Carros Inteligentes

Por Victor Toledo, para o TechTudo


Transformar seu carro comum em smart já é possível no Brasil. Com serviços de Google, Apple e Amazon, é possível realizar chamadas, trocar de músicas ou até mesmo solicitar rotas no GPS apenas por meio de comandos de voz, a exemplo de caixas de som inteligentes. Android Auto e Apple CarPlay estão disponíveis de forma gratuita por meio de celulares Android e iPhone (iOS), enquanto o Echo Auto requer a compra de um dispositivo e precisa ser importado.

Entre as fabricantes que oferecem veículos compatíveis estão Chevrolet, Fiat e Honda, inclusive com modelos populares. Confira a seguir mais detalhes sobre os serviços, possíveis tipos de uso e saiba como deixar seu carro inteligente.

Sistemas que se integram ao painel do automóvel já estão disponíveis no Brasil — Foto: Divulgação/Apple

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Android Auto

O Android Auto é o serviço automotivo da Google que promete deixar seu carro inteligente e facilitar a vida do usuário no dia a dia. O sistema funciona por meio de celulares Android e promete uma usabilidade simples. Com conectividade Bluetooth ou via cabo USB, basta ligar o smartphone ao painel do automóvel para iniciar a interface do software.

O Android Auto tem como objetivo evitar que o usuário utilize o smartphone enquanto dirige, aumentando a segurança dos passageiros e também do transito. Com o serviço, é possível reproduzir musicas via Spotify, usar apps de GPS como o Waze e atender chamadas.

Android Auto é gratuito e já funciona em carros populares — Foto: Divulgação/Google

O diferencial do sistema é o suporte ao Google Assistente, permitindo ao usuário controlar as funções via comandos de voz, sem precisar tirar os olhos da estrada. Além disso, pela integração com o assistente da fabricante, o usuário pode controlar dispositivos de casa conectada ligados ao Google Home à distância, assim como ouvir notícias e tirar dúvidas sobre o clima ou possíveis trajetos.

Como citado anteriormente, o fácil acesso e o aspecto intuitivo são algumas das vantagens do serviço da Google. Entretanto, vale conferir no site do Android Auto se seu carro é compatível com o sistema. Alguns modelos de marcas tradicionais no Brasil como Chevrolet, Ford, Fiat e Honda já possuem suporte ao aplicativo.

2. Apple CarPlay

O Apple CarPlay é outro serviço de carro inteligente já disponível no Brasil. Com caraterísticas semelhantes ao Android Auto, esse serviço é interessante sobretudo para usuários de iPhones, iPads e iPods. A exemplo do Android Auto, usuários podem aproveitar músicas, solicitar rotas, fazer ligações ou até mesmo enviar mensagens via comandos de voz, dessa vez com a Siri, assistente da Apple.

A conectividade também é bastante simples: basta conectar o dispositivo por meio do cabo Lightning e, caso o veículo seja compatível, o simbolo do Apple CarPlay aparecerá no painel.

Apple CarPlay é o serviço voltado para usuários de iOS — Foto: Divulgação/Apple

Vale lembrar também que nem todos os carros apresentam suporte ao sistema, sendo necessário checar a compatibilidade do seu modelo no site da Apple. De acordo com a maçã, já existem mais de 500 automóveis compatíveis com o CarPlay, incluindo até mesmo carros populares de diferentes fabricantes.

3. Amazon Echo Auto

Outra opção que promete deixar o carro inteligente é o Echo Auto. Seguindo na linha dos dispositivos Echo já disponíveis para compra no Brasil, o serviço é um pouco diferente dos modelos citados anteriormente.

Ao invés de um app para celular, o exemplo da Amazon se trata de um dispositivo, que ainda não está disponível no mercado nacional. O acessório está à venda na loja oficial da empresa nos Estados Unidos, com preço de US$ 49,99 algo em torno de R$ 275 em conversão direta, sem impostos.

Echo Auto, assistente com Alexa para carros, ainda não está disponível no Brasil — Foto: Divulgação/Amazon

Outra diferença importante é na conectividade. Por se tratar de um dispositivo que funciona fora do sistema operacional do smartphone, é preciso conectar o Echo Auto via USB no automóvel e via Bluetooth no celular, funcionando como um intermediário. Dessa forma, a assistente virtual Alexa consegue atender solicitações de músicas, realizar chamadas e até mesmo ler livros adquiridos no Kindle.

Vale ressaltar que, como o dispositivo não é conectado em um painel digital, o GPS pode ser mais difícil de executar. Além disso, a proposta da Amazon pode fazer mais sentido para veículos mais antigos, funcionando como uma espécie de caixa de som inteligente conectada ao sistema de som do carro.

Amazon Alexa no Brasil: assistente de voz já funciona totalmente em português

Amazon Alexa no Brasil: assistente de voz já funciona totalmente em português

Waze para carros com Android Auto: como usar? Tire suas dúvidas no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo