Bancos digitais

Por Giselle Soares, para o TechTudo


O Internet Banking do Itaú permite fazer consultas de extrato e transferências, solicitações de crédito e até contratação de seguros. Para acessar o site do banco, é necessário preencher os números da agência e conta, além de uma senha eletrônica, que deve ser criada junto à instituição. A plataforma permite ainda realizar transações como transferências, pagamentos e recarga de celulares pré-pagos.

Para ter acesso a todas as funcionalidades do Internet Banking, também é preciso que o cliente possua um token, um dispositivo gerador de senhas, que é disponibilizado pelo banco em formato de chaveiro eletrônico ou instalado no próprio celular do usuário. Sem ele, a plataforma fica limitada apenas a consultas. Confira, a seguir, uma lista com oito coisas que você pode fazer pelo Internet Banking do Itaú.

Internet Banking do Itaú permite fazer transações pelo PC — Foto: Giselle Soares/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Consultar saldo e extrato

Disponível já na página inicial, o saldo atual da conta aparece de forma automática, com as opções de visualização de últimos lançamentos e de lançamentos futuros. Já para verificar o extrato completo, o cliente pode clicar em um atalho próximo ao saldo ou usar o menu principal. No extrato padrão, os lançamentos são listados na sequência, misturando entradas e saídas, com a possibilidade de filtrar apenas o período. Já no extrato novo, os lançamentos podem ser visualizados com os filtros: lançamentos futuros, entradas e saídas, além da seleção do período.

Página de extrato do Internet Banking do Itaú — Foto: Reprodução/Giselle Soares

2. Transferências

As transferências podem ser feitas pelo computador para contas previamente cadastradas como favorecidas ou para novas. É possível fazer a transação entre contas Itaú ou para outras instituições. Existe ainda a possibilidade de realizar a transação de imediato ou programá-la para uma data futura.

Tela de transferências do Internet Banking do Itaú — Foto: Reprodução/Giselle Soares

Quando a transferência for para outra conta Itaú, basta preencher os dados bancários. Na tela de confirmação o cliente poderá confirmar o nome registrado na conta de destino. Já nos casos em que a transação é para contas de outros bancos, além dos dados bancários, é preciso preencher ainda o nome e o CPF do favorecido. Para programar transferências recorrentes, basta preencher por quantos meses consecutivos a transação deverá se repetir.

3. Pagamentos

A seção oferece as opções de pagamento com código de barras, por meio de débito em conta corrente ou cartão de crédito, ou sem código de barras para impostos, tributos, contribuições previdenciárias e outros tipos de contas. Outra transação disponível na seção de pagamentos é o cadastro do débito automático, que pode ser habilitado para contas de água, luz, Internet e outras. Além disso, nesta mesma página podem ser consultados os comprovantes de pagamentos já realizados, que podem ser baixados em PDF, enviados por e-mail ou impressos pelo usuário.

Tela de pagamento com código de barras pelo Internet Banking do Itaú — Foto: Reprodução/Giselle Soares

4. Gerenciar seus cartões

Usuários de cartões de crédito vinculados à conta corrente podem consultar o valor parcial da sua fatura em aberto, o limite disponível para novas compras e os valores parcelados nas faturas futuras. Para acessar esses dados, basta clicar na opção “Cartão”, no menu inicial do Internet Banking. Entre as transações disponíveis nesta seção do site do Itaú, estão a solicitação de troca de vencimento e segunda via de cartão, contestação de compras e até pedido de parcelamento da fatura.

Internet Banking do Itaú mostra as compras parceladas do cartão de crédito — Foto: Reprodução/Giselle Soares.

5. Aprender sobre investimentos e começar a investir

No painel de investimento, o Internet Banking do Itaú oferece ferramentas para auxiliar o cliente a encontrar a identificação do seu perfil de investimento e as melhores opções disponíveis. Para acessar, é só clicar em “investimento”, na seção “mais opções” do menu inicial.

Para identificar o perfil do usuário, a plataforma aplica um questionário que, entre outras perguntas, verfica os valores disponíveis para o investimento e a previsão de necessidade de uso do recurso. Já para indicar a melhor opção de investimento, basta preencher o valor que deseja aplicar e por quanto tempo.

Internet Banking do Itaú tem vídeos explicativos sobre cada tipo de investimento — Foto: Reprodução/Giselle Soares.

Sempre acompanhados de vídeos explicativos, os investimentos disponíveis são: fundos de investimento, poupança, previdência privada, CDB e renda fixa, tesouro direto, ações, oferta pública, COE e investimentos alternativos.

Veja também: como pagar contas e boletos pelo celular? Veja aplicativos

Como pagar contas e boletos pelo celular? Veja aplicativos

Como pagar contas e boletos pelo celular? Veja aplicativos

6. Recarga de celular

Ao acessar o menu inicial, na opção de pagamentos, está a recarga de celulares. Os telefones pré-pagos podem receber recargas por meio de débito direto em conta corrente. Para isso, basta preencher a operadora, o estado, o número e o valor da recarga. Há também a opção de recarga por meio de SMS. Nesse caso, o serviço é habilitado pelo Internet Banking e a recarga é efetuada sempre que uma mensagem de texto padrão for enviada pelo telefone.

Pelo Internet Banking do Itaú os usuários podem fazer recargas de celulares pré-pagos — Foto: Reprodução/Giselle Soares.

7. Solicitar e simular crédito

No menu inicial, há a opção de crédito, que permite consultar valores que estão pré-aprovados para o seu perfil. As possibilidades mais rápidas, com garantia de depósito logo após a contratação, são: empréstimo pessoal, antecipação de 13º salário e antecipação de restituição de Imposto de Renda.

Usuários do Internet Banking do Itaú podem contratar créditos pré-aprovados — Foto: Reprodução/Giselle Soares.

Além disso, o Internet Banking do Itaú oferece um orientador, que simula empréstimos para compra de imóveis, veículos ou até mesmo para organizar dívidas. Crediários, créditos consignados e financiamento de veículos podem ser simulados e contratados. Clientes que já têm crédito contratado podem solicitar a renegociação do seu débito ou consultar a segunda via de contratos.

8. Contratar seguros

Disponível no menu inicial, em “Mais opções”, a seção de seguros é repleta de simulações. Antes da opção de contratação, o cliente Itaú tem acesso a detalhes sobre valores, cobertura e condições. Além disso, é possível simular as condições, contratar ou preencher dados para receber um contato especializado, como seguros disponíveis para simulação ou contratação no Internet Banking. As opções disponíveis são: o seguro de vida, residencial, viagem, para o cartão, automóveis e para acidentes pessoais. Os clientes com seguros contratados também poderão fazer alterações, cancelar ou consultar suas apólices.

Além das informações sobre cada modalidade, clientes do Internet Banking do Itaú podem simular a contratação de seguros — Foto: Reprodução/Giselle Soares.

Mais do TechTudo