Produtividade

Por Clara Fabro, para o TechTudo


Aplicativos de anotação como o Samsung Notes podem ser grandes aliados no dia a dia para quem prefere organizar as tarefas pelo celular. O app, que vem instalado de fábrica em smartphones Samsung e está disponível para download na Google Play Store para Android, traz funções úteis como fazer listas de compras de mercado, adicionar lembretes com alarmes e anexar arquivos em PDF destacando frases importantes com anotações sobrepostas e marca-texto.

Outros recursos do Samsung Notes permitem adicionar cores e marcas para customizar notas, além fixá-las no topo da página inicial do aplicativo para poder encontrá-las com maior facilidade. Também é possível adicionar lembretes com alertas a partir do relógio do celular ou fixar a nota na tela principal no smartphone. Na lista abaixo, o TechTudo traz oito funcionalidades do Samsung Notes que podem facilitar ainda mais a organização de listas de tarefas e anotações no celular.

Samsung Notes: saiba para que serve o aplicativo de notificações disponível para celulares Android — Foto: Clara Fabro/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Customizar notas com cores e marcas

Customizar suas notas adicionando cores de fundo e marcas pode facilitar a organização de suas anotações. Você pode atribuir cores específicas para suas listas e definir o azul para compras de supermercado e vermelho para lembretes importantes, por exemplo. As cores destacam as notas, que podem ser facilmente encontradas na tela principal do aplicativo para anotações.

Você pode customizar suas notas adicionando diferentes cores de fundo — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Além disso, você também pode adicionar marcas para suas notas e, assim, simplificar a busca por um item específico. Para procurar por uma marca, toque sobre o menu superior na lateral esquerda do app e selecione "Marcas". Por lá, você pode verificar as categorias que definiu para suas anotações, o que confere maior organização e facilita sua busca.

O app Samsung Notes permite adicionar marcas para facilitar a busca por anotações salvas — Foto: Reprodução/Clara Fabro

2. Anexar arquivos em PDF, imagens e áudio

O Samsung Notes tem um diferencial muito interessante que é a possibilidade de anexar arquivos em PDF, além de imagens e áudio em suas notas. O lado útil da ferramenta é que as imagens e arquivos de textos podem ser editados com desenhos e marca-texto. Já a ferramenta de áudio deixa o usuário descrever uma ideia por voz e acompanhar o desenvolvimento dela enquanto escreve seu texto.

Para anexar arquivos no Samsung Notes, abra sua anotação no app, toque no ícone de lápis e, em seguida, sobre o clipe no canto superior direito da tela. Serão exibidas as opções para anexar arquivos de outros formatos, e você pode escolher entre imagem, PDF, desenho, gravação de voz (gravar um arquivo pelo app), arquivo de áudio (já salvo no dispositivo) e caixa de texto.

Adicione arquivos de diferentes formatos às suas notas no Samsung Notes, aplicativo de anotações — Foto: Reprodução/Clara Fabro

3. Salvar anotações em diferentes formatos

Suas notas também podem ser salvas e compartilhadas em diferentes formatos pelo app Samsung Notes: as opções são PDF, Microsoft Word ou PowerPoint e arquivo de imagem ou de texto. Essas alternativas são boas opções para quem usa o aplicativo para escrever textos longos ou deseja criar uma apresentação rápida pelo celular e salvá-la em .ppt, por exemplo.

Também é possível salvar o arquivo do Samsung Notes em outros formatos — Foto: Reprodução/Clara Fabro

4. Evidenciar conteúdo com 'marca-texto' e desenhos

Além de poder anexar e salvar arquivos em diferentes formatos, existe também a opção de destacar determinado conteúdo com desenhos ou marca-texto no app de notas. Em arquivos de PDF anexados, por exemplo, é possível marcar partes do texto como é feito manualmente com uma caneta. Além disso, o Samsung Notes também deixa desenhar sobre fotos, adicionando pequenos corações e estrelas sobre as imagens, por exemplo.

Você pode adicionar marcações e evidenciar texto com o Samsung Notes, inclusive de arquivos em PDF anexados — Foto: Reprodução/Clara Fabro

5. Fixar widget na tela inicial do celular

Para não esquecer um lembrete importante, este recurso do Samsung Notes pode ajudar: basta fixar a nota na tela inicial do smartphone para manter seus compromissos à vista. Para isso, toque sobre a anotação e, logo depois, sobre o menu de opções representado pelas reticências no canto superior direito da tela. Em seguida, assinale "Fixar à Tela Inicial" e, em seguida, "Adicionar" para acrescentar um widget com a sua nota à tela inicial do dispositivo.

Você pode adicionar widgets à tela inicial do smartphone para não esquecer anotações importantes — Foto: Reprodução/Clara Fabro

6. Adicionar lembretes com alertas

Outra opção para não esquecer de suas notas é adicionar lembretes com alertas pelo relógio do dispositivo. Assim, você pode definir um dia e horário para que o lembrete salte à tela do smartphone e você não perca seu compromisso ou esqueça de realizar uma tarefa. Para isso, assinale a nota e acesse o menu superior no canto direito da tela. Em seguida, toque sobre "Adicionar ao lembrete" e em "Detalhes". Depois, toque sobre "Alerta" e defina um horário e local para o seu lembrete e confirme a ação em "Salvar".

Os lembretes com alertas também são úteis: defina um horário e local para não esquecer tarefas — Foto: Reprodução/Clara Fabro

7. Fixar notas favoritas na parte superior do app

Você favoritar notas para que elas fiquem em evidência na página inicial do app — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Você também pode dar mais visibilidade às suas notas importantes favoritando-as no aplicativo. Assim, elas ficam no topo das anotações salvas, na página inicial do Samsung Notes. Para adicionar uma estrelinha de favorito às suas notas, basta tocar sobre o ícone de lápis do canto direito superior da tela e, em seguida, sobre o menu lateral. Toque sobre a opção "Adicionar aos favoritos" e, assim, a nota ocupará a primeira posição de suas anotações.

8. Recuperar anotações excluídas no Samsung Notes

As notas excluídas podem ser recuperadas em até 15 dias no Samsung Notes — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Para recuperar notas excluídas acidentalmente, vá até o menu do Samsung Notes, localizado no canto superior esquerdo da tela. Em seguida, toque sobre "Lixeira" e selecione a nota deletada para restaurá-la, tocando sobre a opção na aba inferior. Pronto! Sua anotação voltará para a tela inicial do app. É importante ressaltar que notas deletadas serão apagadas definitivamente da lixeira do Samsung Notes em 15 dias.

Cinco dicas para você organizar o seu celular

Cinco dicas para você organizar o seu celular

Mais do TechTudo