Educação

Por Luana Antunes, para o TechTudo


É possível aprender à distância com o aplicativo Bookplay. O app é uma plataforma brasileira que fornece conteúdos de estudos para todas as idades, como e-books, audiolivros e video-aulas. Os conteúdos do "streaming de educação" vão desde o infantil até profissionais de áreas variadas, como pedagogia, enfermagem, psicologia, vendas e mais. O Bookplay está disponível para download em celulares Android e iPhone (iOS).

Além do acervo educativo, há até um catálogo com as revistas brasileiras mais populares do mercado. O Bookplay teve um aumento de acessos devido à procura por ensino à distância na pandemia, com um crescimento de 25% entre março e junho. Confira na lista a seguir como funciona a plataforma e se vale a pena a assinatura.

Bookplay vale a pena? Saiba o que é a plataforma de estudos — Foto: Divulgação/Bookplay

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é o Bookplay e como funciona?

Bookplay é uma plataforma de streaming, como a Netflix, mas com conteúdos educativos em diversos formatos, como apostilas, vídeo-aulas, revistas e livros. O aplicativo para celulares fornece livros, audiolivros e videoaulas e até banca com as versões digitalizadas dos jornais e revistas mais conhecidos no Brasil. Os livros disponibilizados pelo Bookplay podem ser lidos de forma offline pelo assinante em qualquer lugar.

Para ter acesso ao Bookplay, é preciso pagar uma assinatura mensal de R$ 159,90, que libera todos os conteúdos da plataforma para até três usuários simultâneos. Para assinar o Bookplay, basta criar um login e senha de cadastro e escolher a forma de pagamento que deseja.

Bookplay é a nova forma de aprender á distância — Foto: Reprodução/Luana Antunes

O que o Bookplay oferece?

O acervo do Bookplay conta com e-books, audiolivros e até uma banca com as versões digitalizadas dos jornais e revistas mais conhecidos no Brasil. O catálogo de revista traz várias categorias, como Celebridades, Educação, Negócios e Tecnologia, Bem Estar, Arquitetura, Culinária, Fitness e mais.

Já os cursos da plataforma são de inglês, engenharia, vendas, beleza, tecnologia, psicologia, administração, decoração e outras áreas. Os mais procurados são os de enfermagem e pedagogia. A maior parte dos cursos do Bookplay tem certificado de conclusão, mas vale lembrar que não é reconhecido pelo Mec, já que se tratam de aulas complementares.

Bookplay também conta com uma seção exclusiva para crianças, chamada Bookplay Kids. A parte infantil conta com muitas revistinhas de personagens, livros de fábulas e histórias, além de jogos educativos online. Outro serviço extra do Bookplay é o Clube de Benefícios para assinantes, que traz ofertas e descontos em saúde, serviços e alimentação. São mais de 100 empresas parceiras.

O app conta com uma seção infantil — Foto: Reprodução/Luana Antunes

Como usar o aplicativo?

Bookplay pode ser baixado em celulares Android e iPhone e acessado em navegadores no PC pela versão web, que não apresenta grandes diferenças no uso e interface para o assinante. Basta logar com as credenciais válidas para entrar no Bookplay. No topo do aplicativo são exibidos os ícones da parte infantil, do clube de benefícios e uma lupa para pesquisar conteúdos.

Para acessar os cursos da plataforma, é só tocar sobre a opção correspondente para conferir detalhes, como resumo de carga horária, autor, editora, categoria e avaliação. O funcionamento de conteúdos da banca, como revistas, é semelhante, e traz detalhes como data de publicação, periodicidade, editora, categoria. O Bookplay fornece um resumo do que esperar de todos os conteúdos da plataforma.

O modo de busca facilita o uso da plataforma — Foto: Reprodução/Luana Antunes

Como funciona o cancelamento do Bookplay?

Conforme está descrito nos Termos de Uso do Bookplay, o cancelamento pode ser feito a partir da legislação que estiver em vigor. A opção para cancelar a assinatura está disponível nas "Configurações de Conta", no caso da App Store, ou diretamente com a Central de Atendimento no número 0800-779-6000 ou pelo e-mail "contato@bookplay.com.br" (sem aspas).

O assinante deve se atentar ao fato de que o Bookplay informa nos Termos de Uso que não reembolsa e não dá créditos por períodos de inatividade do usuário na plataforma. No caso de assinaturas anual ou bienal, o pagamento deve ser efetivado mesmo que não haja mais interesse em usar o Bookplay.

Bookplay: como cancelar assinatura é uma das principais queixas no Reclame Aqui — Foto: Reprodução/Luana Antunes

Vale ressaltar que as principais reclamações de clientes do Bookplay na plataforma Reclame Aqui se referem ao cancelamento da assinatura, correspondendo a 17.41% de todas as explanações. Os relatos denunciam problemas como não conseguir cancelar e a lentidão do processo de cancelamento, com alguns casos indicando que foram necessários mais de dois meses de tentativas para terminar a assinatura do Bookplay. Apesar de muitas queixas no site, todas foram respondidas pela empresa, e o Bookplay tem nota 7.9 de 10 no Reclame Aqui.

Como adicionar capa em livros da biblioteca do Kindle? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Wattpad Web: veja como usar o site para ler livros grátis

Wattpad Web: veja como usar o site para ler livros grátis

Mais do TechTudo