Sistemas operacionais

Por Clara Fabro, para o TechTudo


O iOS 14 é a nova versão do sistema operacional do iPhone (iOS), anunciada pela Apple nesta segunda-feira (22) na WWDC 2020. Com novas funcionalidades agregadas, o update estará disponível para download ainda no segundo semestre deste ano em todos os celulares que já rodavam o iOS 13, incluindo smartphones a partir do iPhone 6S e a primeira geração do iPhone SE.

Entre os destaques do iOS 14, estão a possibilidade de adicionar widgets à tela inicial e um novo recurso chamado App Library, que organiza aplicativos e promete facilitar a experiência do usuário. Confira, na lista a seguir, quais são as principais novidades trazidas pelo iOS 14.

Confira novidades trazidas pelo iOS 14, novo update do sistema operacional da Apple — Foto: Reprodução/Apple

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. App Library

Com a atualização, o novo App Library promete organizar melhor os aplicativos, por meio de pastas capazes de categorizá-los de maneira automática. Isso significa que os apps mais utilizados estarão em uma pasta correspondente, assim como os baixados recentemente e apps de redes sociais, entretenimento, produtividade etc.

App Library organiza aplicativos em pastas de mais utilizados, recentemente baixados ou categorias de interesse — Foto: Reprodução/Apple

O App Library também pode sugerir aplicativos para você, baseando-se nos apps que você possivelmente irá buscar dada sua localização, sua atividade ou o tempo de uso no aplicativo em questão.

2. Widgets e Smart Stack

Os widgets foram todos redefinidos, e agora podem ser adicionados à página inicial do iPhone. Além de mais atrativos, eles também prometem maior utilidade, fornecendo mais informações rapidamente. Também é possível modificar tamanho e formato para organizá-los da melhor maneira.

Novos widgets podem ser adicionados à página inicial e organizados modificando seu formato — Foto: Reprodução/Apple

Também é possível ativar o Smart Stack nos seus widgets, que aparecerão com informações relevantes em horários, locais e atividades oportunas. Por exemplo: se você lê notícias pela manhã, o widget do Apple News deve aparecer nesse período, podendo ser trocado, ao longo do dia, por algum outro widget que você utiliza mais à tarde ou à noite.

3. Novidades do Messages

Agora é possível destacar pessoas no aplicativo: o novo Messages permite favoritar até nove usuários, fixando seus contatos no topo da lista. A opção simplifica a procura por usuários mais buscados e seus contatos mais próximos ficam a um toque de distância. Além disso, as conversas entre os contatos fixados passarão a ser sincronizadas com o Messages do iPad e do macOS.

App Mensagens permite fixar até nove conversas no topo da sua lista de contatos — Foto: Reprodução/Apple

Também será possível fazer menções no aplicativo, direcionando uma mensagem específica a um usuário em um chat em grupo, por exemplo. Além disso, o iOS 14 também permite customizar um grupo para receber notificações apenas quando for mencionado. Ainda nos grupos, a atualização vai possibilitar respostas direcionadas, permitindo, também, incluir uma foto, um Memoji ou um emoji para ilustrar o chat com os amigos. Algumas dessas funções já estão presentes no WhatsApp.

4. App Clips

Com o App Clips, você tem parte da experiencia de um aplicativo, sem precisar baixá-lo — Foto: Reprodução/Apple

O App Clips é uma maneira mais fácil de interagir com aplicativos que você não possui no seu celular. Um App Clip é uma parte de um aplicativo, criada para ser usada em algum momento necessário e focada em alguma ação específica. Você pode encontrar App Clips por meio de tags NFC ou scaneando QR Codes encontrados em Mensagens, Mapas e no Safari. O recurso é similar ao Google Instant Apps do Android.

5. Aplicativo de tradução

O Translate, novo aplicativo desenvolvido para o iOS 14, permite que usuários traduzam expressões em 11 línguas diferentes em tempo real. Basta colocar o celular na posição horizontal e ativar o microfone para que, enquanto a expressão é pronunciada, ela também seja traduzida para o idioma desejado. O app é capaz de detectar o idioma falado e traduzi-lo para o destino, conferindo texto e áudio traduzidos. Recursos similares estão presentes no Google Tradutor.

Translate traduz sentenças automaticamente em até 11 idiomas diferentes — Foto: Reprodução/Apple

O Translate também pode ser utilizado offline, e todos os recursos estarão disponíveis para os idiomas baixados no aplicativo. Todas as línguas possuem teclado incluído nas traduções — portanto, não é necessário baixar aplicativos de teclados de idiomas. Também é possível salvar expressões na aba "Favoritos", o que facilita a consulta posterior. Além disso, você pode favoritar expressões que acabou de traduzir e consultar o histórico de traduções realizadas.

6. Vídeo PiP e ligações compactas

Sistema Picture in Picture permite acessar outros apps enquanto você assiste a vídeos — Foto: Reprodução/Apple

As ligações recebidas pelo iPhone, por FaceTime e por outros apps de chamadas não tomarão toda a tela do seu celular. O design das chamadas vem compactado ocupa apenas o topo da tela. Além disso, a nova atualização vem acompanhada de um recurso chamado Picture in Picture, permitindo que usuários acessem outros aplicativos enquanto usam o FaceTime. Com o iOS 14, portanto, você pode acessar outros apps enquanto estiver recebendo ligações ou assistindo a vídeos, por exemplo.

Veja também em vídeo: iPhone XR ou iPhone X? O que levar em conta na hora de escolher um dos modelos

iPhone XR ou iPhone X? Dicas para escolher entre celulares da Apple

iPhone XR ou iPhone X? Dicas para escolher entre celulares da Apple

7. Novidades do Apple Maps

O Apple Maps vai adicionar recursos para quem deseja andar de bicicleta pela cidade: o app agora vai mostrar rotas que possuem ciclovias, além de elevações na pista, locais íngremes, ruas movimentadas e escadas. É possível escolher uma rota mais tranquila ou um treino mais pesado com elevação na pista, tudo isso a partir do Apple Maps.

O Apple Maps, agora, possui rotas para ciclistas — Foto: Reprodução/Apple

Novos mapas também chegarão a mais países ainda esse ano, incluindo Canadá, Irlanda e Reino Unido. Os mapas mostram ruas com maiores detalhes, além de construções, parques, praias e aeroportos.

Quanto às rotas, além de mostrar novos caminhos para ciclistas, o Apple Maps também sinalizará câmeras de velocidade aos motoristas, os famosos "pardais". Também será possível visualizar a localização delas no mapa, bem como as zonas de maior tráfego nas cidades.

8. Melhorias da Siri

O design da Siri mudou e tornou-se mais compacto no iOS 14, facilitando consultas e pesquisas, que podem ser realizadas com maior praticidade e sem a necessidade de fechar outros apps para se comunicar com a assistente virtual.

Com design compactado, Siri responde a comandos por respostas em formato de notificação — Foto: Reprodução/Apple

Quando uma solicitação é iniciada, a Siri aparece na parte inferior da tela, e a resposta, como uma notificação na parte superior. Além disso, com a atualização, a assistente virtual pode responder melhor a ações, já que possui um conjunto mais amplo de perguntas, facilitando buscas na web.

9. Novidades do Safari

O navegador da Apple também ganhou novas funcionalidades com a atualização do sistema operacional, o que inclui uma função de tradução. O Safari pode traduzir páginas da web em sete idiomas diferentes, de forma instantânea.

Quando o recurso de tradução estiver disponível, um ícone aparecerá ao lado do endereço do site e, tocando sobre ele, a tradução será realizada. O Safari também poderá mostrar ao usuário como os sites visitados na web tratam sua privacidade, por meio do "Privacy Report".

10. Novos recursos de privacidade

É possível obter informações sobre privacidade de aplicativos na App Store — Foto: Reprodução/Apple

Novos cuidados envolvendo a privacidade de usuários também foram explorados com a atualização do software, incluindo uma seção para cada aplicativo disponível na App Store, na qual podem ser consultados resumos das práticas de privacidade do app em questão, antes que ele seja baixado.

Além disso, novas configurações permitem compartilhar locais aproximados, em vez de sua localização precisa no mapa, o que impede que desenvolvedores tenham acesso aos dados do GPS sem o seu consentimento. O iOS também passará a notificar quando um aplicativo está utilizando a câmera ou o microfone do celular, e você poderá bloquear o acesso de um app à sua galeria de fotos, possibilitando o acesso apenas a algumas poucas fotos, por exemplo.

Via Apple (1, 2 e 3)

iOS realmente vale a pena ou é status? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.

Quer saber tudo sobre celulares, aplicativos e jogos? Inscreva-se no nosso canal do YouTube e ative as notificações!

Mais do TechTudo