Por Clara Fabro, para o TechTudo


A Google Play Store pode apresentar erro no servidor e outros problemas constantes ao finalizar o download de aplicativos ou, até mesmo, quando o próprio app da loja do Google é iniciado. No entanto, algumas soluções simples podem resolver falhas, que são relativamente comuns para usuários do Android. Desinstalar atualizações, logar novamente a conta do Google e limpar a memória cache do app podem representar algumas das soluções para erro no servidor ou falhas na loja virtual.

Na lista abaixo, o TechTudo dá dicas de como solucionar os problemas mais comuns na loja virtual do Android, oferecendo um passo a passo simples de como resolver as mensagens de erro no servidor da Play Store.

Como resolver problemas como "erro no servidor" na Google Play Store

Como resolver problemas como "erro no servidor" na Google Play Store

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Desinstalar atualizações da Play Store e depois atualizar

Alguns erros no servidor da Play Store podem ser corrigidos com um truque simples: desinstalando atualizações da loja virtual. Em "Configurações", vá em "Aplicativos" e selecione o app da Google Play Store. Toque sobre ele, desinstale as atualizações e, em seguida, atualize o app. Também é recomendável reiniciar o dispositivo após o procedimento.

Play Store: "erro no servidor" e outros problemas podem ser resolvidos ao desinstalar atualizações — Foto: Reprodução/Clara Fabro

2. Deslogar a conta Google da Play Store e logar novamente

Deslogar a conta do Google no dispositivo e logar novamente também pode ser uma opção viável, já que alguns erros no servidor da Play Store podem ser provenientes de conexões com a própria conta do Google. Para deslogar da sua conta, vá nas "Configurações" do dispositivo, toque sobre "Contas" e, em seguida, sobre a conta do Google logada no celular. Toque sobre o e-mail e em "Remover conta", reinicie o dispositivo e faça login novamente.

"Erro no servidor": Play Store permite remover conta e logar novamente pode solucionar falhas — Foto: Reprodução/Clara Fabro

3. Limpar cache da Play Store e forçar parada do app

Limpar a memória cache acumulada ao longo do tempo pelo uso do aplicativo também pode resolver falhas apresentadas pela Google Play Store. Para isso, toque sobre o app e mantenha-o pressionado até que um ícone de informações apareça sobre ele. Toque sobre o "i" e em "Armazenamento e memória". Em seguida, toque sobre "Limpar cache". Além disso, "Forçar parada" do app também pode resolver o problema.

Google Play Store: "erro no servidor df-dferh-01" aparece para alguns usuários — Foto: Reprodução/Clara Fabro

4. Definir horário do celular no modo automático

Definir o modo automático para data e hora no Android também pode consertar possíveis falhas apresentadas pela loja do Google. Você pode configurar o dispositivo indo até as "Configurações" e selecionando a opção de "Data e hora". Em seguida, ative as opções de data e hora e fuso horário automáticos. Caso o problema persista, reinicie o celular e tente acessar a Play Store novamente.

"Erro no servidor": Google Play Store pode apresentar falhas — Foto: Reprodução/Clara Fabro

5. Desconectar do Wi-Fi e usar os dados móveis

A Play Store também pode apresentar erros se a conexão de Internet não for estável. Nesse caso, se você está utilizando o Wi-Fi e a loja do Google apresenta falhas constantes, desative o Wi-Fi e ative a conexão de dados móveis do celular e tente utilizar a Play Store novamente.

Erro no servidor da Play Store também pode ser decorrente de conexão instável de Internet — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Mais do TechTudo