Utilitários

Por Carol Fernandes, para o TechTudo


Baixar concorrentes grátis do Excel pode ser uma alternativa para quem não deseja pagar pelo programa da Microsoft que acompanha o Pacote Office. É possível encontrar opções online, como o Google Planilhas, ou programas para fazer o download no computador, como o Zoho Sheet e o FreeOffice PlanMaker. Além da criação de planilhas gratuitas, essas ferramentas oferecem a possibilidade de trabalhar em conjunto com outras pessoas, aplicativos para celular e recursos para análises de dados.

Dessa forma, elas atendem desde os usuários mais simples até aqueles que precisam de funções mais avançadas para ambientes corporativos. Na lista a seguir, confira sete rivais do Excel grátis para quem quer produzir planilhas.

É possível criar planilhas, tabelas e relatórios usando programas gratuitos — Foto: Divulgação/Microsoft

1. Google Planilhas

O Google Planilhas funciona de forma online e, para acessar, basta ter uma conta no Gmail. Todo material produzido fica salvo na nuvem. Quem opta por fazer o download do aplicativo pode acessar, criar ou até mesmo editar suas planilhas por meio do smartphone, tablet ou computador mesmo que não haja conexão de Internet. A ferramenta ainda permite que mais de uma pessoa trabalhe na mesma planilha de forma simultânea. Além disso, a plataforma é compatível com o Excel e oferece complementos para deixar o trabalho ainda mais personalizado.

O Google Planilhas funciona de forma online e permite a colaboração de outros usuários — Foto: Reprodução/Carol Fernandes

Veja também: Planilhas prontas no Microsoft Excel para curtir as férias

Planilhas prontas no Microsoft Excel para curtir as férias

Planilhas prontas no Microsoft Excel para curtir as férias

2. Zoho Sheet

O Zoho Sheet funciona de maneira online e salva todas as planilhas na nuvem, fazendo com que a pessoa consiga acessar seus dados sempre que quiser. Assim como o Google Planilhas, permite a colaboração entre os usuários. A ferramenta é compatível com arquivos do Excel e outros formatos, como .ods, .csv e .tsv, e ainda oferece recurso para baixar as planilhas como arquivos .pdf e .html ou para impressão.

O Zoho Sheet salva todos os dados na nuvem para que o usuário acesse de qualquer lugar — Foto: Reprodução/Carol Fernandes

3. FreeOffice PlanMaker

Com o FreeOffice PlanMaker é possível ir da planilha simples à avançada. Suas funcionalidades de design permitem que o usuário insira imagens, desenhos, molduras de texto ou gráficos em 2D e 3D nas suas tabelas. Além de oferecer mais de 430 funções de cálculo, a ferramenta salva os arquivos XLS e XLSX do Excel e também exporta para PDF ou impressão. O download do programa está disponível para Mac, Windows e Linux.

O FreeOffice PlanMaker permite inserção de imagens, desenhos, molduras de texto ou gráficos em 2D e 3D — Foto: Reprodução/Carol Fernandes

4. ThinkFree

O ThinkFree oferece um pacote de programas para escritório, sendo os principais White, Calc e Show. Para quem quer criar uma planilha, o Calc é o mais indicado por ser bem semelhante ao Excel. A ferramenta permite o acesso do usuário por meio do smartphone e possibilita que outros colaboradores participem simultaneamente.

Com a opção Calc, do ThinkFree, é possível fazer planilhas parecidas com as do Excel — Foto: Reprodução/TechTudo

5. BIRT

Com o BIRT, é possível criar relatórios para visualizar dados e realizar cálculos como somas e porcentagens. A ferramenta oferece recurso de criação de planilhas automatizadas, listas, gráficos, tabelas dinâmicas, documentos e relatórios. O download pode ser feito pelo próprio site (www.eclipse.org/birt/), mas vale ressaltar que a versão disponível está apenas em inglês.

A versão disponível do BRIT encontra-se em inglês — Foto: Reprodução/Carol Fernandes

6. LibreOffice Calc

A ferramenta Calc, do LibreOffic, também realiza análises de dados, relatórios, tabelas e cálculos. Embora o programa salve as planilhas em seu formato próprio, o OpenDocument (.ods), ele pode abrir tabelas do Excel e também salvar trabalhos no formato compatível com a ferramenta do Office. Além disso, o criador da planilha pode integrar pessoas e novos dados com apenas alguns cliques. Já o recurso de colaboração é interessante para evitar conflitos de edição.

Calc da LibreOffice realiza tabelas e cálculos como o Excel — Foto: Reprodução/Carol Fernandes

7. Numbers

O Numbers é uma opção gratuita para os usuários da Apple. Suas funções disponíveis para análise de dados e relatórios são muito parecidas com as do Excel. No entanto, há uma ênfase nas ferramentas visuais para que o usuário crie um projeto belo e bem personalizado de forma fácil e intuitiva. Outro ponto interessante é a possibilidade de salvar planilhas do Numbers como arquivos do Excel para trabalhar com outra pessoa que tenha o programa.

Focado na estética, o Numbers é uma versão do Excel para usuários da Apple — Foto: Reprodução/Carol Fernandes

Qual é o melhor app editor de documentos? Descubra no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo