Navegadores

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


O Opera GX é uma versão do navegador de Internet que promete ser focada em gamers. Para conquistar esse público, o browser aposta em uma interface gráfica mais ousada e conta com recursos de customização que têm integração com o Razer Chroma. Além disso, ele oferece outras funções interessantes, como uma ferramenta de gerenciamento de consumo, como RAM e CPU, para que o navegador não pese no sistema e não atrapalhe as partidas.

O navegador tem a mesma base na tecnologia do Chrome, usada também pelo Opera comum. Disponível para Windows, macOS e Linux, o Opera GX é gratuito e também conta com opção para smartphones Android e iPhone (iOS). Na lista a seguir, confira mais informações sobre o Opera GX e veja se vale a pena usar a edição gamer do browser.

Opera GX tem foco em gamers, mas traz vários recursos do Opera convencional — Foto: Filipe Garrett/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Veja também: Quatro coisas que você nunca deve postar nas redes sociais

Quatro coisas que você nunca deve postar nas redes sociais

Quatro coisas que você nunca deve postar nas redes sociais

1. Controle de recursos

O Opera GX oferece uma ferramenta de controle de recursos que permite fixar limites de consumo de banda larga, memória RAM e processamento. A ideia é que, ao jogar, o usuário possa limitar o desempenho do navegador, liberando, assim, mais recursos do sistema para curtir os games.

Painel GX Control permite racionalizar o uso de recursos do PC — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Para usar o GX Control, basta clicar no atalho da barra lateral. Uma faixa de opções será acionada: é possível controlar o volume de dados que o navegador pode consumir, verificar o gasto de memória RAM e de processador, além de impor limites para esses dois recursos por meio dos controles na interface.

2. Integração com a Twitch

É possível usar a integração do Opera com a rede para receber notificações, interagir com os jogadores que você segue e também acompanhar transmissões. O atalho fica na barra lateral do navegador: basta vincular sua conta para começar a usar a Twitch dentro do Opera GX sem precisar abrir uma nova aba.

Navegador permite usar o Twitch por meio da barra lateral — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Para usar o recurso, basta clicar no atalho para a Twitch, indicado pelo ícone da plataforma na barra lateral do navegador. Com a plataforma conectada, você pode usar os recursos da rede de streaming sem precisar abrir uma nova janela no navegador e sem obstruir completamente a sua tela.

3. Mensageiros integrados

Assim como a edição convencional do Opera, o Opera GX vem com suporte ao uso de mensageiros diretamente no navegador. É possível conectar sua conta do WhatsApp, Telegram e Messenger, por exemplo, sem precisar usar apps para computador, ou mesmo depender de uma aba aberta no navegador para receber e enviar mensagens.

Opera GX também permite o uso de apps de mensagem — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Para ter acesso, é preciso antes configurar a barra lateral. Em “Configurações”, pesquise por “barra lateral” e escolha quais mensageiros deseja fixar. Feito isso, basta realizar os processos de vinculação da sua conta ou login para passar a usar o serviço da sua preferência dentro do Opera GX.

4. Customização e integração com Razer Chroma

Quem usa um PC gamer com hardware da Razer pode usar a integração com o Razer Chroma. Dessa forma, qualquer cor que você escolher para o navegador será replicada nos LEDs dos seus periféricos. Mesmo que você não tenha equipamento da Razer, ainda pode replicar manualmente a cor dos LEDs no navegador.

Opera GX permite usar integração com o Razer Chroma e aplica esquema de cores para combinar com LEDs do PC — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

O jeito mais simples de fazer isso é pelo menu de “Configuração fácil”, no canto superior direito do Opera GX. Abrindo o menu, é possível selecionar tons de cores para a tipografia e ícones do navegador, além de escolher papéis de parede para a tela inicial do Opera gamer.

5. GX Corner

O GX Corner é um recurso que agrega notícias do mundo gamer e permite que você fique por dentro dos lançamentos e novidades da indústria. Se a ferramenta não estiver evidente no seu navegador, você pode fixá-la na barra lateral usando tanto as “Configurações” como o menu “Configuração fácil”, que mencionamos anteriormente.

GX Corner oferece visualização fácil de próximos lançamentos e destaca games grátis e em oferta no período — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Além de colocar em evidência os lançamentos mais próximos, o GX Corner também dá destaque à seleção de games que estão gratuitos no período e mostra os títulos em oferta.

6. VPN integrada

O Opera GX, oferece uma VPN integrada que o usuário pode acionar quando desejar navegar com maior privacidade. Embora seja completamente gratuita, a ferramenta vem desabilitada por padrão e tem limites de banda por mês.

VPN embutida no navegador é grátis e fácil de usar — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Para acionar, vá até as “Configurações” do Opera GX e busque por “VPN”. Clique na caixa de seleção para ligar o recurso que, passará a ficar disponível na barra de endereços do navegador: para ativar, basta clicar no botão “VPN” antes do endereço da página para acionar a funcionalidade.

7. Vídeo desencaixado

Outro recurso também presente na versão comum do Opera é a possibilidade de assistir a vídeos desencaixados do navegador. A ferramenta pode se mostrar especialmente útil para quem costuma acompanhar guias e tutoriais relacionados a modos específicos ou desafios mais complicados. Com o vídeo “solto” da página original, você pode continuar jogando e assistir ao guia ao mesmo tempo, na mesma tela.

Opera GX permite acompanhar um guia do seu jogo preferido enquanto você joga, ou faz outra coisa ao mesmo tempo — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Para usar a função, assim que você iniciar a reprodução de um conteúdo no Opera GX, haverá um botão centralizado, na borda superior do vídeo. Clicando sobre ele, a tela de vídeo “desencaixa” da página original: você pode movê-la, arrastá-la e mantê-la em cima de qualquer outra janela do seu desktop.

Qual é a melhor versão do Windows? Descubra no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo