Fazer aulas de yoga online foi uma saída que muitas pessoas encontraram para continuarem se exercitando durante o isolamento social. É possível encontrar aulas grátis em sites na Internet que apresentam posturas de acordo com o nível de prática e objetivo do usuário e trabalham diversas áreas, como flexibilidade, equilíbrio, respiração e concentração. Os exercícios podem ser feitos em casa e não é necessário nenhum equipamento. Confira a seguir, uma lista com cinco sites brasileiros para praticar yoga online e de graça.
Muitos sites ajudam usuários a praticar Yoga gratuitamente e sem sair de casa — Foto: Nataly Lima/TechTudo
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
1. Yoga em Casa
Além das práticas de yoga, no yoga em casa é possível ter aulas de meditação e respiração — Foto: Reprodução/Nataly Lima
O Yoga em Casa (yogaemcasa.online) oferece várias aulas gratuitas em diversas modalidades. Também é possível praticar meditação e fazer exercícios voltados para a respiração. Um dos pontos positivos dessa plataforma é a organização, já que o usuário consegue filtrar de maneira bem intuitiva qual prática que deseja fazer. Além disso, existe uma categoria direcionada para iniciantes, o que é bom para quem ainda precisa se familiarizar com as posturas iogues.
2. Práticas de Yoga
Além das práticas comuns, feitas no chão, o práticasdeyoga apresenta posturas que podem ser feitas sentadas em uma cadeira — Foto: Reprodução/Nataly Lima
Ao acessar a página inicial do site Práticas de Yoga (praticasdeyoga.com.br), o usuário já se depara com diversos vídeos de diferentes aulas. É possível filtrar essas práticas acessando o recurso "Aulas" no menu principal, que permite personalizar sua busca e encontrar uma opção de acordo com cada usuário. É possível escolher o tipo de prática, o professor, o nível de dificuldade e, até mesmo, a duração. Apesar de não exigir nenhum tipo de equipamento para fazer as aulas, é possível encontrar práticas realizadas em cadeiras, o que é interessante para quem costuma passar o dia sentado em frente ao computador.
Veja também: Aplicativo para emagrecer sem sair de casa: como malhar com Nike Training Club

Aplicativo para emagrecer sem sair de casa: como malhar com Nike Training Club
3. AtriaYoga
No AtriaYoga, usuário consegue filtrar as aulas por nível de dificuldade e tipo de prática — Foto: Reprodução/Nataly Lima
No AtriaYoga (atriayoga.com), o usuário encontra aulas de diversos níveis de dificuldade, incluindo práticas direcionadas para crianças e gestantes. Assim como os sites anteriores, também é possível filtrar o tipo de aula desejada de acordo com a necessidade. Na página inicial ficam disponíveis os três últimos uploads de vídeos. Para acessar mais práticas, basta clicar em "Ver mais". Na tela de resultados, é possível consegue escolher o tipo, o professor, a dificuldade e a duração de cada prática.
4. Pri Leite Yoga
As aulas comandadas pela professora Pri Leite incluem práticas voltadas para gestantes e crianças — Foto: Reprodução/Nataly Lima
Nesse site, as aulas são comandadas pela professora de yoga Pri Leite. A ferramenta (prileiteyoga.com.br) funciona no formato de blog, em que cada postagem é um novo vídeo. Na opção "Aulas de yoga" disponível no menu principal, é possível escolher o tipo de prática de acordo com vários objetivos como relaxamento, cura, autocuidado e transformação. O site também disponibiliza aulas específicas para gestantes, crianças e iniciantes.
5. Vidya Studio
O Vidya Studio oferece práticas de Vinyasa, uma modalidade mais vigorosa da yoga — Foto: Reprodução/Nataly Lima
Os vídeos oferecidos pelo Vidya Studio são uma parceria com as redes de academia Smart Fit e Bio Ritmo. Durante a quarentena, os sites das três empresas estão oferecendo aulas com diversas modalidades de treinos gratuitamente. O Vidya Studio ficou responsável pelas práticas de vinyasa yoga, uma modalidade mais vigorosa da yoga. Hoje, estão disponíveis quatro treinos diferentes com a duração máxima de 20 minutos, ideal para quem quer uma prática estimulante, mas dispõe de pouco tempo.
Problemas para carregar vídeos no YouTube? Veja como resolver no Fórum do TechTudo