Jogos de ação

Por Rafael Monteiro, para o TechTudo


Jogos difíceis existem desde os primórdios da indústria dos videogames, quando games eram mais curtos e a dificuldade era muitas vezes utilizada para estender sua vida útil. Muitas vezes jogadores mais experientes sentem que os games ficaram mais fáceis a cada geração para atingir um público maior, porém alguns títulos permanecem como exemplos de dificuldade até hoje. Confira alguns dos jogos mais difíceis do mundo, disponíveis em plataformas recentes, como PlayStation 4 (PS4), Xbox One, Nintendo Switch e PC.

Jogos difíceis se tornaram mais comuns nessa geração com grande influência da franquia Dark Souls — Foto: Reprodução/Polygon

Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Boa parte dos games da lista foram inspirados na série "Souls", e alguns foram feitos pelo mesmo criador da franquia, o designer Hidetaka Miyazaki da FromSoftware. A série começou com o título Demon's Souls em 2009, mas tornou-se mais conhecida com a chegada de Dark Souls em 2011. Após o lançamento do game, o alto nível de dificuldade chegou ao conhecimento do grande público e encontrou cada vez mais adeptos. A demanda por jogos difíceis, por sua vez, inspirou a criação de vários dos games mencionados abaixo.

Dark Souls 3 (PS4, Xbox e PC)

Dark Souls 3 trouxe um novo significado para a palavra dificuldade, e teve seu último capítulo lançado em 2016 na atual geração de consoles. Assim como os outros games da franquia, ele trazia seu sistema de combate rigoroso, um mundo interconectado para explorar e confrontos desafiadores contra chefões. O terceiro capítulo também adicionou algumas novidades inspiradas por Bloodborne para deixar seu combate mais versátil, entre elas, habilidades especiais que variam o estilo de combate e chefes que mudam de comportamento no meio da luta.

Dark Souls 3 encerrou a trilogia de jogos difíceis com o refinamento da fórmula de sucesso — Foto: Reprodução/Steam

Bloodborne (PS4)

Bloodborne foi um game exclusivo criado por Hidetaka Miyazaki para o PS4 com base na série Souls, porém com seu próprio tempero nas batalhas. Jogadores de Dark Souls se sentem em casa com o desafio e sistema de combate, mas Bloodborne traz um estilo mais ofensivo, em que um movimento imprudente pode levar à vitória. A grande novidade do jogo é um sistema de Rally que permite recobrar parte de sua energia ao contra-atacar seu oponente após sofrer danos. Ainda assim, é um jogo reconhecidamente difícil.

Bloodborne é um game no estilo "Souls" cujas ideias foram integradas em jogos como Dark Souls 3 — Foto: Reprodução/PlayStation

Nioh 2 (PS4, Xbox e PC)

A franquia Nioh foi criada pelo Team Ninja da Koei Tecmo, um estúdio que já era famoso por seus jogos difíceis desde o retorno de Ninja Gaiden no primeiro Xbox. O combate da série é inspirado por Dark Souls, porém mais estratégico. Tanto seu personagem quanto seu inimigo possuem uma barra de resistência, ou "ki", que é drenada ao atacar e pode deixá-lo aberto a ataques quando se esgotar. Nioh 2 adicionou ainda um protagonista que pode se transformar em Yokai (demônio japonês) e usar habilidades especiais de Yokais inimigos derrotados em combate.

Nioh 2 é um game de samurai no estilo de Dark Souls mas com seu próprio tempero, o qual parece ter influenciado Sekiro — Foto: Reprodução/PlayStation

Sekiro: Shadows Die Twice (PS4, Xbox e PC)

Vencedor do troféu "Jogo do Ano" de 2019 no The Game Awards, Sekiro: Shadows Die Twice é mais um game dirigido por Hidetaka Miyazaki no estilo de Dark Souls. Ironicamente, há uma semelhança entre Sekiro e Nioh, já que os dois se inspiraram no mesmo jogo. Isso pode ser visto na introdução de uma barra de "postura" que permite executar inimigos quando estão fracos e cansados. O combate de Sekiro é mais focado em contra-ataques e é bem difícil reagir no momento certo em que um inimigo ataca para poder vencê-lo.

Sekiro: Shadows Die Twice adicionou elementos de stealth e um combate mais voltado para contra-ataques — Foto: Reprodução/PlayStation Blog

Hollow Knight (PS4, Xbox, Nintendo Switch e PC)

A aparência simpática de Hollow Knight e seus personagens insetos esconde uma difícil e longa aventura que pode levar dezenas de horas. O pequeno cavaleiro vazio começa fraco em sua jornada e aos poucos se fortalece para enfrentar inimigos progressivamente mais fortes, inclusive chefões que provavelmente não serão vencidos na primeira batalha. Quando o jogador morre, o cavaleiro fica incompleto, sem sua força total, até retornar ao local de sua morte e derrotar sua sombra.

Hollow Knight tem um visual simpático, mas um alto nível de dificuldade — Foto: Reprodução/Hollow Knight

Nier: Automata (PS4, Xbox e PC)

A PlatinumGames, responsável por Nier: Automata, é uma empresa que já fazia jogos difíceis antes da febre de Dark Souls e são conhecidos por criar títulos como Bayonetta. Nier tem vários elementos tradicionais do estúdio em seu sistema de combate como combos frenéticos e a necessidade de esquivas perfeitas. Uma novidade específica do game é a adição de elementos "Bullet Hell" como nos clássicos jogos de nave 2D, em que inimigos enchem a tela de tiros.

Nier Automata apresenta o tradicional estilo de combate da PlatinumGames com algumas novidades — Foto: Reprodução/Steam

Cuphead (Xbox, Nintendo Switch e PC)

Mais um game da lista que engana pela sua aparência alegre é Cuphead, um jogo bastante difícil com visual de antigos desenhos animados dos anos 30. Há algumas fases para percorrer e a aventura em Cuphead é focada em batalhas contra chefes. Cada oponente tem um design extremamente criativo e um estilo próprio de lutar, com várias transformações durante a luta que deixam os combates bem dinâmicos. A dificuldade do game é bem alta e exige que jogadores decorem os padrões de ataque dos chefes e usem contra-ataques precisos em certos golpes para vencê-los.

Cuphead é um jogo extremamente difícil com um visual marcante baseado em desenhos animados dos anos 30 — Foto: Reprodução/Steam

Saiba mais: veja os melhores games grátis para jogar durante a quarentena contra a Covid-19

Melhores games para jogar grátis durante o isolamento do coronavírus

Melhores games para jogar grátis durante o isolamento do coronavírus

Blasphemous (PS4, Xbox, Nintendo Switch e PC)

De volta a games inspirados em Dark Souls, Blasphemous é como uma versão em 2D da famosa série da FromSoftware, com batalhas intensas e difíceis contra criaturas amedrontadoras. O jogo tem um visual 16 Bits, como os clássicos do Super Nintendo, e sua narrativa foca em temas religiosos e "blasfêmia" como seu nome sugere. A exploração remete bastante a games clássicos como Super Metroid e Castlevania, porém os inimigos e armadilhas pelo caminho são extremamente mortais.

Blasphemous traz combates bastante punitivos nos moldes de Dark Souls e com visual de clássicos do Super Nintendo — Foto: Reprodução/Steam

Dead Cells (PS4, Xbox, Nintendo Switch e PC)

Um pouco menos inspirado em Souls e com estilo mais ligado a Rogue, Dead Cells é um jogo com uma dificuldade em fases geradas aleatoriamente, além da severa morte permanente para o personagem. No entanto, a cada morte é possível acumular melhorias para sobreviver mais e chegar mais longe no game. Os inimigos ainda lembram um pouco os da série Dark Souls pois contam com ataques extremamente punitivos e poucos golpes podem significar o fim de sua jornada.

Dead Cells também é um game bastante difícil, mas no estilo "Rogue" no qual muito de seu conteúdo é aleatório — Foto: Reprodução/Steam

Star Wars Jedi: Fallen Order (PS4, Xbox e PC)

Star Wars Jedi: Fallen Order é uma aventura com combates inspirados em Dark Souls ambientada no universo de Star Wars. Perto de outros jogos da lista, ele pode não parecer tão difícil, afinal conta com algo que a maioria dos outros não possui: seleção de dificuldade. Ainda assim, Star Wars Jedi: Fallen Order é um game bem difícil e com certeza é o jogo mais difícil de Star Wars já feito.

Star Wars Jedi: Fallen Order mostra como a fórmula de Dark Souls se popularizou e pode ser encontrada até em jogos para o grande público — Foto: Reprodução/Steam

Qual o jogo mais difícil do mundo? Comente no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo