Produtividade

Por Paulo Alves, para o TechTudo


A crise gerada pelo coronavírus alterou a dinâmica de empresas, fazendo com que o trabalhador busque formas alternativas de controle de horas. Um dos motivos é o novo dispositivo instituído pela MP 936 de 2020, que permite ao empregador fazer a redução de salário com benefício do governo, acompanhada de diminuição da jornada. A medida, disponibilizada por meio do portal Empregador Web, visa compensar perdas e incentivar a manutenção de postos de trabalho durante a pandemia.

Para quem trabalha em empresa que optou pela redução da jornada de trabalho, o primeiro impacto pode gerar dúvidas em relação à contagem de horas trabalhadas, sobretudo para aqueles que adotaram o regime de home office. Veja, a seguir, três formas gratuitas de controlar o banco de horas online.

Veja três maneiras de controlar banco de horas online — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Meu controle de ponto

A plataforma Meu Controle de Ponto (www.meucontroledeponto.com.br/) possibilita controlar e gerenciar do banco de horas de forma online e gratuita, com preenchimento manual dos horários de entrada, intervalos e saída. A ferramenta é útil para manter o controle sobre as horas trabalhadas e gerir a rotina de trabalho de forma fácil e eficiente.

O cálculo de horas trabalhadas fica a cargo do site, que fornece a informação ao fim de cada dia trabalhado. Ele também oferece a possibilidade de baixar relatórios sobre o período de atividade laboral do usuário.

Controle de Ponto permite registrar horas trabalhadas online — Foto: Reprodução/Paulo Alves

2. Excel Online

O Excel pode ser um aliado poderoso para ajudar fazer o controle laboral. Na versão online, o programa da Microsoft permite criar planilha de controle de horas trabalhadas do zero ou utilizar um modelo pronto. Entre os templates disponibilizados na biblioteca, o “Folha de Ponto” já traz uma tabela formatada para registrar os horários de início, intervalos e fim da atividade. Os cálculos são feitos automaticamente.

Excel Online tem modelo pronto de folha de ponto com controle de horas — Foto: Reprodução/Paulo Alves

3. Extensão do Chrome para controle de ponto

Para usuários do Chrome, a extensão Controle de banco de horas (https://chrome.google.com/webstore/detail/controle-de-banco-de-hora/pfifkcaekcnananahibcebeeknnlfhna?hl=pt-BR) é uma alternativa rápida, pois não requer cadastro. A ferramenta permite elaborar sua própria planilha personalizada informando apenas os horários de entrada e saída. O plugin trabalha de forma similar às outras opções.

Extensão 'Controle de banco de horas' permite gerenciar horas no navegador — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Com um visual de planilha, ele conta com um menu lateral que consolida as informações, mostrando um resumo de horas trabalhadas totais e horas extras. Além disso, a ferramenta tem um calendário de feriados integrado que marca os possíveis dias de folga automaticamente.

Veja também: Como ver Stories do Instagram anonimamente com plugin para Chrome

Como ver Stories do Instagram anonimamente com plugin para Chrome

Como ver Stories do Instagram anonimamente com plugin para Chrome

Qual é o melhor navegador de Internet? Deixe a sua opinião no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo