Jogos de estratégia

Por Giovane Rodrigues, para o TechTudo


Clash Royale é um jogo de cartas e estratégia desenvolvido pela Supercell disponível para download em celulares Android e iPhone (iOS), e no PC via emuladores, como o Bluestacks. Lançado em janeiro de 2016, o game já passou por inúmeras atualizações de balanceamento de cartas, mas alguns updates não tiveram o efeito esperando, ou até trouxeram um maior desequilíbrio ao jogo. Confira, a seguir, sete fatos pouco conhecidos sobre o card game e as mudanças que suas cartas sofreram.

Clash Royale: cinco dicas para jogar melhor

Clash Royale: cinco dicas para jogar melhor

Quer comprar jogos, consoles e PC's com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1 - A Mosqueteira custava cinco de elixir no início do jogo

Mosqueteira era muito substituída pelo Mago — Foto: Reprodução/Supercell

A atiradora Mosqueteira, de classificação "Rara", custava cinco de elixir para ser jogada na arena. O problema era que o Mago custava o mesmo valor, mas era bem mais versátil, pois atacava mais rapidamente, dava dano em área e acertava tropas aéreas e terrestres. Portanto, os jogadores sempre optavam por usar o Mago em vez da Mosqueteira. A Supercell aplicou um buff que diminuiu o custo da carta para quatro, aumentando a frequência do seu uso. O custo é mantido até hoje.

2 - P.E.K.K.A. é na verdade um personagem feminino

P.E.K.K.A. é uma das tropas que dá mais dano no jogo — Foto: Reprodução/Supercell

Aquele cavaleiro (no caso, cavaleira) de aparência opressora e um ataque extremamente poderoso é uma mulher. Por mais que muitos jogadores ainda nem tenham se dado conta, a Supercell já deixou isso claro muitas vezes ao longo de seus jogos da franquia "Clash". No próprio Clash Royale, a descrição da P.E.K.K.A. é a seguinte: "uma lutadora lenta de combate corpo a corpo e com armadura pesada. Pode ser um pouco desequilibrada, mas tem um soco de impacto".

3 - O feitiço de Gelo recebeu um nerf por ser forte demais... Mas não funcionou

Feitiço de Gelo — Foto: Reprodução/Reddit

Durante um período do jogo, o feitiço de Gelo foi a carta mais forte do Clash Royale. Isso porque o tempo de duração do congelamento era longo e o raio de acerto era de quatro telhas, quantidade muito alta de espaço alcançado. Não demorou muito para o card receber um nerf extremamente necessário que reduziu seu raio de alcance para três telhas. O problema é que o nerf não impediu o feitiço de continuar sendo a carta mais apelativa do jogo por vários outros meses.

4 - O Foguete e Bola de Fogo já formaram um meta de jogo focado em derrubar as torres apenas com feitiços

Foguete no Clash Royale — Foto: Reprodução/Amino

Em uma época extremamente frustrante de Clash Royale, um esquema de jogo praticamente indefensável foi adotado nas Arenas mais altas do game. A estratégia consistia em jogar o Foguete e a Bola de Fogo nas torres inimigas , enquanto o restante das cartas eram focadas somente em defender as torres. Os jogadores que enfrentavam esse modelo sofriam muito para atacar e não tinham como defender o Foguete e a Bola de Fogo, sem contar o dano que esses feitiços causavam nas torres. Posteriormente foi aplicada uma atualização que diminuiu o dano recebido nas torres pelos feitiços em 20%, reduzindo consideravelmente os decks formados por essa dupla.

5 - A X-Besta também acertava tropas aéreas

X-besta era conhecida por ser uma carta "chata" — Foto: Reprodução/Reddit

Uma das cartas mais odiadas do jogo, a X-Besta também acertava tropas aéreas durante sua fase de ouro. A carta do tipo construção era um verdadeiro incômodo para seus adversários, pois atirava muito rápido, mirava em torres, acertava tropas aéreas e terrestres. Tudo isso custando seis de elixir. Não demorou muito tempo para a Supercell aplicar um nerf que impediu a X-Besta de acertar tropas aéreas. A carta foi ficando cada vez mais fraca, a ponto de raramente ser vista em partidas ranqueadas e campeonatos.

6 - A Cabana de Goblins foi a carta inicial com mais tempo no jogo sem receber buffs ou nerfs

Clash Royale: a carta Cabana de Goblins é uma ótima distração para o oponente — Foto: Reprodução/Clash Royale Guides

Acredite se quiser, mas a tradicional Cabana de Goblins se manteve intacta no jogo por mais de um ano. Desde seu lançamento, em 2016, a carta foi receber a primeira alteração só em 2017, um ano depois. O balanceamento consistiu em aumentar a vida da cabana em 5%, alteração que não era tão notada durante as partidas se comparado ao último update feito em maio de 2020, que reduziu a vida da cabana em 35%.

7 - A maior parte das cartas de construção defensivas receberam um nerf de redução de tempo

Construção no centro da Arena é essencial para distrair gigantes, Balões e Corredores — Foto: Reprodução / Dario Coutinho

Atualmente, não é muito comum os jogadores usarem muitas cartas de construção no mesmo deck, como a Torre Inferno, Tesla e Canhão. No entanto, elas já formaram retrancas muito poderosas junto com a dupla de ataque Foguete e Bola de Fogo. Isso fez com que os jogos se tornassem muito monótonos e lentos, muitas vezes resultando em empate.

Com o intuito de reduzir o número de empates, a Supercell aplicou um nerf que reduziu o tempo máximo que as construções defensivas poderiam permanecer no campo de batalha. A atualização foi produtiva, visto que os jogadores não abusam mais da antiga tática de retranca.

Mais do TechTudo