Produtividade

Por Graziela Silva, para o TechTudo


Assinar documentos pelo smartphone pode ser uma tarefa simples com aplicativos de assinatura digital grátis. Com ferramentas como Adobe Reader, Office Mobile e DocuSign, é possível elaborar uma assinatura digital para inserir em qualquer documento de forma rápida. Essas plataformas gratuitas estão disponíveis em português na Google Play Store e na App Store, e podem ser usadas em celulares Android ou iPhone (iOS).

Não é preciso ter um scanner ou impressora tradicional para assinar os documentos online, e os apps aceitam arquivos em diversos formatos. Além disso, os aplicativos para assinatura digital permitem compartilhar e enviar os documentos para outras plataformas, como o Google Drive, o que torna o compartilhamento seguro e prático. A seguir, confira a seleção do TechTudo com cinco opções de aplicativos de assinatura digital.

Aplicativos para fazer assinatura digital ajudam a conferir documentos de maneira totalmente online — Foto: Graziela Silva/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Adobe Reader

É possível assinar documentos de modo gratuito em celulares Android ou iPhone (iOS) com o Adobe Reader. O aplicativo, disponível em português, requer login com os dados de uma conta do Gmail, Facebook ou da Apple vinculada a uma Adobe ID. Após o cadastro, toque sobre “Preencher e Assinar”, na tela inicial da plataforma, e selecione o arquivo que receberá a assinatura digital. O Adobe Reader aceita apenas documentos em formato PDF.

O usuário pode optar por desenhar a assinatura online com uma caneta virtual, ou inserindo uma imagem ou tirando uma foto da assinatura digital. O arquivo assinado pode ser compartilhado no e-mail ou em mensageiros. Outra alternativa é salvar o documento na galeria do celular ou na nuvem. A assinatura digital fica armazenada no Adobe Reader e pode ser inserida em outros documentos pelo app.

Faça a assinatura de documentos online gratuitamente pelo aplicativo Adobe Reader — Foto: Reprodução/Marvin Costa

2. Office Mobile

O Office Mobile também possui uma seção exclusiva para realizar a assinatura digital grátis de documentos no Android e iPhone (iOS). Primeiro, é preciso fazer login com os dados de uma conta Microsoft para usar o aplicativo. Assim como o Adobe Reader, o Office Mobile assina apenas documentos em formato PDF.

Para fazer a assinatura digital, abra a seção “Ações” no menu inferior e toque em “Assinar um PDF”. Selecione o arquivo que deseja e faça a assinatura tocando sobre a tela do celular. A ferramenta ainda possibilita mover a assinatura para qualquer espaço do documento e alterar a cor do traço utilizado. Com o arquivo finalizado, é possível salvar a assinatura para usos posteriores e compartilhar o arquivo com outros usuários em mensageiros.

O Office Mobile é uma das opções para quem procura por aplicativos de assinatura digital — Foto: Reprodução/Graziela Silva

3. Assine manuscrito digital - PDF

Outro aplicativo para assinatura eletrônica de documentos é o Assine manuscrito digital - PDF, disponível apenas para Android. A plataforma não requer login para uso, e basta acessar o "mais" na página inicial para assinar um documento. A ferramenta só aceita arquivos em PDF do cartão de memória ou de apps de armazenamento, como o Google Drive.

A assinatura digital é feita com uma caneta virtual controlada com as pontas dos dedos. O documento assinado pelo Assine manuscrito digital - PDF pode ser salvo no celular ou enviado pelas redes sociais.

É muito simples usar o app “Assine manuscrito digital - PDF” para assinar documentos online — Foto: Reprodução/Graziela Silva

4. DocuSign

A versão gratuita do DocuSign para Android e iPhone (iOS) tem acesso liberado após login com e-mail e senha. É possível abrir arquivos em PDF ou imagem, salvos no celular ou de outros aplicativos, como o Google Drive. Ainda é possível digitalizar documentos impressos com a câmera do celular para assinar no aplicativo.

Toque em “Mais” para digitalizar um arquivo e, então, escolha a opção “Assinar Agora” para autografar com uma caneta virtual. Os documentos são salvos na memória do celular ou enviados nas redes sociais. A versão gratuita do DocuSign permite encaminhar três arquivos assinados. O aplicativo não permite tirar prints de tela durante o processo de assinatura.

A versão gratuita do DocuSign possui várias funções para quem busca por um aplicativo de assinatura digital mais completo — Foto: Divulgação/DocuSign

5. Adobe Fill & Sign

Quem busca por aplicativos de assinatura digital para Android ou iPhone (iOS) pode usar o Adobe Fill & Sign. Ele permite assinar e enviar documentos rapidamente sem precisar de cadastro no app. É possível modificar arquivos em PDF, da galeria de fotos ou digitalizar um documento impresso.

A assinatura é feita por uma caneta virtual e pode ser inserida em qualquer local do documento. Após assinar, o arquivo é convertido em PDF e pode ser compartilhado com outros aplicativos ou salvo no celular.

De modo rápido e sem cadastro, usuários podem usar o Adobe Fill & Sign para assinar documentos digitais — Foto: Reprodução/Graziela Silva

Quer escanear documentos de forma mais precisa? Saiba mais no Fórum do TechTudo.

Quatro dicas para proteger suas informações online

Quatro dicas para proteger suas informações online

Mais do TechTudo