Produtividade

Por Clara Fabro, para o TechTudo


VirtusPay é uma fintech que possibilita o parcelamento de boletos de compras online, com aplicativo já disponível para Android e, em breve, para iPhone (iOS). Pelo app, é possível enviar uma proposta de parcelamento de boleto à vista em até 15x, para compras realizadas pela Internet em lojas parceiras da companhia. A análise de crédito é realizada pela empresa junto à solicitação de parcelamento, que é respondida em até 24h.

De acordo com a empresa, a proposta do serviço é oferecer uma democratização ao crédito que, a partir da inclusão financeira, permite a um número maior de pessoas o acesso aos bens de consumo. Na lista abaixo, o TechTudo explica como funciona a VirtusPay, mostrando como realizar cadastro na plataforma e utilizar o aplicativo para acessar suas principais funcionalidades.

O que é VirtusPay? Conheça o serviço que permite parcelar boletos — Foto: Clara Fabro/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. O que é a VirtusPay?

VirtusPay é confiável? App permite parcelamento de boleto em até 15x — Foto: Divulgação/VirtusPay

A VirtusPay é uma fintech brasileira que permite o parcelamento de boletos de compras em até 15x, a partir de compras online realizadas em lojas parceiras. Pelo aplicativo, usuários cadastrados podem enviar o boleto referente a compra e solicitar uma proposta de parcelamento, junto aos documentos necessários para a análise de crédito.

A solicitação é analisada e respondida dentro de 24h. Se aprovada, você receberá o produto adquirido após o pagamento da primeira parcela do boleto. É importante ressaltar que o parcelamento do boleto à vista possui taxas, que podem variar entre 4,5% e 7,5% ao mês, dependendo do número de parcelas escolhidas.

2. Como funciona a VirtusPay?

Para parcelar um boleto à vista, é preciso que a compra seja realizada em uma das lojas parceiras da VirtusPay. Entre elas, estão Casas Bahia, Ricardo Eletro, Casa & Vídeo, Magazine Luiza, Pontofrio e Shoptime, por exemplo. Também é necessário fornecer os dados da compra e alguns documentos pessoais.

Junto da proposta de parcelamento enviada pelo aplicativo, é necessário incluir os dados do seu cadastro no app, como o CPF, data de nascimento, e-mail e endereço de entrega, além de imagens do seu pedido de compra e do boleto. Também é necessário anexar o seu RG e uma selfie de rosto, para comprovar sua identidade. Além disso, documentos como comprovante de renda e extrato bancário também podem ser solicitados.

3. Como criar conta no serviço para usá-lo?

Cadastre-se e envie sua proposta de parcelamento de boleto para a VirtusPay — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Para utilizar o serviço, é necessário criar uma conta no app. Pra isso, abra o aplicativo no seu smartphone e toque sobre "Cadastrar". Em seguida, é necessário fornecer alguns dados, como nome, endereço de e-mail e data de nascimento, além de definir uma senha para acessar sua conta no app. Para prosseguir com o cadastro, a VirtusPay também pede alguns dados complementares como número de CPF, estimativa de renda mensal e número de telefone.

4. Como usar o app VirtusPay?

VirtusPay permite parcelamento de boleto e responde a solicitações em até 24h — Foto: Divulgação/VirtusPay

Após o cadastro, já é possível fazer uma compra em uma das lojas parceiras e parcelar o boleto com a VirtusPay. O próprio app indica quais são as varejistas que possuem integração com o serviço. Depois de finalizar a compra, basta enviar o boleto e os documentos necessários para solicitar o parcelamento. O aplicativo permite acompanhar as parcelas futuras e os prazos de vencimento, além de ter acesso aos boletos para efetuar os pagamentos.

5. Qual a diferença para outras fintechs?

Serviços similares também são oferecidos por outras empresas, como o PicPay e Mercado Livre. O Mercado Livre oferece o Mercado Crédito, que possibilita o parcelamento de compras realizadas pela plataforma sem a utilização de cartões de crédito, por meio de boletos gerados pelo Mercado Livre. O limite pré-aprovado e as taxas de juros variam para cada cliente, mas elas podem ser visualizadas antes do fechamento da compra.

Já o PicPay também possibilita o parcelamento de boletos em até 12x, mas para isso é necessário um cartão de crédito. Os pagamentos de boletos na plataforma podem ser realizados por meio do saldo em conta ou com o cartão de crédito cadastrado no app. Esta última opção, no entanto, possui taxa de 2,99% sobre o valor do boleto + 3,49% sobre cada parcela.

Comprar parcelado no boleto também é possível no PicPay — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

Via VirtusPay (1 e 2) e PicPay

Como pagar contas e boletos pelo celular? Veja aplicativos

Como pagar contas e boletos pelo celular? Veja aplicativos

Mais do TechTudo