Produtividade

Por Ana Letícia Loubak, para o TechTudo


Baixar livros em PDF de graça é possível por meio de diversos sites. Com o objetivo de democratizar o acesso à leitura, páginas do Governo Federal e de entidades internacionais oferecem milhares de títulos em vários idiomas. Você pode fazer o download gratuito de clássicos literários, livros acadêmicos, documentos de grande importância histórica e até mesmo publicações recentes. Todos os materiais são disponibilizados de forma legal. Confira, na lista a seguir, sete sites para baixar livros em formato PDF de graça e legalmente.

Como baixar livro em PDF? Sete sites para fazer download grátis legalmente — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Open Library (openlibrary.org)

OpenLibrary cataloga milhares de livros em vários idiomas — Foto: Reprodução/Open Library

Com o objetivo de democratizar o acesso a todos os livros já publicados no mundo, o site OpenLibrary reúne um impressionante catálogo de mais de um milhão de títulos em vários idiomas. O clássico "Orgulho e Preconceito", por exemplo, está disponível em 740 edições distintas. É possível encontrar livros de história, arte, romance, ciência, religião, ciência e até obras autobiográficas. A extensão do catálogo pode dificultar a busca por e-books em português, mas o site conta com uma ferramenta de pesquisa avançada que permite refinar os resultados.

2. Biblioteca Brasiliana (digital.bbm.usp.br)

Biblioteca Brasiliana: site da USP oferece milhares de títulos históricos para download gratuito — Foto: Reprodução/USP

A Biblioteca Brasiliana, da Universidade de São Paulo (USP), disponibiliza milhares de livros raros, documentos históricos, manuscritos, imagens de acervo histórico e mapas reunidos ao longo de mais de oitenta anos. É possível filtrar por autor, título, assunto e data de publicação.

Veja também: Wattpad Web: veja como usar o site para ler livros grátis

Wattpad Web: veja como usar o site para ler livros grátis

Wattpad Web: veja como usar o site para ler livros grátis

3. Biblioteca Digital Mundial (www.wdl.org/pt)

Biblioteca Mundial Digital traz ao público documentos históricos raros — Foto: Reprodução/Biblioteca Digital Mundial

Com um acervo de quase 20 mil itens, a Biblioteca Mundial Digital é uma iniciativa da UNESCO que disponibiliza milhares de livros e documentos históricos, como fotografias e mapas, sobre mais de 190 países. A riqueza documental impressiona: algumas obras têm milhares de anos, e os temas englobam filosofia, religião, tecnologia, psicologia e artes.

4. Portal Domínio Público (portal.mec.gov.br/dominio-publico)

Portal Domínio Público permite baixar livros de forma legal e gratuita — Foto: Reprodução/Domínio Público

Pertencente ao Governo Federal, o site reúne mais de 180 mil textos em PDF, todos em domínio público. Isso significa que o download das obras, bem como sua reprodução, não é crime. Entre os destaques do portal estão clássicos como "A Divina Comédia", obras da literatura infantil brasileira e uma extensa coleção de poemas de Fernando Pessoa. Além de livros, também é possível encontrar músicas, fotos e vídeos.

5. Portal Machado de Assis (machado.mec.gov.br)

Site do MEC lembra centenário da morte de Machado de Assis e disponibiliza obras do escritor — Foto: Reprodução/Machado de Assis

Para lembrar o centenário da morte de Machado de Assis, o Ministério da Educação lançou uma coleção online com todas as obras do autor. O projeto organizou, sistematizou, complementou e revisou as edições digitais até então existentes na Internet. Interessados em acessar o conteúdo completo precisam fazer um rápido cadastro no sistema. Com um layout intuitivo e agradável, o site traz também informações sobre a vida do escritor brasileiro.

6. Biblioteca Nacional Digital (bndigital.bnportugal.gov.pt)

Biblioteca Nacional Digital: site reúne parte do acervo da Biblioteca Nacional de Portugal — Foto: Reprodução/Biblioteca Nacional Digital

A Biblioteca Nacional Digital nasceu para viabilizar o acesso público e gratuito às obras da Biblioteca Nacional de Portugal. O catálogo reúne livros, cartas, jornais, manuscritos e outros documentos históricos, todos em domínio público. É possível filtrar os títulos por tipo de documento ou por temas, e nos índices de título, autor ou data de publicação. Além do download do arquivo, o site permite enviar o conteúdo por e-mail, navegar no sumário ou fazer pesquisa por palavras.

7. Amazon

Amazon oferece e-books gratuitos aos consumidores — Foto: Reprodução/Amazon

Com mais de 20 anos de trajetória no e-commerce, a Amazon é referência na venda de livros digitais e disponibiliza um vasto catálogo de e-books gratuitos para download. São mais de nove mil títulos à disposição dos leitores, incluindo obras clássicas de Casimiro de Abreu, Machado de Assis, José de Alencar e Eça de Queiroz. Há também títulos mais recentes, como “Sejamos todos feministas”, de Chimamanda Ngozi, além de quadrinhos nacionais e internacionais.

É importante esclarecer, no entanto, que a Amazon não baixa os livros em PDF, mas os encaminha direto para o Kindle, e-reader fabricado pela empresa. Se você não tem o dispositivo, pode fazer o download gratuito do aplicativo do Kindle para iOS (iPhone) ou Android.

Qual é o melhor navegador de Internet? Descubra no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo