Segurança

Por Clara Fabro, para o TechTudo


Adwares são malwares de publicidade que podem se comportar de diferentes maneiras, e costumam se manifestar em celulares principalmente enviando notificações, anúncios e pop-ups. O programa costuma ser baixado e instalado pelo próprio usuário, sem o seu consentimento, e em casos mais graves pode até mesmo forçar acesso a sites suspeitos. Se o seu celular Android costuma "clicar" em links sozinho ou é comum que propagandas saltem à tela do seu smartphone, é muito provável que o seu celular tenha um adware.

O problema pode ser resolvido em alguns passos, como evitando baixar aplicativos suspeitos e usando um antivírus no celular. Confira, na lista a seguir, como remover adwares exibidos em excesso no celular Android.

Confira dicas com formas de como tirar anúncio da tela do celular — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Desinstalar aplicativos de lojas de terceiros

Os adwares podem infectar o smartphone por meio de phishing, ou seja, quando este tipo de malware vem acompanhado de um software ou aplicativo malicioso. Por este motivo, é muito importante fazer download de apps apenas de lojas oficiais, como a Google Play Store, por exemplo.

Se você percebeu o aparecimento de anúncios em excesso após baixar APKs ou outros programas em lojas não-oficiais, desinstalar estes softwares já deve ser o suficiente para interromper o bombardeio de anúncios. Para isso, vá até as configurações do dispositivo, toque sobre a pasta "Apps", procure pelo programa, toque sobre ele e, em seguida, sobre "Desinstalar".

Abra as configurações dos aplicativos e busque pelo software para prosseguir com a desinstalação — Foto: Reprodução/Lucas Mendes

2. Desativar permissões de aplicativos suspeitos

Checar as permissões concedidas aos aplicativos também é importante já que, assim, é possível verificar apps que pedem acesso a pastas que não deveriam. Suspeite de aplicativos com permissões invasivas, como o acesso ao serviço de acessibilidade ou à memória do celular, por exemplo, já que isso viabiliza a exploração de determinadas vulnerabilidades no sistema.

Para checar e modificar permissões de aplicativos, vá até as "Configurações" do celular, toque sobre "Apps" e sobre "Gerenciar permissões". Lá, é possível verificar e modificar quais apps têm permissões de acesso ao armazenamento, câmera, localização e contatos do smartphone, por exemplo.

Checar as permissões de apps é um passo importante para identificar apps suspeitos — Foto: Reprodução/Clara Fabro

3. Usar um antivírus no celular

Programas de segurança capazes de identificar malwares em tempo real também são uma boa opção para remover anúncio do celular. Pesquise por antivírus nas lojas oficiais e instale-o em seu smartphone. Será necessário aceitar as permissões do aplicativo, para que ela seja capaz de detectar potenciais ameaças no celular. Alguns dos principais antivírus disponíveis são capazes de remover os malwares detectados por completo, o que é uma opção válida para vítimas de golpes de phishing com dificuldade de identificar apps suspeitos ou comprometidos.

Celular Android escaneado com antivírus do Power Clean — Foto: Reprodução/Raquel Freire

4. Conferir aplicativos com atividade recente

Checar as atividades recentes dos aplicativos no celular também é um passo importante para identificar quais deles estão exibindo anúncios, já que os apps que mostram propagandas rodam em segundo plano e, por este motivo, aparecem na seção de atividades recentes do smartphone.

Para identificar possíveis apps suspeitos com esta opção, vá para as "Configurações" do celular e toque sobre "Apps". A opção para visualizar atividade recente de apps ou aplicativos recentemente abertos deve estar nesta seção.

Checar atividades recentes de aplicativos pode ajudar a identificar apps suspeitos rodando em segundo plano — Foto: Reprodução/Clara Fabro

5. Verificar notificações de sites

Conferir quais são os sites e páginas da web que têm permissão para exibir notificações no navegador do celular também é importante, já que esse recurso pode ser explorado por sites suspeitos que enviam pop-ups capazes de redirecionar o usuário para páginas maliciosas, o que pode resultar em infecções de malwares mais graves.

Para isso, abra o Chrome no seu celular e, em seguida, toque sobre o ícone de reticências localizado no canto direito superior da tela. Toque sobre "Configurações" e em "Notificações", deslize a tela para baixo e, em "Sites", desative as opções de permissão de envio de notificações dos sites que considera suspeitos.

Acesse as configurações do navegador para ver quais sites estão com notificações ativadas — Foto: Reprodução/Alessandro Junior

Como escolher um bom antivírus

Como escolher um bom antivírus

Mais do TechTudo