memes e o vídeo "Para nossa alegria" foi um deles. A gravação, que deu origem, ao meme mostra os irmãos Jefferson e Suellen, juntos com a sua mãe, cantando a música gospel "Galhos Secos", da banda Exodos. Tudo corria bem, até que Jefferson grita o verso "Para nossa alegria" e arranca gargalhadas da irmã. A cereja do bolo fica por conta da reação irritada da mãe, que sai de cena reclamando e torna toda a situação ainda mais engraçada.

Os irmãos Jefferson e Suellen até hoje são procurados pela mídia para falar sobre o sucesso do vídeo que os tornou famosos — Foto: Reprodução/Youtube

9. Chico Buarque sorrindo / Chico Buarque sério

Esse é um meme 100% brasileiro que, ainda por cima, tem como figura central um dos maiores cantores de MPB do Brasil. A brincadeira feita a partir da capa do primeiro álbum do cantor, intitulado "Chico Buarque de Holanda" e lançado em 1966. O meme surgiu quando a fanpage cômica "Chico Buarque Disse" começou a utilizar das imagens espelhadas do cantor, que sorri de um lado e tem uma expressão séria no outro, para fazer comparar momentos ou situações que despertam emoções contrastantes.

Nem Chico Buarque foi poupado pela internet e a capa do seu primeiro disco acabou virando meme — Foto: Reprodução

10. Chloe sincera

Um dos memes mais fofos da Internet tem origem em um vídeo de uma viagem surpresa em família. Nele, Chloe, de apenas 3 anos, faz uma expressão engraçada quando a mãe avisa que elas estão indo para a Disney. A imagem viralizou em 2013 e, até hoje, Chloe é lembrada, inclusive, sua página no Instagram com a irmã, Lily, faz o maior sucesso na rede social.

A menina Chloe se tornou um meme com apenas 3 anos de idade e até hoje é reconhecida por sua expressão engraçada — Foto: Reprodução/Youtube

Não consegue postar Stories no Instagram? Veja como resolver no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo