Sistemas operacionais

Por Clara Fabro, para o TechTudo


O Google é conhecido por trazer alguns "easter eggs" no Android, seu sistema operacional para celulares. A expressão é usada para definir algo que está escondido e não é perceptível em um primeiro momento, podendo estar presente em filmes, séries, sites, programas e jogos. Desde a versão 2.3 Gingerbread do Android, usuários começaram a notar essas pequenas surpresas, que acompanharam as novas versões do software.

Confira, na lista abaixo, os jogos escondidos em versões mais recentes e mais antigas do sistema operacional móvel do Google, desde a versão 2.3 até o Android 10, e veja como acessar cada easter egg no celular.

Easter egg no Android: conheça os 11 jogos escondidos no celular — Foto: Pedro Vital/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Android 2.3 (Gingerbread)

O primeiro easter egg disponibilizado pelo sistema operacional do Google veio acompanhado da versão 2.3 do Android, conhecida como Gingerbread. Para acessá-lo, é necessário ir até as configurações do celular e localizar a seção "Sobre o aparelho". Em seguida, ao encontrar a versão do Android, é preciso tocar sobre ela várias vezes para, assim, a temida foto do robô-mascote do sistema operacional aparecer, com vários zumbis à sua volta.

2. Android 3.0 (Honeycomb)

O Android 3.0 Honeycomb foi uma versão produzida para aparelhos com telas grandes, direcionada a tablets. O ano de lançamento do sistema operacional foi o mesmo de estreia do filme Tron: O Legado e, por este motivo, o easter egg do droid em formato de abelha tinha cores em azul-neon, que imitavam a estética do filme.

Para acessar o easter egg do Honeycomb, o passo a passo é o mesmo: ir até as configurações do dispositivo, localizar a aba "Sobre o aparelho" e a versão do Android correspondente. Tocando seguidamente sobre a caixa com a versão do Android, a imagem escondida aparece na tela.

3. Android 4.0 (Ice Cream Sandwich)

A versão 4.0 do Android também trouxe novidades aos easter eggs do sistema operacional, já que foi a primeira a disponibilizar duas etapas com as surpresas. Na primeira parte, seguindo o mesmo passo a passo de sempre, uma imagem do robô-mascote do sistema aparece na tela com desenho pixelado, vestindo uma roupa de sanduíche de sorvete (Ice Cream Sandwich). Pressionando a tela por alguns segundos surgem vários robôs voando pelo espaço, em uma alusão ao meme do Nyan Cat.

4. Android 4.1 (Jelly Bean)

O easter egg da versão 4.1 do Android, batizada de Jelly Bean, também consistia em duas etapas das "surpresinhas". Em um primeiro momento, tocando repetidas vezes sobre a versão do Android, uma jujuba sorridente aparecia. Ao continuar tocando sobre a imagem, a jujuba com antenas sumia e uma tela com outras balinhas flutuantes dava lugar à jujuba sorridente, e era possível interagir com os doces e movimentá-los.

5. Android 4.4 (KitKat)

A versão 4.4 do Android foi além da 4.1 do sistema operacional, com três etapas de easter eggs. Na primeira parte, um "K" tomava a tela, e era possível girá-lo. Na segunda parte, após alguns toques, um logotipo em vermelho semelhante ao do KitKat com as inscrições "Android" salta sobre a tela. Na terceira e última parte do easter egg, é possível ver um menu com doces e droids coloridos que se movem aleatoriamente pela tela.

6. Android 5.0 (Lollipop)

O Android Lollipop trouxe um easter egg de um game similar a um outro já bem conhecido: o Flappy Bird. Ao prosseguir com os passos para acessar as surpresas, tocando sobre a versão 5.0 do Android, a primeira imagem que aparece é a de um pirulito com a logotipo "Lollipop".

Tocando seguidas vezes sobre o pirulito, é possível fazer com que ele mude de cor e, ao pressionar a tela, você consegue abrir o jogo. Os comandos são os mesmos do Flappy Bird, e é preciso tocar sobre a tela para que o robô continue voando, lembrando que ele não pode encostar nos pirulitos, senão o game acaba.

7. Android 6.0 (Marshmallow)

Android 6.0 Marshmallow trouxe um jogo similar ao Flappy Bird — Foto: Reprodução/Felipe Demartini

O Android 6.0 (M) também trouxe um jogo semelhante ao Flappy Bird, famoso game no qual é preciso fazer com que o pássaro passe entre colunas, tocando rapidamente na tela do celular para manter o voo da ave. No Android Marshmallow, para desvendar o easter egg, é preciso acessar as configurações do dispositivo e prosseguir com os mesmos passos de sempre.

Um ícone com a logo do sistema operacional aparece na tela. Toque nela três vezes e, logo depois, toque mais algumas vezes sobre a tela e a mantenha pressionada. O jogo aparecerá em seguida e, para brincar, basta usar os mesmos comandos já conhecidos do Flappy Bird.

8. Android 7.0 (Nougat)

A versão 7.0 do sistema operacional, batizada de Android Nougat, trouxe um jogo inspirado no game japonês Neko Atsume, que tem o objetivo de atrair gatos com guloseimas, para, assim, colecioná-los. Para acessar o easter egg, é preciso ir até as configurações do celular e localizar a versão do Android. Tocando sobre a versão várias vezes, um ícone com a logo aparecerá na tela. Toque sobre ela e segure para que um gatinho apareça.

Volte para a tela inicial e desça com a central de notificações para acessar o botão de "Editar", para assim encontrar a opção "Android Easter Egg" e adicioná-la aos atalhos rápidos. Pronto, o jogo está pronto para ser jogado. Agora, é preciso escolher um tipo de alimento para atrair os gatinhos, para então procurar e colecionar todos eles.

9. Android 8.0 (Oreo)

O Android 8.0 (O) apresentou um easter egg também interativo e com duas etapas. Ao tocar várias vezes na seção que contém a versão do sistema operacional, um biscoito amarelo salta na tela. Na segunda parte, ao tocar sobre o biscoito e pressionar, um polvo aparece no fundo do mar, e é possível interagir com ele controlando seus movimentos debaixo d'água.

10. Android 9.0 (Pie)

No Android 9.0 (P), a surpresa escondida também pode ser acessada como das outras vezes, tocando várias vezes sobre a caixa contendo informações sobre versão do sistema operacional. Depois de algumas tentativas, uma imagem bem colorida com um "P" toma a tela e se movimenta à medida que são feitos toques sobre ela.

Uma segunda etapa do easter egg também está disponível para alguns celulares, e para acessá-la é necessário tocar sobre o "P" e segurar a tela para que ela apareça. Um novo quadro em branco salta sobre a tela, e é possível fazer inscrições sobre ele.

11. Android 10

O último easter egg disponível até o momento encontra-se no sistema do Google mais recente, o Android 10. Tocando sobre a nova versão do software, a incrição "Android 10" salta sobre a tela e, com mais alguns toques, é possível transformá-la em "Android Q", próxima letra que seria adotada para nomear o sistema. Na terceira parte, surge um jogo no estilo Nonogram, game de lógica que consiste em pintar um dado número de quadrados para que uma determinada imagem seja formada.

Android 10 (Q) vs iOS 13: veja recursos dos sistemas

Android 10 (Q) vs iOS 13: veja recursos dos sistemas

Mais do TechTudo