Por Bruna Telles, para o TechTudo


Teamfight Tactics (TFT), Clash Royale, Playerunknown's Battlegrounds (PUBG) e DotA 2 são quatro jogos competitivos que nasceram de outros games. Eles surgiram como mods ou se inspiraram em outros títulos já lançados, mas fizeram tanto sucesso que superaram seus antecessores. TFT, por exemplo, superou os outros games do gênero Auto Battler. PUBG, Clash Royale e DotA 2 também bateram recordes, seja em números de vendas, receita faturada, audiência na Twitch ou premiação nos esports. Veja, a seguir, quatro casos de jogos que superaram suas inspirações.

DotA 2

Baseado no universo de Warcraft, DotA 2 é um dos jogos do gênero MOBA mais populares do mundo — Foto: Divulgação/Valve

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DotA 2 é um dos MOBAs de maior sucesso do mundo. O game foi lançado oficialmente em 2013 e continua como um dos mais jogados e baixados na Steam até 2020. Com mais de US$ 223 milhões (R$ 1.2 bilhão) distribuídos, DotA 2 também é o jogo que mais premiou na história dos esports.

Tanto sucesso faz esquecer que o título lançado pela Valve Corporation 3 tem uma origem curiosa: Warcraft 3. O MOBA é inspirado em Defense of the Ancients, mod do MMORPG lançado pela Blizzard em 2002. Warcraft 3 também está nos esports, mas a quantia premiada pelo jogo é bem mais modesta: US$ 5,8 milhões (R$ 32 milhões). A sua expansão mais recente, WarCraft 3: Reforged, premiou US$ 54,8 mil (R$ 301.4 mil) até agora.

Playerunknown's Battlegrounds (PUBG)

Embora não seja o primeiro, PUBG é considerado o "pai" do gênero Battle Royale — Foto: Divulgação/PUBG Corp

Playerunknown's Battlegrounds (PUBG) não é o primeiro Battle Royale criado, porém tornou-se um dos primeiros a ganhar fama mundial. O jogo foi lançado em 2017 pela PUBG Corp., e já soma 60 milhões de unidades vendidas em todo o mundo. O sucesso é bem superior ao jogo que lhe deu origem: PUBG nasceu como um mod de DayZ, survival apocalíptico lançado pela Bohemia Interactive em 2012. Famoso pelos bugs em massa, DayZ alcançou em 2019 a marca de 5.8 milhões de unidades vendidas.

Clash Royale

Clash Royale é um dos principais jogos de estratégia para celular atualmente — Foto: Divulgação/Supercell

Clash Royale tornou-se um dos principais card games e carro-chefe da Supercell na indústria de jogos mobile. Lançado em 2016, Clash Royale celebrou a marca expressiva de US$ 2.5 bilhões (R$ 13,7 bilhões) em renda faturada em 2019. O game também segue como um dos mais baixados do mundo e conquista aos poucos seu espaço nos esports.

Esse sucesso é bem maior do que o de Clash of Clans, jogo lançado pela Supercell em 2012, no qual Clash Royale se inspirou. No ano passado, Clash of Clans atingiu os US$ 727 milhões (R$ 3,9 bilhões) em receita, e essa foi a primeira vez que o faturamento do jogo aumenta de um ano para o outro desde 2015.

Teamfight Tactics

Situado no universo de League of Legends (LoL) e inspirado no Dota Auto Chess, Teamfight Tactics tornou-se uma entidade própria — Foto: Divulgação/Riot Games

Os Auto Battlers tornaram-se febre em 2019, com Teamfight Tactics (TFT) entre os destaques. O jogo surgiu como um modo dentro de League of Legends e foi lançado oficialmente em 2020 pela Riot Games.

Sua inspiração maior, entretanto, foram os novos games do gênero Auto Battler, como Dota Auto Chess. Lançado em 2019 pelo estúdio Drodo Island, o game é situado no universo de DotA 2. Embora tenha sido o pioneiro, Dota Auto Chess acabou se mostrando menos popular que TFT: na Twitch, o jogo teve pouco mais de 19 milhões de horas assistidas no ano passado. Já TFT somou mais de 228 milhões de horas em poucas semanas de lançamento.

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