Redes sociais

Por Emanuel Reis, para o TechTudo


O WhatsApp permite configurar o aplicativo de modo a não exibir todas as atividades que usuários desempenham no app, mas algumas informações, como o status "online" podem ser desativadas apenas recorrendo a apps de terceiros. A reprodução dos áudios também é sempre registrada pelo WhatsApp, ainda que o usuário tenha desativado a confirmação de leitura, mas há truques para ouvi-los sem que o contato saiba.

Outras informações como o "visto por último", o número de celular, a confirmação de leitura e a reprodução de áudio em grupos são informações, por padrão, de fácil acesso para usuários de Android e de iPhone (iOS). Na lista a seguir, o TechTudo separou cinco coisas que o WhatsApp pode revelar aos seus contatos sobre as suas atividades.

Cinco coisas que seus contatos do WhatsApp sabem sobre você — Foto: Rubens Achilles/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Quando abre o WhatsApp no celular

O WhatsApp não disponibiliza uma opção para ocultar o status "online". Dessa forma, mesmo que você utilize os demais recursos de privacidade, seus contatos sempre sabem quando você está no WhatsApp. Entretanto, é possível esconder o status com o Hide WhatsApp Status, disponível para Android. O app permite ficar "invisível" no WhatsApp para ler mensagens sem ser visto.

App permite esconder "status" online do WhatsApp — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

2. A última vez em que mexeu no WhatsApp

O "visto por último" é um aviso que fica junto ao nome dos contatos no chat, com o último horário em que o app foi acessado pela pessoa. A informação pode ser ocultada na aba "Privacidade", com a opção de deixá-la visível para "Todos", "Meus contatos" ou "Ninguém". Vale destacar que o desligamento do recurso também te impede de ver a atividade dos seus contatos.

WhatsApp: "visto por último" pode ser ocultado no menu de "Privacidade" — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

3. Seu número de telefone

A identificação dos contatos no app funciona por meio do número de celular, sendo essa a única forma de criar uma conta no WhatsApp — diferentemente de redes sociais que utilizam nome de usuário e senha. Há diversas formas de compartilhar sua conta com outras pessoas, incluindo links e até mesmo um QR Code, que está em fase de testes, mas não é possível esconder o número nem mesmo em grupos, o que pode ser um incômodo para certos usuários.

Não é possível esconder o número de celular de contatos no WhatsApp — Foto: Reprodução/Paulo Alves

4. Quando visualiza mensagens em grupos

A confirmação de leitura é um recurso que pode ser desativado no WhatsApp em celulares Android e no iPhone. Ao fazer isso, o "check azul" não será mostrado para seu contato quando uma mensagem sua for lida. Em contrapartida, você também não saberá se os seus contatos leram o que foi enviado para eles em conversas privadas. Porém, a desativação não se aplica aos grupos, então todos os remetentes da conversa coletiva podem saber quem leu qualquer mensagem enviada por eles, ao tocar em "Dados".

"Check azul" não pode ser desativado em grupos do WhatsApp — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

5. Quando reproduz mensagens de voz

Ainda que a confirmação de leitura esteja desativada, outro recurso que não pode ser desligado no WhatsApp é a indicação de que um áudio foi reproduzido. Isso vale para conversas privadas ou grupos, em que é possível recorrer ao menu "Dados" de uma mensagem para obter a informação. Um truque para ouvir a mensagem de voz sem ser descoberto é encaminhar o áudio para si mesmo e reproduzir o conteúdo no novo chat.

É possível escutar um áudio sem ser descoberto no WhatsApp — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Como criar um link direto para seu número do WhatsApp

Como criar um link direto para seu número do WhatsApp

WhatsApp: qual função ainda falta no app? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo