Backup

Por Caroline Doms, para o TechTudo


O Google Drive File Stream é um aplicativo de nuvem do Google para PC, disponível para assinantes do G Suite. Com ele instalado, o usuário pode acessar todos os seus arquivos armazenados no Google Drive e utilizar documentos do Microsoft Office sem precisar abrir a nuvem no navegador. O programa também permite habilitar pastas e arquivos para serem acessados e editados quando o usuário estiver offline.

Além de facilitar o armazenamento de arquivos do Office na nuvem, o File Stream libera espaço no disco do PC e largura de banda de rede. Assim, é possível trabalhar nos documentos do Word, Excel e PowerPoint armazenados no Drive com mais facilidade e sem precisar de Internet, pois as modificações serão sincronizadas quando a conexão for reestabelecida, o que não é possível no Drive no navegador. Confira, a seguir, como funciona e como fazer download do Google Drive File Stream.

Google Drive File Stream permite que o usuário acesse e salve arquivos na nuvem pelo PC — Foto: Caroline Doms/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Como funciona o Google Drive File Stream

O Google Drive File Stream funciona como um compartimento virtual de memória no PC, que possui armazenamento online ligado ao Drive utilizado no navegador. É possível usá-lo para transferir arquivos em que o usuário está trabalhando para a nuvem, liberando espaço no dispositivo, ou para abrir documentos do Microsoft Office salvos na nuvem diretamente do PC. Além disso, todas as alterações realizadas em arquivos compartilhados, como documentos, slides e planilhas são salvas em tempo real e exibidas aos outros usuários com acesso a eles.

Google Drive File Stream cria unidade que permite o usuário acessar os arquivos armazenados no Drive — Foto: Reprodução/Caroline Doms

Recursos do Google Drive File Stream

O streaming de arquivos do Google Drive permite que os usuários acessem os documentos armazenados nas pastas pessoais da nuvem e em drivers compartilhados. No entanto, não é possível abrir a aba de arquivos compartilhados no Google Drive File Stream. O Drive no PC também possibilita armazenar, criar, abrir e editar arquivos dos aplicativos do Microsoft Office e facilita anexar arquivos em e-mails no Microsoft Outlook, basta selecionar a opção “Inserir arquivos usando o Drive” e compartilhar o link do documento.

Veja também: Saiba como navegar na Internet de modo anônimo ou sem deixar rastros

Saiba como navegar na Internet de modo anônimo ou sem deixar rastros

Saiba como navegar na Internet de modo anônimo ou sem deixar rastros

Também é possível habilitar a opção para ter acesso às pastas ou aos documentos offline. Para isso, basta selecionar o arquivo com o botão direito, encontrar a opção “Google Drive File Stream” e selecionar “Disponível off-line”. O Google Drive File Stream permite abrir no PC apenas documentos PDF e do pacote Office. Ao tentar acessar os arquivos do Google Docs, Slides ou Sheets no PC, o usuário é redirecionado para o navegador.

Usuários podem acessar arquivos offline no Drive File Stream — Foto: Reprodução/Caroline Doms

Quem pode usar o Google Drive File Stream

O serviço do Google Drive no PC está disponível apenas aos usuários que possuem assinatura do G Suite e cujo administrador da organização já aderiu ao serviço. Em geral, organizações de trabalho e instituições educacionais costumam adotar o G Suite para utilizar o e-mail corporativo, organizar melhor o fluxo de trabalho e habilitam o Drive File Stream para facilitar armazenamento de arquivos ligados à instituição.

Usuários do G Suite podem usar o Google Drive File Stream com o e-mail vinculado ao serviço — Foto: Reprodução/Caroline Doms

Plataformas compatíveis

O Google Drive File Stream pode ser utilizado em computadores com sistema operacional a partir do Windows 7, Windows Server 12, Mac El Capitan e macOS High Sierra. Além disso, o stream de arquivos é compatível com o Microsoft Outlook a partir da versão 2010, mas apenas para os computadores com Windows.

Drive File Stream funciona em Mac ou PC de usuários que possuem acesso ao G Suite — Foto: Reprodução/Caroline Doms

Como fazer download do Google Drive File Strem

Para fazer download, acesse a página do Google Drive File Strem (support.google.com/drive/answer/7329379), selecione o sistema operacional do seu PC e baixe o app. Execute o arquivo baixado e quando o download for concluído, informe o e-mail associado ao G Suite. O Google Drive File Stream vai criar um atalho na área de trabalho e uma unidade, que pode ser acessada a partir da aba “Este computador”, para visualizar os arquivos do Drive.

Clique para adicionar atalhos do Google Drive File Stream e instale o app no PC — Foto: Reprodução/Caroline Doms

Qual é o melhor Doodle do Google? Descubra no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo