Por Clara Fabro, para o TechTudo


Às vezes aplicativos podem travar ou fechar sozinhos em celulares Android e iPhone (iOS). Esse tipo de problema não é necessariamente indicativo de falhas graves no sistema, e pode envolver questões mais simples, que variam entre problemas de conexão de rede e de armazenamento interno do smartphone.

Os travamentos podem indicar problemas um pouco mais complexos quando se trata de um aplicativo essencial, já que, nesse caso, para resolver a falha pode ser necessário formatar o smartphone. Confira, na lista abaixo, possíveis formas de resolver problemas de congelamentos repentinos nos aplicativos e veja como fazer para o celular parar de travar.

Aplicativo fechando sozinho? Veja possíveis causas e como resolver — Foto: Bruno De Blasi/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Verificar conexão com a Internet

É importante verificar conexões de rede quando aplicativos apresentam instabilidade — Foto: Reprodução/Leandro Eduardo

Aplicativos que necessitam de conexão à Internet para rodar costumam apresentar uma série de falhas quando não há sinal de Internet disponível ou quando o sinal é instável. Portanto, vale checar as conexões de rede no dispositivo: confira se o Wi-Fi ou dados móveis estão ligados e se a conexão é estável.

2. Verificar status do serviço

Site Downdetector mostra aumento no número de reclamações sobre problemas no Instagram em janeiro de 2020 — Foto: Reprodução/Downdetector

Sites como o Downdetector mostram, em tempo real, falhas encontradas em diversas plataformas e serviços online. Quando algum aplicativo apresentar problemas constantes, vale checar o status do serviço em programas como o Downdetector ou suporte de Status do Sistema da Apple, e conferir se a falha é mesmo só no seu celular ou se é um problema geral na plataforma do aplicativo.

3. Reiniciar o celular

Reiniciar o dispositivo pode resolver falhas em aplicativos — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

Reiniciar o dispositivo também pode ser uma solução para problemas de falhas ou travamentos em aplicativos. Quando um app apresentar falhas que não forem decorrentes de conexões ruins de Internet e nem de problemas nas plataformas de serviço, feche o app em questão e reinicie o dispositivo.

4. Verificar armazenamento

Acessando as configurações de armazenamento você pode verificar se há espaço disponível para aplicativos funcionarem — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

O smartphone pode apresentar congelamentos e travamentos repentinos quando não tem memória interna suficiente para armazenar dados. Quando a memória não é suficiente para rodar os dados do sistema, os aplicativos podem congelar e fechar sozinhos. Verifique se há uma grande quantidade de aplicativos instalados no dispositivo: dessa forma, você pode desinstalar apps que não utiliza mais e liberar espaço para um app novo.

5. Limpar cache do app

Limpe o cache de aplicativos ara liberar espaço — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Limpar o cache de aplicativos no Android também é uma opção para liberar memória no celular e torná-lo menos lento. O cache armazena informações como uma espécie de memória temporária que acelera o carregamento de dados do aplicativo, mas esse recurso se utiliza do espaço de armazenamento interno do dispositivo. Portanto, ao limpar memória cache de aplicativos, você também libera o espaço de armazenamento interno do smartphone, o que pode garantir melhor funcionamento dos apps.

6. Atualizar o sistema operacional

É importante atualizar seu smartphone para corrigir falhas e ter maior compatibilidade com versões recentes de aplicativos — Foto: Reprodução/Daniel Dutra

Os travamentos e lentidão no celular também podem ocorrer quando o sistema operacional do dispositivo não está atualizado. Além de garantir um melhor funcionamento do dispositivo, os updates do sistema também são importantes, já que podem corrigir falhas de segurança e apresentar maior compatibilidade com novas versões de aplicativos. Por este motivo, é muito importante manter o software do smartphone sempre atualizado.

Você pode conferir se há atualizações disponíveis para seu Android acessando as configurações do aparelho. Em seguida, toque em "Sobre o telefone" e em "Atualizações do sistema". No iPhone, você deve acessar "Ajustes", "Geral" e "Atualização de Software".

7. Atualizar o app

Manter aplicativos atualizados também pode evitar travamentos — Foto: Reprodução/Lucas Mendes

Atualizar o aplicativo em questão também é uma boa medida se ele apresentar instabilidades. As atualizações costumam vir acompanhadas de correções, novos recursos e funcionalidades e, se o travamento for decorrente de falhas no aplicativo, ele será corrigido.

Para manter apps atualizados no Android, você deve abrir a Google Play Store e localizar o menu sanduíche no canto superior esquerdo. Toque sobre ele e, em seguida, escolha a opção "Meus apps e jogos". Encontre a opção "Atualizar tudo" e toque sobre ela. No iPhone, o procedimento é bastante similar: abra a App Store e toque em "Atualizações". O iOS buscará por atualizações disponíveis e, para prosseguir com o update dos aplicativos, você deve tocar sobre "Atualizar Tudo".

8. Reinstalar o app

Reinstalar aplicativos pode corrigir falhas e travamentos — Foto: Reprodução/Helito Bijora

Desinstalar e reinstalar o mesmo aplicativo pode ser o suficiente para corrigir falhas e travamentos, já que todos os dados armazenados no aplicativo serão excluídos. Se um aplicativo estiver apresentando falhas constantes e não houver atualizações disponíveis para ele, tente desinstalá-lo e reinstalá-lo para corrigir os problemas.

No Android, você pode desinstalar um aplicativo pelas configurações do dispositivo, na seção "Aplicativos", ou pela Google Play Store ou, em versões mais recentes, pressionando o ícone do aplicativo e acessando as informações do app. No iPhone, você pode desinstalar os aplicativos pressionando o ícone de cada um deles e tocando em "Apagar App", ou a partir da lista de atualização de aplicativos na App Store.

9. Restaurar o celular

Restaurar configurações de fábrica pode corrigir falhas em aplicativos essenciais — Foto: Reprodução/Aline Batista

Uma opção para solucionar problemas em aplicativos essenciais para o bom funcionamento do dispositivo pode ser a formatação. A opção é trabalhosa e o ideal é fazer um backup antes, para evitar perdas de dados como fotos, vídeos e aquivos importantes.

A restauração de fábrica pode eliminar aplicativos desnecessários e arquivos problemáticos, garantindo um melhor funcionamento do smartphone. Para formatar um celular Android você deve ir até as configurações do aparelho e localizar a opção "Fazer backup e redefinir". No iPhone, a restauração de fábrica pode ser feita a partir de "Ajustes", "Geral" e "Redefinir".

Fotos do iPhone não aparecem no PC: o que fazer? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Google Play Store: como resolver os principais problemas

Google Play Store: como resolver os principais problemas

Mais do TechTudo