Redes sociais

Por Ana Letícia Loubak, para o TechTudo


O MSN foi um mensageiro muito popular nos anos 2000, com conversas marcadas por um vocabulário próprio, cheio de abreviações e termos derivados do inglês. Expressões como "Fikdik", "xoxo" e "cof cof" eram usadas frequentemente nos chats pelos usuários. Enquanto algumas gírias deixaram de ser utilizadas, como "xau" e "rox", outras permanecem no vocabulário digital. Nas próximas linhas, relembre ou aprenda o significado de 12 gírias e expressões que marcaram as conversas no MSN.

Relembre 12 gírias e expressões que todo mundo usava no MSN — Foto: Divulgação/MSN

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Add

A gíria vem do verbo "add", em inglês, que significa "adicionar". Em uma época cuja tendência era economizar caracteres, o termo funcionou bem não só para usuários do MSN, como também para os do Orkut. "Add vc, amg", por exemplo, é simplesmente uma forma enxuta de dizer "Adicionei você, amigo(a)".

2. Xoxo

Oriunda da língua inglesa, a expressão "xoxo" significa “beijos e abraços”. Popular não apenas no MSN, mas também em salas de bate-papo online, a gíria fazia parte do vocabulário de todo internauta dos anos 2000 e era usada para se despedir de forma carinhosa ao final da conversa. Algumas pessoas escreviam “xxx” (só beijos) e “xoxoxoxoxo”, para indicar muitos beijos e abraços.

3. Rox e sux

"Rox" e "sux" foram expressões muito populares no MSN, ambas derivadas do inglês. "Rox" vem de "rock" (arrasar) e é usado para se referir a algo muito bom. "Sux", por outro lado, deriva do verbo "suck", que costuma indicar algo muito ruim ou desagradável.

4. Nick e subnick

Subnick do MSN mostrava o que você estava ouvindo no Windows Media Player — Foto: Reprodução/MSN

Quem conversou bastante no MSN certamente reconhece esse conjunto de palavras. “Nick” é nada mais que o nome do usuário no mensageiro, enquanto “subnick” é a frase logo abaixo do nome. O espaço era usado para expressar sentimentos, compartilhar letras de música e até mesmo mandar indiretas.

5. Fikdik

A gíria "Fikdik" significa "fica a dica" e costumava aparecer sempre ao final da frase, para indicar que a mensagem trazia um conselho ou recomendação à pessoa com quem estava conversando.

Veja também: Como se preparar para uma conversa de vídeo sem se expor

Como se preparar para uma conversa de vídeo sem se expor

Como se preparar para uma conversa de vídeo sem se expor

6. Cof cof

"Cof cof" é uma interjeição que indica tosse. Nas conversas do MSN, a expressão geralmente era usada para demonstrar ironia. Por exemplo: "Sei de nada, cof cof".

MSN tinha teclado de emoticons — Foto: Reprodução

7. S2

Apesar de o MSN oferecer emoticons, a maior parte dos usuários preferia digitar "S2" para ilustrar um coração, formado pela junção dos dois dígitos. O termo costumava vir ao final de mensagens carinhosas e, assim como "SZ", ainda faz parte do vocabulário de alguns internautas.

8. Xau

Pode parecer estranho, mas essa era a forma como muitos usuários do MSN escreviam a palavra “tchau”. O termo também era empregue em salas de bate-papo online e no Orkut, mas caiu em desuso com o passar do tempo.

9. Sdds

A abreviação "Sdds" é nada mais que uma palavra "saudades" escrita de uma forma mais simples para ser utilizada nas conversas mais informais.

10. Amg

Na Internet dos anos 2000, abreviar era a palavra de ordem. "Amg", portanto, é simplesmente a palavra "amigo(a)" de forma reduzida.

11. Brinks

"Brinks" significa "brincadeira". A expressão serve para mostrar que a frase não deve ser levada a sério. Quando alguém diz "tô de brinks", por exemplo, quer dizer que está brincando.

12. Aff

Não é preciso muita explicação para entender o significado de "aff". Basta reparar no som da palavra quando pronunciada: é como um suspiro por falta de paciência. Usada para expressar descontentamento, insatisfação ou cansaço, a interjeição aparecia com frequência nas conversas do MSN e permanece no vocabulário digital.

Quer saber tudo sobre celulares, aplicativos e jogos? Inscreva-se no nosso canal do YouTube e ative as notificações!

Mais do TechTudo