Sistemas operacionais

Por Marcela Franco, para o TechTudo


Alguns usuários começaram a receber a versão de testes do Android 11 no início da semana, embora o evento de lançamento do beta, originalmente marcado para esta quarta-feira (3), tenha sido adiado pelo Google. Membros do programa experimental que possuem o Google Pixel puderam fazer o download do novo Android, e novos recursos do sistema operacional foram descobertos e divulgados na Internet.

Entre as novidades do update, estão notificações em bolhas, novos formatos de ícones, um player de música no menu de opções e a possibilidade controlar as sugestões de aplicativos que o sistema oferece. Confira, na lista a seguir, cinco funções disponíveis no Android 11 Beta. É possível que nem todos os recursos estejam disponíveis na versão final do sucessor do Android 10.

Cinco funções do novo beta do Android 11; veja o que muda no sistema do Google — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Controlar sugestões de apps

De acordo com prints obtidos pelo site especializado XDA-Developers, um dos novos recursos do Android 11 Beta permite controlar as sugestões de aplicativos oferecidas pelo Pixel Launcher. Com isso, o usuário pode personalizar os apps que o sistema indica para acesso rápido. Na prévia para desenvolvedores, o sistema já permitia configurar o tamanho da grade de apps, remover programas das sugestões e oferecia um tutorial para a navegação por gestos.

Android 11 Beta permite que usuários controlem as sugestões de aplicativos no Pixel Launcher — Foto: Reprodução/XDA-Developers

2. Novos formatos de ícone

Por meio do aplicativo Pixel Themes, introduzido no Pixel 4 para personalizar a interface do usuário, já era possível customizar algumas partes do sistema, como formato, fonte, cor de destaque e preenchimento dos ícones. A nova versão do Android traz mais três formatos de ícone: um quadrado com pontas cortadas, um círculo com formato irregular e um quadrado com alguns detalhes laterais, além do hexágono e da flor disponíveis nas prévias para desenvolvedores.

Android 11 traz três novos formatos de ícone — Foto: Reprodução/XDA-Developers

3. Notificações em bolhas

A versão beta do Android 11 também oferece a opção de exibir notificações em formato de bolhas flutuantes sobre outros aplicativos, de forma similar aos chats do Facebook Messenger. Na primeira prévia para desenvolvedores, já era possível tirar prints apenas da área utilizada pelo recurso Bubbles, mas agora há também um submenu para ativar notificações em bolhas, recurso suportado de forma nativa no novo sistema.

Beta do Android 11oferece a opção de notificações com bolhas flutuantes — Foto: Reprodução/XDA-Developers

4. Player de música no menu de opções

O Android 11 Beta também coloca o player de música no painel de configurações rápidas, ao lado dos símbolos de Wi-Fi, Bluetooth e demais opções. Os ícones do menu passam a ocupar duas linhas, do lado direito dos controles de reprodução. Em versões anteriores, o player ocupava a aba de notificações, ao reproduzir músicas em aplicativos como o Spotify, por exemplo.

Versão beta do Android 11 traz controle de música integrado ao menu de configurações rápidas — Foto: Reprodução/XDA-Developers

5. Controles para Internet das Coisas

Novas opções de controles para a Internet das Coisas também estão disponíveis no beta do Android 11. O sistema traz uma API que permite a desenvolvedores oferecer atalhos para automações, trazendo aos usuários a possibilidade de controlar facilmente dispositivos como lâmpadas inteligentes. A novidade já estava visível na prévia para desenvolvedores, mas o primeiro beta trouxe novas opções para os controles do menu de energia.

Android 11 Beta traz API para controles de Internet das Coisas — Foto: Reprodução/XDA-Developers

Via XDA-Developers (1 e 2), Gizmodo e GSMArena.com

Android 10: cinco coisas que você precisa saber sobre a atualização

Android 10: cinco coisas que você precisa saber sobre a atualização

Qual é o melhor aplicativo para limpar o Android? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo