Redes sociais

Por Marcela Franco, para o TechTudo


WhatsApp e Telegram são aplicativos de mensagens rivais, disponíveis para Android e iPhone (iOS). Embora apresentem recursos similares, os apps procuram inovar constantemente para levar funções exclusivas para seus usuários. Enquanto o WhatsApp é o mensageiro mais baixado do mundo, o Telegram possui alguns recursos exclusivos e outras vantagens, como o suporte para enviar arquivos maiores.

O Telegram também permite um número maior de integrantes em grupos, por exemplo, enquanto o WhatsApp conta com um recurso de chamada de vídeo para até oito pessoas. Confira, na lista a seguir, os principais recursos dos mensageiros rivais e descubra quais as vantagens do Telegram sobre o WhatsApp.

Quais as vantagens do Telegram em relação ao WhatsApp? Veja comparativo — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

TELEGRAM

Bots

Os bots do Telegram são contas do mensageiro comandadas por um software. Os robôs servem para auxiliar usuários de diversas formas no dia a dia. Entre as opções, o Telegram tem bots para rastrear encomendas, converter arquivos em PDF, traduzir mensagens, informar a previsão do tempo, comunicar a pronúncia de palavras em outros idiomas, converter imagens em textos e mais.

Além disso, o aplicativo conta com vários jogos, alguns dos serviços mais populares do Telegram. Os games funcionam a partir do comando de bots, que permitem ao usuário interagir e participar das brincadeiras em forma de conversa.

Como jogar UNO no Telegram

Como jogar UNO no Telegram

Número de integrantes em grupos e canais

Desde 2019, o Telegram permite que os usuários criem grupos com até 200 mil participantes. No WhatsApp, o grupo pode chegar até, no máximo, 256 pessoas. No app russo, os administradores podem fixar mensagens importantes no topo da tela, ideal para que todos os membros, principalmente os novos, saibam todas as informações do grupo.

Além disso, o mensageiro possui o recurso de canais, ferramenta voltada para transmissões de mensagens que buscam alcançar grandes públicos. Os dois recursos são usados por figuras públicas e outros perfis de grande alcance para divulgar trabalhos e compartilhar conhecimento com sua comunidade.

Telegram: quatro funções curiosas

Telegram: quatro funções curiosas

Suporte a envio de arquivos maiores

O Telegram permite o envio de arquivos de até 1,5 GB, bem acima dos 100 MB suportados pelo WhatsApp. O assunto já foi tema de uma brincadeira no Twitter, em que o perfil oficial do Telegram comentou uma publicação do WhatsApp citando a vantagem do app russo.

Alternar entre contas no mesmo dispositivo

O Telegram permite ao usuário alternar entre múltiplas contas do mensageiro no mesmo celular. É possível adicionar até três perfis diferentes de forma simultânea, e o smartphone exibe notificações de todas as contas. Cada conta apresenta suas próprias listas de contatos, mensagens, grupos e canais.

Alterne entre contas no menu lateral do Telegram — Foto: Reprodução/Paulo Alves

Outros recursos

O mensageiro também conta com outras funções que facilitam a vida dos usuários. No aplicativo, é possível agendar o envio de mensagens, controlar a frequência de mensagens nos grupos e enviar uma mensagem sem notificação de som.

Além disso, o Telegram possui uma recurso curioso que lembra o Tinder, que permite conversar com pessoas próximas. O app localiza contatos dentro de um raio de alguns quilômetros, e o número de telefone permanece privado. Outro recurso interessante do aplicativo é a possibilidade de criar enquetes nas conversas.

Recurso do Telegram permite enviar mensagem sem som — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

WHATSAPP

Mais popular, mais usuários

O WhatsApp é o aplicativo de mensagens mais popular do mundo. Por isso, é bem mais provável encontrar contatos e amigos no mensageiro, que possui mais usuários que o Telegram. Embora o rival possua algumas vantagens, a maior parte das pessoas ainda opta pelo aplicativo de mensagens de propriedade do Facebook.

WhatsApp é o mensageiro mais popular do mundo — Foto: Rubens Achilles/TechTudo

Chamadas de vídeo

Recentemente, o WhatsApp passou a permitir chamadas de vídeo com até oito pessoas. A função de videoconferência já é tradicional no app, mas ainda não chegou ao Telegram. O recurso é bastante usado por usuários durante o isolamento social para realizar reuniões de trabalho ou matar as saudades de amigos e parentes.

Como fazer uma chamada de vídeo em grupo no WhatsApp

Como fazer uma chamada de vídeo em grupo no WhatsApp

Enviar link do número

No WhatsApp, é possível criar links diretos para iniciar uma conversa no mensageiro, incluindo a possibilidade de definir uma mensagem padrão para começar o chat. A função é de utilidade especial para contas comerciais para facilitar o contato com os clientes. O app também está testando um recurso para iniciar uma conversa por meio de um QR Code.

Como criar um link direto para seu número do WhatsApp

Como criar um link direto para seu número do WhatsApp

Favoritar mensagens

O WhatsApp também permite marcar uma mensagem como favorita. O recurso é útil para salvar textos para localizar novamente mais tarde, como pode ser o caso com endereços, números de telefone e outros dados importantes.

WhatsApp permite favoritar mensagens no app — Foto: Reprodução/Felipe Alencar

Outros recursos

O WhatsApp também possui outros recursos úteis que são poucos conhecidos e pouco utilizados. No mensageiro, é possível receber chamadas pelo app mesmo durante outra ligação. Por meio do recurso de chamada em espera, o usuário pode decidir se atenderá a nova ligação enquanto a outra conversa está ocorrendo. Além disso, o WhatsApp permite responder a mensagens de grupos em conversas privadas.

WhatsApp possui alguns recursos que poucos usuários conhecem — Foto: Reprodução/Marcela Franco

Qual é o mensageiro mais seguro? Deixe sua opinião no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo