Personalização

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


A tela inicial do iPhone (iOS) ganhou mais uma opção de personalização com a chegada dos widgets, integrados ao sistema no iOS 14. A função se tornou um sucesso entre os usuários, que logo começaram a procurar maneiras de organizar apps e criar pastas no iPhone. Entre os novos recursos do iOS 14 para organizar o smartphone, está a biblioteca de aplicativos e a possibilidade de ocultar aplicativos ou páginas inteiras do celular, sem remover os programas de forma definitiva do celular.

Além das ferramentas nativas, há aplicativos como Widgetsmith, que oferecem maneiras divertidas de personalizar a tela de início do smartphone da Apple. Confira, a seguir, seis dicas reunidas pelo TechTudo para organizar a tela de início do iPhone com recursos do sistema ou com apps externos.

Como organizar o iPhone com iOS 14: funções do novo sistema deixam arrumar a tela de início do celular da Apple — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Ocultar páginas da tela de início

O iOS 14 permite que o usuário oculte uma página inteira de aplicativos de uma só vez. Fazer isso economiza tempo, já que não é preciso ocultar cada programa ou pasta individualmente. O recurso facilita a vida de quem deseja esconder rapidamente uma página de apps do celular ou quer deixar o uso mais dinâmico, sem muitas telas lado a lado.

A ação é possível através de um novo menu de personalização do sistema, que permite marcar ou desmarcar todas as telas que o usuário deseja exibir. Vale destacar que remover uma tela não apaga os aplicativos instalados no iPhone, apenas oculta todos eles da visualização do usuário. Todos os ícones voltarão a ser exibidos quando o usuário restaurar a tela para o celular.

É possível organizar apps no iPhone ocultando páginas inteiras de aplicativos da tela inicial — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

2. Usar a biblioteca de apps

Outra forma de organizar apps no iPhone é com a nova biblioteca de aplicativos do iOS 14, que funciona de forma automatizada: o próprio sistema identifica os aplicativos de acordo com categorias e organiza os ícones automaticamente em pastas, facilitando a localização dos itens pelo usuário. O sistema agrupa os apps por gênero, como redes sociais, utilitários, entretenimento, jogos, entre outros, exibindo a galeria na última tela do sistema, localizada à direita.

Desta forma, pessoas que possuem muitos aplicativos instalados podem encontrar um programa específico mais rapidamente. Vale lembrar que os apps ocultados da tela inicial também podem ser encontrados na biblioteca para serem reativados.

Biblioteca de aplicativos do iOS 14 arruma apps do iPhone automaticamente em pastas — Foto: Reprodução/Rodrigo fernandes

3. Arrumar aplicativos em pastas

Criar pastas no iPhone é a forma mais tradicional de organizar os aplicativos na tela para encontrá-los mais rapidamente. O recurso, presente no iOS há anos, também resolve o problema de quem baixa muitos apps e deseja deixar a interface do celular mais limpa, diminuindo o número de telas lado a lado durante a navegação. Para facilitar a identificação das pastas, todos os grupos podem receber nomes criados pelo próprio usuário.

Como fazer pastas no iPhone: dica ajuda a organizar a tela inicial do celular — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

4. Mudar ícones de aplicativos

Para organizar a tela de início do iPhone, muitas pessoas mudam ícones de aplicativos. O iOS não permite realizar a ação de forma nativa, mas um truque utilizando o app Atalhos, da Apple, pode ajudar nesta tarefa. Para fazer ícones personalizados, o usuário deve criar um atalho para a ação de abrir aplicativos, selecionando o programa desejado durante a criação. Ao final do procedimento, o usuário poderá escolher qualquer foto da galeria para ilustrar o ícone, incluindo memes, fotos e desenhos.

Para que o atalho funcione, é preciso manter o aplicativo original instalado no celular. Uma dica para escondê-lo é ocultar o programa principal após a criação do atalho. Assim, somente o ícone personalizado permanecerá na tela para utilização.

Truque com o aplicativo Atalhos permite mudar ícones dos apps para personalizar e arrumar o iPhone com iOS 14 — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

5. Usar os Conjuntos Inteligentes

Assim como muitos aplicativos podem incomodar alguns usuários, usar muitos widgets na tela do iPhone pode ser um problema para aqueles que preferem uma visão mais limpa durante a utilização do celular. Para contornar esse problema, é possível criar um Conjunto Inteligente, que é uma espécie de “pasta de widgets”. Para criar um desses grupos, basta selecionar um widget e depositá-lo em cima de outro. Os widgets serão combinados imediatamente, permitindo que o usuário navegue entre eles deslizando o dedo dentro da pasta.

O usuário tem a liberdade de criar conjuntos com os widgets que desejar, mas o iOS também oferece alguns modelos prontos. Mesmo assim, é possível escolher quais programas o usuário quer deixar no grupo, assim como sua ordem de exibição na tela.

iOS 14 permite editar os Conjuntos Inteligentes que agrupam widgets — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

6. Personalizar os widgets

Alguns aplicativos externos permitem personalizar os widgets do iPhone, mudando cores e fontes dos novos atalhos do iOS. Dessa forma, o usuário poderá deixar a tela do celular com o seu estilo. Apps gratuitos como o Widgetsmith possibilitam que o usuário use widgets com diferentes tamanhos e cores de plano de fundo diferentes dos padrões do iPhone, criando uma tela personalizada e individual.

Widgetsmith permite personalizar widgets de diferentes cores e organizar o iPhone — Foto: Reprodução/Helito Beggiora

Quer deixar o iPhone mais rápido? Veja como no Fórum do TechTudo.

iOS 14: como tirar print com toque atrás do iPhone

iOS 14: como tirar print com toque atrás do iPhone

Mais do TechTudo