Video game

Por Gabriel Maiante, TechTudo


O PlayStation 5 (PS5) foi mostrado oficialmente pela Sony no dia 11 de junho e o anúncio do console deu fim a uma série de rumores que o cercaram nos últimos meses. As maiores dúvidas eram sobre o preço do aparelho — que ainda é um mistério—, os primeiros jogos a serem lançados e a capacidade que o novo videogame vai oferecer. Veja, a seguir, seis mitos e verdades sobre o aparelho que chega às lojas no final de 2020.

PS5: saiba tudo sobre o novo console

PS5: saiba tudo sobre o novo console

Quer comprar jogos, consoles e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Retrocompatibilidade com toda linha PlayStation

MITO. Uma patente do PS5, compartilhada em 2019, indicava que o novo videogame poderia rodar todos os jogos dos consoles de mesa da Sony por conta de sua nova arquitetura. O rumor indicava que o aparelho seria capaz de identificar os discos dos outros PlayStation e, assim, autorizar o download dos títulos. No entanto, essa informação foi desmentida pela Sony na primeira apresentação do PS5 e com divulgação das especificações oficiais da máquina meses depois.

É mito que o PS5 poderia rodar jogos do primeiro PlayStation como Crash Bandicoot — Foto: Divulgação - Naughtdog

2. Jogos de PS4 disponíveis no lançamento em 2020

VERDADE. A Sony fez uma apresentação em março de 2020 em que revelou boa parte das especificações técnicas do PS5. Entre as novidades, foi confirmado que o novo console terá mais de 100 jogos de PS4 disponíveis logo no seu lançamento. Será possível utilizar os Blu-ray convencionais e boa parte do Top 100 de sucessos da plataforma poderá ser acessada no aparelho com desempenho superior ao PS4 Pro, chamado de Legacy Mode na apresentação.

O PlayStation 5 terá aproximadamente 100 jogos de PS4 disponíveis em seu lançamento. — Foto: Divulgação/Sony

3. Design inicial revelado em agosto de 2019

MITO. Em agosto de 2019, uma foto surgiu na internet com o suposto design do PlayStation 5 (PS5). Um colaborador do site Letsgodigital teve acesso à patente do console registrada em nome da Sony, feita pelo designer da empresa Yusuhiro Ootori. No entanto, a gigante japonesa desmentiu os boatos de que aquele seria o modelo que chegaria às lojas e confirmou que se tratava apenas do kit de desenvolvimento, enviado para produtoras e desenvolvedoras de jogos. A Sony foi tão cautelosa que até mesmo estes modelos para desenvolvedores foram pouco mostrados na mídia especializada.

O PS5 teve este modelo feito sobre uma patente registrada pela Sony em 2019 — Foto: Reprodução - T3

4. PlayStation 5 terá suporte a Ray Tracing

VERDADE. O novo console da Sony fará uso de um efeito conhecido como Ray Tracing. Anteriormente, a tecnologia estava disponível apenas nas placas de vídeo mais modernas para PC. A novidade consiste em usar técnicas de iluminação e sombreamento para garantir efeitos ainda mais realistas aos games. Na apresentação oficial do PS5, foi possível ver o novo recurso no trailer de Gran Turismo 7. Todas as desenvolvedoras poderão utilizar o Ray Tracing na criação dos jogos.

PlayStation 5 abusará do Ray Tracing para aumentar o efeito realista dos jogos e Gran Turismo 7 será um deles — Foto: Reprodução - Sony

5. O PlayStation 5 será mais forte que o Xbox Series X

MITO. A nova geração de games sempre começa com a disputa para saber qual será o console mais poderoso. Alguns sites noticiaram que as especificações do PlayStation 5 seriam superiores as do Xbox Series X. De acordo com as publicações, tanto a GPU quanto a memória RAM do PS5 seriam maiores e mais potentes que as do console da Microsoft. Entretanto, com o anúncio oficial, veio a confirmação de que o novo Xbox tem vantagem apenas na GPU, enquanto o restante das especificações serão bastante parecidas em ambos os consoles.

O PS5 terá uma GPU menos potente que o console da Microsoft, diferente do que foi dito nos primeiros rumores — Foto: Reprodução - Chunaynay

6. PlayStation 5 terá SSD super rápido e expansível

VERDADE. O SSD é responsável por deixar os jogos cada vez mais rápidos e fluídos dependendo da sua quantidade de armazenamento. O PlayStation 5 (PS5) terá um SSD de 825 GB de fábrica, o que deve garantir desempenho muito rápido nas telas de carregamento e velocidade de processamento. Além do mais, o console aceita SSDs externos, mas somente para armazenamento de mais jogos e sem alterar o desempenho da máquina. Será algo parecido com o HD externo, que pode ser conectado ao PS4 para aumentar a sua memória.

PS5 SSD — Foto: Reprodução/YouTube

Mais do TechTudo