Segurança

Por Pedro Cardoso, para o TechTudo


O McAfee WebAdvisor é um software gratuito para Windows que promete proteger o PC, enquanto a pessoa navega pela Internet. O programa funciona como uma extensão para navegador e tende a monitorar as atividades do usuário enquanto usa a web e faz buscas, para tentar evitar que ele seja impactado por malware ou phishing.

De fato, a instalação é rápida e o McAfee WebAdvisor ocupa um espaço irrisório no disco rígido. Ao abrir o navegador depois de sua instalação (em nossos testes, utilizamos o Google Chrome), o plugin pede para ser ativado apenas uma vez. Depois disso, ele passa a funcionar em segundo plano, com baixo consumo de memória RAM. A seguir, conheça os recursos do McAfee WebAdvisor e saiba como baixar a extensão. Vale ressaltar que o plugin funciona apenas em computadores com Windows, nas versões 7, 8, 8.1 e 10. Além disso, é compatível com os navegadores Google Chrome, Firefox, Microsoft Edge e Internet Explorer.

McAfee WebAdvisor promete proteger o usuário enquanto ele navega — Foto: Reprodução/McAfee

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Recursos do WebAdvisor

De acordo com o site oficial da companhia, o WebAdvisor oferece proteção para downloads e também verifica se o Firewall do antivírus está ativado. Embora o texto não explique como isso funciona, em nossos testes, o recurso não entrou em conflito com o Windows Defender e nenhum alerta foi emitido.

Por outro lado, o usuário precisa ficar em alerta para um detalhe. Quando o app oferece proteção ativa para o sistema de buscas, a ferramenta tenta impor o uso do Yahoo Buscas, e isso substituirá o Google Buscas no navegador. Neste caso, basta não aceitar as condições e continuar a usar o seu motor de busca preferido.

Além disso, o WebAdvisor também é capaz de corrigir o endereço URL quando o usuário escreve errado na barra do navegador. Se o link estiver algum caracter fora do lugar, uma página da McAfee abre de forma automática e sugere o caminho correto, como pode ser observado na imagem abaixo.

McAfee WebAdvisor corrige a URL digitada errada pelo usuário — Foto: Reprodução/Pedro Cardoso

Plataformas compatíveis

O software McAfee WebAdvisor é compatível com Windows 7, 8, 8.1 e 10, seja de 32 ou 64-bits. Quanto ao navegador, a ferramenta pode funcionar junto com o Google Chrome, Mozilla Firefox, Microsoft Edge do Windows 10, desde que atualizado para o “Fall Creators Update”, e Internet Explorer 10 ou mais recente.

Veja também: quatro dicas para proteger suas informações online

Quatro dicas para proteger suas informações online

Quatro dicas para proteger suas informações online

Como baixar e usar o WebAdvisor

Para fazer o download do WebAdvisor, basta acessar o site da McAfee e clicar o botão “Download grátis”. A página em questão vai detectar o navegador que o usuário está usando e direcionar para o arquivo correto. Ao dar um duplo clique no executável, na pasta de “Download” do computador, a extensão será instalada rapidamente. Para tal, será necessário aceitar os termos de compromisso.

Programa da McAfee fica integrado ao browser — Foto: Reprodução/Pedro Cardoso

Logo após, para começar a usar, basta ativar o plugin no menu de extensões do seu navegador e ele estará pronto para varrer os sites visitados em busca de malware. No Chrome, por exemplo, basta clicar no botão “Extensões”, que tem a figura de uma peça de quebra-cabeça, e habilitar a ferramenta.

App abre uma aba para mostrar como está protegendo o usuário — Foto: Reprodução/Pedro Cardoso

Depois disso, a extensão começará a funcionar em segundo plano e não é preciso tomar mais nenhuma medida. Ao clicar no botão do McAfee WebAdvisor, na barra de ferramentas do browser, o plugin mostra o número de sites rastreados e a quantidade de bloqueios por ser um potencial perigo para o usuário.

Privacidade e uso de dados

O site da McAfee possui uma lista extensa de dados que deve coletar do usuário e seus mais frequentes usos. Antes de instalar o WebAdvisor, vale a pena ler com calma a “Política de Privacidade” para saber se concorda com os termos ou não.

O WebAdvisor tem uma extensa lista dos dados que são coletados — Foto: Reprodução/Pedro Cardoso

Em resumo, a empresa pode coletar informações fornecidas pelo próprio usuário no momento do cadastro, como informações de contato, de pagamento e credenciais de acesso às redes sociais, quando for necessário. Pela ferramenta, também é possível a coleta de dados como detalhes do PC, informações sobre produtos visualizados e os apps utilizados para acessar a rede, entre outras informações.

De acordo com os termos legais, esse material coletado pode ser usado para fornecer a proteção necessária ao usuário ou para fins comerciais. A McAfee indica que esses dados servem para personalizar o atendimento ao cliente, realizar pesquisas de consumo e tendências de mercado, enviar anúncios de produtos e serviços, entre outros fins.

Como desinstalar o McAfee WebAdvisor

Ferramenta oferece fácil desinstação para o usuário — Foto: Reprodução/Pedro Cardoso

Para remover a extensão McAfee WebAdvisor, basta ir no gerenciador de plugins do navegador e pedir para removê-la. No caso do Google Chrome, por exemplo, vá no botão que simula uma peça de quebra-cabeça, encontre o app em questão e clique nos três pontos que aparecem ao lado dele. Depois, escolha a opção “Remover do Chrome”.

Mais do TechTudo