Navegadores

Por Clara Fabro, para o TechTudo


O Google é uma empresa conhecida por esconder surpresas em algumas de suas plataformas, que costumam ser chamadas de easter eggs. O termo é utilizado para definir algo que está escondido e que, inicialmente, não é perceptível, mas pode ser descoberto após alguns comandos. Há diversos easter eggs escondidos em serviços do Google, dentre os quais se destacam o próprio buscador, e o navegador da companhia, o Chrome.

O TechTudo separou, na lista a seguir, cinco easter eggs disponíveis no Chrome. Confira algumas das "surpresinhas" que foram descobertas até agora no navegador para celulares Android e iPhone (iOS).

Descubra os easter eggs escondidos no Google Chrome — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Abrir 100 abas no Chrome

Ao abrir mais de 100 abas no Chrome, o número de guias é substituído por uma carinha feliz — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Ao abrir 100 abas ou mais no navegador, o número que simboliza a contagem das guias abertas é substituído por uma carinha sorridente. O mesmo vale para as guias anônimas, em que o emoji de carinha sorridente dá lugar a uma carinha sugestiva com uma piscada de olhos.

A explicação para as carinhas felizes parece simples, e pode estar relacionada com o tamanho do ícone que contabiliza o número de guias abertas. Ou seja, para manter o ícone com o mesmo tamanho, o Google optou por trocar números com três caracteres ou mais pelas carinhas, já que elas possuem dois caracteres, variando entre ":D", ":)" e ";)". Sendo assim, não seria necessário aumentar o tamanho da caixa para números com três caracteres ou mais.

2. Jogo do dinossauro

Famoso jogo do dinossauro também pode ser acessado pelo navegador no celular — Foto: Reprodução/Clara Fabro

O famoso jogo do dinossauro aparece no navegador do Google para PC quando não há conexão de Internet. Para jogá-lo, basta mover com as setas do teclado, desviando de cactos e pássaros que aparecerem no caminho. Porém, também é possível acessar o jogo pelo celular. Para isso, abra o navegador e digite "chrome://dino" (sem aspas). Dê um toque duplo sobre o dinossauro para que ele se movimente e desvie dos cactos tocando rapidamente sobre a tela.

3. Abrir histórico completo

É possível acessar o histórico do Chrome ao tocar no botão de voltar do smartphone — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Para acessar o histórico completo de suas últimas buscas feitas no Chrome pelo celular, basta pressionar o botão "voltar" do smartphone. Duas opções aparecerão na tela: "Nova guia" e "Mostrar histórico completo". Ao tocar sobre "Mostrar histórico completo", você tem acesso a todas as últimas pesquisas realizadas, bem como todos os sites acessados. A ferramenta pode ser uma opção para resgatar páginas fechadas acidentalmente.

4. Deslizar as abas abertas

Deslizando as abas para cima, as guias abertas dão uma volta completa — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Um outro easter egg escondido pode ser encontrado na página que contém as guias abertas do Chrome. Ao deslizar a tela para cima por aproximadamente cinco vezes, as guias dão uma volta completa na tela do celular. Atrás da página, é possível ver a logomarca do Chrome e, ao completar o giro, elas repousam e voltam para a página com a guia inicial.

5. Modo Lite economiza dados

Arrastando a chave você ativa o Modo Lite no Google App — Foto: Reprodução/Caio Bersot

O modo Lite para pesquisas no Chrome, disponível para a maior parte dos celulares Android, pode ser ativado no menu do navegador, e simplifica os resultados de pesquisas e de páginas da web. A ferramenta promete reduzir em até 80% o uso de dados móveis, já que reduz o conteúdo multimídia e, por essa mesma razão, também possibilita carregamentos mais rápidos.

Brincadeiras do Google: veja 7 truques e jogos escondidos no buscador

Brincadeiras do Google: veja 7 truques e jogos escondidos no buscador

Como ganhar dinheiro com o Google? Descubra no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo