Entrega e Delivery

Por Luana Antunes, para o TechTudo


AiQFome é um aplicativo de entrega de comida que trabalha em conjunto com parceiros locais, donos de restaurantes, entregadores e clientes em diversas cidades do Brasil. A plataforma foi recentemente comprada pelo Magazine Luiza e será integrada ao app Magalu. O concorrente do iFood está disponível para download no Android e iPhone (iOS) e é a terceira maior plataforma de delivery do país, com 2 milhões de usuários. Na lista a seguir, o TechTudo responde cinco perguntas sobre o aplicativo AiQFome e como ele funciona.

O app AiQFome é mais uma opção para pedir comida em casa — Foto: Luana Antunes/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

O que é o AiQFome?

O AiQFome é um aplicativo de delivery de comida que trabalha com entregadores e donos de restaurantes. A plataforma existe há 13 anos e está disponível para download em celulares Android e iPhone (iOS). O app está presente em quase 500 cidades em 21 estados brasileiros, desde São Paulo, na região Sudeste, até o Acre, no Norte. Para levar o aplicativo para alguma cidade é preciso que exista um representante interessado no investimento, os chamados “city managers”, que cuidam do comercial e financeiro local enquanto o AiQFome fornece marketing, suporte e tecnologia.

O AiQFome não cobra taxa de adesão nem de mensalidade. O usuário, a partir do site ou do app, pode escolher entre várias opções de restaurantes e o AiQFome ganha uma comissão em cima de cada pedido efetuado pelo cliente. Um dos requerimentos da plataforma para vendedores é que os restaurantes cadastrados vendam os pratos no app pelo mesmo valor aplicado nos estabelecimentos físicos.

O AiQFome usa linguagem jovem e se aproxima do cliente — Foto: Reprodução/Luana Antunes

Como vender no AiQFome?

Caso tenha interesse em ser entregador do AiQFome, é necessário realizar um cadastro no site “biz.aiqfome.com/aiqfome-pra-entregadores” (sem aspas). As informações necessárias são básicas, como nome, celular, e-mail, cidade, estado e como deseja realizar as entregas (de bicicleta ou moto). Depois disso, o aplicativo entrará em contato pelo WhatsApp para os próximos passos.

Já no caso de cadastramento de restaurantes interessados em vender no AiQFome, é necessário acessar o link “biz.aiqfome.com” (sem aspas) e preencher as informações sobre a loja, como nome, CNPJ, razão social, telefone, localidade, além de dados sobre o responsável pelo estabelecimento, como nome, e-mail e telefone. Depois do cadastro inicial, basta esperar o retorno do AiQFome.

Os cadastros para ser entregador do AiQueFome ou para vender na plataforma são simples — Foto: Reprodução/Luana Antunes

Como usar o AiQFome?

Para acessar o delivery, primeiro confira se o AiQFome está presente na sua cidade pelo endereço “aiqfome.com/cidades” (sem aspas). Depois é preciso realizar um cadastro, que pode ser feito com a conta do Facebook ou com um e-mail. Quando a conta for confirmada, é só realizar o pedido.

O usuário pode navegar no aplicativo do AiQFome por categorias como “Lanches”, “Pizza”, “Burguer”, “Porções” e “Marmitex”, que ficam na parte superior da tela ou, se preferir, pode pesquisar o prato ou restaurante específico selecionando o ícone de lupa no canto superior direito.

O AiQFome aceita pagamentos em cartão de crédito pelo aplicativo ou em dinheiro e outros cartões diretamente para o entregador. Para conferir se o restaurante aceita a forma que o usuário deseja pagar basta filtrar a pesquisa, no ícone de filtro no canto inferior direito, para aparecer somente lojas que aceitam o tipo de pagamento desejado. Também é possível checar o pagamento que a loja aceita nas informações principais do restaurante. Além disso, o app conta com um serviço de suporte de chat para possíveis problemas.

O app é simples e o usuário aprende a usar rapidamente — Foto: Reprodução/Luana Antunes

Como conseguir e usar cupom do AiQFome?

O AiQFome disponibiliza cupons para utilizar nos pedidos de diversas formas. Os códigos promocionais podem chegar até o usuário por notificações do app ou pelo e-mail que está cadastrado. É necessário se atentar ao fato de que não é possível utilizar mais de um cupom no mesmo pedido, e que ele pode ser temporário ou até ter uma quantidade limite.

O cliente também pode obter cupons ao indicar o app para colegas. Basta ir até o menu do AiQFome e procurar por “indique um amigo” que lá estará o código de indicação. Para usá-lo, o amigo precisa realizar o cadastro e informar o código que você enviou a ele. O amigo indicado ganha 25% de desconto na primeira semana de cadastro e apenas após ele fazer um pedido que o usuário que indicou receberá um cupom de 15%.

Além disso, nas redes sociais do AiQFome no Instagram, Facebook, Messenger, Twitter e YouTube também são liberados alguns cupons.

Os cupons podem aparecer nas mídias sociais do AiQfome — Foto: Reprodução/Luana Antunes

AiQFome vale a pena?

Alguns aspectos do AiQFome podem chamar a atenção. Por exemplo, a linguagem e a interface do aplicativo é jovem e até extrovertida, com uso de emojis e até mesmo uma forma carinhosa de chamar os clientes: "fominha". Um dos principais diferenciais do aplicativo é a cobertura, que pode ser uma desvantagem dependendo da residência do usuário. O modelo de negócios do AiQFome dá preferência para cidades de 30 mil até 350 mil habitantes, o que impede sua presença nas capitais, por exemplo.

O AiQFome só conta com restaurantes e tem foco total no ramo alimentício, enquanto iFood e Rappi têm mercados com outros tipos de serviço disponíveis na plataforma. Além disso, se comparado aos outros aplicativos, como iFood, Uber Eats e Rappi, o AiQFome tem a maior média de avaliação na Play Store e na App Store, com 4,8 estrelas de 5,0.

Quais são os sites de cupom mais atualizados? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Como cadastrar um código de desconto no iFood

Como cadastrar um código de desconto no iFood

Mais do TechTudo