Redes sociais

Por Clara Fabro, para o TechTudo


O comparativo entre o WhatsApp e o ICQ New foi a matéria do TechTudo mais lida sobre o mensageiro mais popular do mundo no mês de abril. Outros destaques sobre o aplicativo para Android e iPhone (iOS) foram o aumento do número de usuários permitidos em ligações de vídeo e o limite para encaminhar mensagens virais pelo app, que agora só podem ser enviadas para uma pessoa por vez.

A lista também inclui algumas soluções para bloquear grupos no mensageiro e cinco brincadeiras para serem jogadas com os amigos no app. Confira, a seguir, os principais destaques do WhatsApp no mês de abril.

Como fazer uma chamada de vídeo em grupo no WhatsApp

Como fazer uma chamada de vídeo em grupo no WhatsApp

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. WhatsApp vs ICQ

ICQ ou WhatsApp: compare os aplicativos de mensagem — Foto: Clara Fabro/TechTudo

O ICQ lançou uma nova versão do software pioneiro de mensagens instantâneas, que foi completamente reformulada, ganhando nova interface e identidade visual. O app continua compatível com diversos sistemas operacionais, como o Linux, Windows e macOS em versões para PC, e Android e iPhone (iOS) para versões no celular. O novo aplicativo foi batizado de ICQ New e promete funcionar mesmo em conexões de Internet ruins.

O comparativo entre as duas plataformas trouxe algumas semelhanças e destacou as principais diferenças dos mensageiros. O ICQ New inclui a transcrição de áudios, grupos com mais de 25 mil membros e chamadas de vídeo com mais de 30 participantes, além de contar com a presença de bots na plataforma e a sincronização automática de mensagens. Também não há limite para envio de imagens e as fotos podem ser enviadas sem compressão — ou seja, sem perder a qualidade.

Já no WhatsApp, os limites de arquivos enviados e de encaminhamento de mensagens têm sido significativamente reduzidos com o passar dos anos, principalmente como forma de combate às fake news. Além disso, a plataforma não conta com recursos diferenciados como transcrição de áudio e bots. Ainda, os grupos do WhatsApp podem ter, no máximo, 256 membros e, até este mês, só eram permitidos quatro integrantes em chamadas de vídeo — o limite aumentou para oito.

2. Limite de encaminhamento de mensagens

WhatsApp passa a limitar ainda mais o encaminhamento de mensagens virais — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Como forma de combater a divulgação e o compartilhamento de notícias falsas na plataforma, o WhatsApp limitou ainda mais o número de vezes em que uma mensagem viral pode ser encaminhada, logo no início do mês. Agora, para mensagens encaminhadas com frequência — ou seja, mais de cinco vezes —, o conteúdo só poderá ser encaminhado para um contato por vez. O mensageiro anunciou, posteriormente, que houve uma redução de 70% no compartilhamento de conteúdos virais.

3. Aumento do número de pessoas em chamadas de vídeo

WhatsApp dobra número de participantes em chamadas de vídeo — Foto: Divulgação/WhatsApp

O WhatsApp agora permite fazer chamadas de vídeo com até oito pessoas. A mudança foi anunciada no dia 24 e começou a ser disponibilizada poucos dias depois, disponível na versão mais atualizada do app para Android e iPhone (iOS).

O número de usuários em videochamadas era restrito a quatro participantes, e era necessário fazer a ligação com uma pessoa, inicialmente, para adicionar mais contatos. Agora, basta criar um grupo, adicionar os participantes desejados e tocar sobre o ícone de câmera localizado na barra superior do dispositivo.

4. Bloquear grupos no WhatsApp

Aprenda a sair de um grupo do WhatsApp e evitar ser adicionado novamente — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

Outro destaque do TechTudo no mês de abril foi a lista com três soluções simples para bloquear grupos no mensageiro. Não há uma função específica para o bloqueio, mas existem algumas formas que podem ser utilizadas por quem não aguenta mais ser convidado para grupos dos quais não deseja participar.

Uma opção inclui desativar as notificações do grupo e silenciá-lo por oito horas, uma semana ou, ainda, um ano. Outra opção é bloquear os administradores do grupo para que não seja possível que eles te adicionem novamente. A última alternativa é a de modificar configurações de privacidade da conta, definindo quem são os usuários que podem adicionar você a grupos.

5. Jogos para brincar no WhatsApp

Brincadeira para WhatsApp: 4 jogos para brincar com os amigos

Brincadeira para WhatsApp: 4 jogos para brincar com os amigos

Também é possível brincar com jogos interativos no mensageiro com emojis, figurinhas e templates. Durante o período de isolamento contra a Covid-19, os jogos podem representar uma maneira de interação com amigos e de distração. As brincadeiras variam: algumas podem ser feitas dentro da própria plataforma, como Uno, Jogo da Velha e Forca, necessitando que os amigos baixem apenas um pacote de figurinhas.

Outras opções envolvem sites como o Quizur, para criar questionários como o "quiz sobre mim" e contar pontos dos amigos sobre o que eles sabem sobre você. Há ainda, a possibilidade de usar apps que disponibilizam diferentes templates, como o Canva, para participar das brincadeiras populares do Instagram e postar na função Status.

Como usar o Quizur para criar teste de personalidade

Como usar o Quizur para criar teste de personalidade

WhatsApp: qual função ainda falta no app? Comente no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo