Lançadores e buscadores

Por Marcela Franco, para o TechTudo


Algumas funções pouco conhecidas da pesquisa do Google estão disponíveis no aplicativo do buscador número um do mercado para Android e iPhone (iOS). Os recursos "escondidos" chamaram atenção, nesta terça-feira (30/6), com a adição de modelos em 3D de dinossauros à ferramenta pesquisa. Entretanto, a plataforma ainda traz mais segredos, como figuras de animais em realidade aumentada, a ferramenta nível de bolha, jogos, listas de filmes e séries, entre outras funções.

Buscando minimizar os impactos econômicos causados pela pandemia da Covid-19, o Google também lançou no último mês recursos de links de doações e compra de vales-presente para auxiliar pequenos empresários por meio do buscador. Confira, na lista a seguir, seis funções pouco conhecidas da busca do Google no celular.

Brincadeiras do Google: veja 7 truques e jogos escondidos no buscador

Brincadeiras do Google: veja 7 truques e jogos escondidos no buscador

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Modelos de animais e dinossauros

O Google permite que usuários visualizem modelos de animais e de dinossauros em 3D no buscador, por meio do recuso de Realidade Aumentada (AR). Dentre os bichos disponíveis, estão urso, gato, cachorro, leão, tigre, arara, polvo, tubarão, guaxinim, cobra, tartaruga e mais. O buscador exibe também os dinossauros Tiranossauro Rex, Velociraptor, Dilofossauro, Tricerátops, Espinossauro, Pteranodonte, entre outros.

Google tem modelos de dinossauros em 3D que podem ser visto em realidade aumentada — Foto: Reprodução/Marcela Franco

Para localizá-los, basta digitar o nome do animal ou do dinossauro na barra de pesquisa do Google pelo celular, e tocar na opção "Veja em 3D". Quem quiser interagir com a imagem, filmar e ouvir sons artificiais da espécie deve selecionar a ferramenta "Veja no seu espaço" para vivenciar uma experiência mais realista.

2. Jogos

É possível brincar com jogos clássicos como jogo da velha, jogo da cobra, Pac-Man e paciência na página do buscador do Google. Os Easter Eggs podem ser uma boa distração para usuários que não possuem games baixados no celular ou estão com saudades de jogar clássicos.

Para encontrar games no buscador do Google, digite o nome do jogo na barra de pesquisas — Foto: Reprodução/Marcela Franco

Para acessá-los, basta digitar o nome do jogo na barra de pesquisa do buscador e o tabuleiro digital será exibido na parte de cima da tela. Como o jogo da velha precisa de dois participantes, há a possibilidade de brincar com o próprio Google ou selecionar a opção "Jogar contra um amigo".

3. Lista de filmes e séries para assistir

O Google possui uma ferramenta que auxilia os usuários na busca por filmes e séries. Ao digitar "séries" ou "filmes", o buscador exibe títulos disponíveis nos serviços de streaming que você assina. Tocando no card, o Google mostra informações sobre a obra e localiza em qual plataforma de streaming ela está disponível.

Google exibe dicas de filmes e series dos streaming do usuário — Foto: Reprodução/Marcela Franco

Em "Provedores", usuários podem configurar e adicionar os sites que assinam para que o Google exiba apenas conteúdos acessíveis para você. Além disso, é possível salvar séries e filmes na "Lista de interesses" para assistir depois.

4. Comprar vale-presente e fazer doações

Por meio da plataforma Google Meu Negócio, pequenas e médias empresas podem criar e compartilhar pelo Google links para doações e compras de vales-presente. Além disso, as pessoas conseguem visualizar se determinado negócio se encontra fechado em virtude da pandemia da Covid-19.

Os usuários podem fazer as colaborações digitando o nome do estabelecimento na barra de pesquisas e realizar a ação tocando em "Doar", caso o estabelecimento tenha cadastrado seu restaurante. Os empreendedores também podem gerar links para vendas de vale-presente de promoções de produtos feitas no site de um de dos parceiros da ação.

Google permite comprar vales-presente e fazer doações no app — Foto: Divulgação/Google

5. Pesquisa "nível de bolha"

A pesquisa "nível de bolha" no Google pode substituir a ferramenta física que verifica nivelamentos de planos horizontais ou verticais. O recurso pode ser útil para medir inclinação de terrenos ou até mesmo para pessoas que querem colocar um quadro na parede e não têm certeza se a tela está posicionada corretamente. Fotógrafos, pedreiros e engenheiros costumam usar o nível de bolha para verificar o nivelamento da superfície em determinadas etapas do trabalho.

A ferramenta Nível de bolha pode ser útil para profissionais da área de construção e fotografia — Foto: Reprodução/Marcela Franco

Para usar a função, basta digitar "nível de bolha" no Google e rolar a tela para encontrar a ferramenta. Depois, deixe o celular no local cujo nivelamento você deseja verificar. O recurso identificará em quantos graus na horizontal ou na vertical a superfície está deslocada.

5. Escrever a mão a busca

É possível realizar pesquisas no Google escrevendo com as mãos em vez de digitar pelo teclado do celular. A função pode ser útil para quem não consegue digitar com as duas mãos no momento em que precisa buscar alguma informação no site.

É possível pesquisar no Google sem digitar no teclado do celular — Foto: Reprodução/Marcela Franco

Para acionar a ferramenta, toque em "Configurações" na parte inferior da tela. Depois, vá em "Configurações de pesquisa", ative a opção "Pesquisa por escrito" e salve a operação em seguida. Quando quiser buscar sobre algum termo no Google, é só escrever com a ponta do dedo sobre a tela do celular.

Via Google (1 e 2)

Como ganhar dinheiro com o Google? Veja no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo