Educação

Por Ana Letícia Loubak, para o TechTudo


Cursos online gratuitos são uma boa solução para pessoas que estão em busca de capacitação profissional, mas não têm recursos financeiros para arcar com as aulas, além da praticidade de estudar em casa durante o isolamento em prevenção ao coronavírus. Interessados em estudar a distância podem recorrer a portais do Governo Federal, do Congresso Nacional e de Institutos Federais que oferecem conteúdos educativos em diversas áreas do conhecimento. É o caso, por exemplo, da Escola Virtual, do Instituto Legislativo Brasileiro e da iniciativa Todos por Todos. Na lista a seguir, conheça seis sites do governo que disponibilizam cursos grátis.

Lista traz seis sites do Governo com cursos grátis — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Escola Virtual (escolavirtual.gov.br)

Escola Virtual do Governo Federal oferece cursos em diversas áreas do conhecimento — Foto: Reprodução/Marvin Costa

Portal de educação a distância do Governo Federal, a Escola Virtual oferece cursos de capacitação em áreas como Gestão de Pessoas, Políticas Públicas, Inovação, Finanças, Estatística e Tecnologia da Informação. Para os que desejam se aprofundar em uma área específica, a plataforma oferta programas de capacitação, ou seja, agrupamentos de cursos sobre temas afins. Ao final das aulas, os alunos podem emitir certificado.

2. Instituto Federal de Rondônia (mooc.ifro.edu.br)

Site do Instituto Federal de Rondônia é voltado para o ensino de programação — Foto: Reprodução/IF Rondônia

O site do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia é voltado para quem deseja aprender programação. Cursos como "Introdução à linguagem de programação PHP", "Programação de Games", "Programação Android" e "Introdução à programação em linguagem Java" fazem parte do catálogo do portal. O Instituto também oferece aulas sobre UX Design e empreendedorismo.

No decorrer do curso é possível fazer anotações, participar de fóruns de discussão, revisar o conteúdo aprendido no último módulo a partir de testes e baixar materiais complementares. Após a conclusão dos estudos, o sistema emitirá um certificado para os participantes.

3. Câmara dos Deputados (educacaoadistancia.camara.leg.br)

Eleve é a plataforma de educação EAD da Câmara dos Deputados — Foto: Reprodução/Eleve

A Câmara dos Deputados tem uma plataforma de educação a distância voltada para servidores públicos e para a sociedade em geral. Batizado de Eleve, o portal oferece cursos sobre educação financeira, gestão de projetos e Direito Constitucional, entre outros temas.

Enquanto alguns cursos possuem o acompanhamento de tutores, outros são autodidáticos. Em ambos os casos, a plataforma permite fazer testes de conhecimento e comentar em fóruns de discussões para tirar dúvidas sobre a disciplina. Todos os cursos oferecem certificado para aqueles que obtiverem pelo menos 70% da nota total.

4. Instituto Legislativo Brasileiro (saberes.senado.leg.br)

Instituto Legislativo Brasileiro: plataforma do Senado Federal oferece cursos online gratuitos — Foto: Reprodução/Instituto Legislativo Brasileiro

Assim como a Câmara dos Deputados, o Senado Federal também oferece cursos online gratuitos. Entre as disciplinas ministradas no Instituto Legislativo Brasileiro estão: Política Contemporânea; Teoria e História das Relações Internacionais; Introdução ao Direito Constitucional e Ética na Administração Pública. Os alunos têm 60 dias para finalizar as lições e podem emitir certificado ao final do curso, desde que tenham acertado pelo menos 70% da avaliação final.

Veja também: Curso de inglês completo e grátis; aproveite o site e o app

Curso de inglês completo e grátis; aproveite o site e o app

Curso de inglês completo e grátis; aproveite o site e o app

5. Ministério da Cidadania (mds.gov.br/ead)

Cursos oferecidos pelo Ministério da Cidadania podem interessar assistentes sociais — Foto: Reprodução/Ministério da Cidadania

O Portal de Capacitação do Ministério da Cidadania é um espaço virtual de aprendizagem voltado para profissionais da pasta e também para cidadãos interessados nos temas tratados pelo ministério. Os cursos são distribuídos conforme os seguintes temas: Assistência Social; Cadastro Único e Programa Bolsa Família; Avaliação, Gestão da Informação e Planejamento; Criança Feliz e Brasil Amigo da Pessoa Idosa; Segurança Alimentar e Nutricional.

Para participar das aulas é preciso se inscrever na plataforma e completar todos os campos pedidos no cadastro. Os alunos têm autonomia para ditar o ritmo de aprendizagem, já que os cursos são autoinstrucionais, mas precisam finalizar as atividades dentro do prazo de encerramento da turma. Após fazer a prova final, o participante poderá emitir o certificado de conclusão do curso.

6. Todos por Todos (gov.br/pt-br/todosportodos/cursos-de-capacitacao-a-distancia)

Todos por Todos: página do Governo Federal agrega cursos de instituições como FGV, English Live e Google — Foto: Reprodução/Todos por Todos

Iniciativa do Governo Federal para apoiar o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, a plataforma Todos por Todos reúne mais de 670 cursos online de diversas instituições de ensino, concentrando o acesso em um só lugar. A ideia é que trabalhadores e empreendedores possam aproveitar a quarentena para investir em capacitação profissional gratuita.

É possível filtrar os cursos por área temática – competências básicas (que incluem inglês, Excel e PowerPoint, por exemplo) comércio, indústria e empreendedorismo, por exemplo – ou instituição de ensino. Google, Fundação Getúlio Vargas, Microsoft, Sebrae, Senai e English Live estão entre as entidades que aderiram à iniciativa.

É importante ressaltar que, como a página Todos por Todos é uma agregadora de conteúdo, os alunos precisam se cadastrar no site das respectivas instituições de ensino. A emissão de certificado também está sujeita aos critérios das instituições.

Coronavírus: como limpar o celular? Descubra no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo