Redes sociais

Por Marcela Franco, para o TechTudo


É possível promover vendas no WhatsApp com alguns recursos do mensageiro para Android e iPhone (iOS). Serviços como links de pagamentos, listas de transmissão e chatbots podem ser usados no aplicativo para chegar até clientes e divulgar seus produtos e serviços.

O WhatsApp Business, versão comercial do mensageiro, também oferece funções exclusivas voltadas para facilitar a comunicação entre empresas e consumidores. Confira, na lista a seguir, como fazer vendas pelo WhatsApp e saiba quais recursos do mensageiro podem ajudar os seus negócios.

Veja recursos do WhatsApp que podem te ajudar a vender seus produtos e serviços — Foto: Rubens Achilles/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. WhatsApp Business

A versão do WhatsApp para negócios oferece ferramentas diferenciadas do aplicativo comum, como enviar mensagens pré-prontas ou automáticas de saudação para clientes e cadastrar um catálogo de produtos à venda. Os comércios presentes na plataforma possuem um perfil profissional com informações sobre o estabelecimento, como endereço, nome da empresa, horário de funcionamento e mais.

Como usar respostas automáticas no WhatsApp

Como usar respostas automáticas no WhatsApp

O WhatsApp Business também facilita a organização com etiquetas para categorizar as conversas com clientes, e fornece estatísticas de mensagens, o que ajuda a analisar o alcance do negócio no aplicativo, e a avaliar as estratégias de marketing da marca. Vale destacar que a versão empresarial do WhatsApp foi desenvolvida para pequenas empresas, mas o mensageiro oferece a API do Business para organizações de médio e grande porte, disponível pelo site (whatsapp.com/business/apply).

2. Chatbots

O WhatsApp oferece uma solução própria de chatbot pela API do Business, mas empresas também podem disponibilizar o recurso para o mensageiro de maneira paga. A proposta do serviço é criar funções automatizadas pré-definidas para responder usuários em tempo real. Sendo assim, a ferramenta permite que "robôs" façam o atendimento da empresa em alguns casos ou agilizem o processo de compra, o que permite que o consumidor entre em contato a qualquer momento via WhatsApp sem perder horas tentando abordar alguma loja por e-mail ou telefone.

Os chatbots são usados por empresa de grande e médio porte — Foto: Reprodução/Marcela Franco

A ferramenta é empregada frequentemente por empresas de médio e grande porte, sendo usada por marcas como Bradesco, Netflix e Habibs, por exemplo. Entretanto, o uso de chatbots apresenta algumas desvantagens, como o fato de o serviço ser pago, de forma que a organização deve investir na ferramenta. Além disso, a comunicação pode não ser tão efetiva caso o cliente busque por um atendimento muito específico.

3. Grupos de venda

Grupos de compras e vendas no WhatsApp podem ser uma boa forma para divulgar negócios e produtos, e costumam ser utilizados por vendedores de pequeno porte. É possível encontrar as conversas coletivas com a ajuda de aplicativos como o Zap Grupos, com extensões para Chrome, tipo o Grupos para WhatsApp, e até mesmo em outras redes sociais, como no Facebook.

Como achar grupos no WhatsApp com plugin para Chrome

Como achar grupos no WhatsApp com plugin para Chrome

No entanto, como nem sempre o vendedor conhece o cliente nos grupos do WhatsApp, é importante seguir algumas orientações de segurança para não sofrer fraude. Confira as redes sociais do cliente em potencial e pergunte algumas informações pessoais antes de aceitar fazer a venda. Vale também conversar com a pessoa e chegar a um acordo de enviar o produto após pagamento parcial ou total, para evitar calote.

4. Links de pagamento

Os links de pagamento trazem segurança e facilidade nas transações de compra e venda, já que uma plataforma pode intermediar o processo e oferecer maior variedade de formas de pagamento. O Mercado Pago e o PagSeguro são alguns dos serviços financeiros digitais que oferecem essa solução, que permite gerar o endereço de cobrança e enviar ao consumidor pelo WhatsApp.

Aplicativo Mercado Pago permite gerar link de pagamento para ser compartilhado via WhatsApp — Foto: Helito Beggiora/TechTudo

Segundo o CEO da PagBrasil Ralf Germer, disponibilizar um link de pagamento para os compradores é uma boa estratégia para alcançar mais público: "Esse link, criado junto com uma processadora de pagamentos de confiança, permite que as vendas sejam realizadas por qualquer canal online, sem exigir que o empreendedor tenha uma loja virtual", explica. Importante ficar atento porque as instituições costumam cobrar pelo serviço: o PagSeguro, por exemplo, possui uma taxa de 2,49% sobre o valor total do produto.

5. Fazer divulgação dos produtos

O WhatsApp conta com mais de 2 bilhões de usuários, e foi o aplicativo de mensagens mais baixado no Brasil em 2019. A popularidade do serviço comprova a importância de divulgar os produtos pelo mensageiro. O WhatsApp fornece alguns recursos para tal fim, como o Status, lista de transmissão e encaminhamento de mensagens de divulgação para grupos. Vale destacar que o uso de listas deve ser limitado, já que o disparo em massa de mensagens é proibido, segundo a política de uso do WhatsApp.

WhatsApp: perguntas e respostas sobre lista de transmissão de mensagens

WhatsApp: perguntas e respostas sobre lista de transmissão de mensagens

Como usar o mesmo WhatsApp em dois computadores? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Mais do TechTudo