Imagens

Por Rodrigo Fernandes, para o TechTudo


Alguns recursos nativos do Android e do iPhone (iOS) podem ajudar os usuários que acumulam fotos no celular a organizar esses arquivos. As galerias permitem, por exemplo, esconder imagens indesejadas sem apagá-las definitivamente, criar álbuns de memórias de um momento específico, usar filtros de pesquisa para encontrar fotos com facilidade e até marcar fotografias como favoritas para deixá-las em destaque. Confira, a seguir, seis dicas listadas pelo TechTudo para organizar fotos no celular com recursos simples.

Como organizar fotos no iPhone: dicas ajudam a arrumar imagens no iOS e Google Fotos — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Separar fotos em álbuns

Separar as fotos em álbuns é o primeiro passo para deixar a galeria organizada. Você pode agrupar imagens de uma viagem ou de uma festa em um único local, por exemplo, facilitando a identificação desses arquivos e evitando que fiquem misturadas a outros eventos no rolo da câmera. No iPhone, é possível criar quantos álbuns desejar, tocando no ícone de “+” localizado no canto superior esquerdo da tela. Além disso, o iOS permite criar pastas para reunir vários álbuns separados. Desta forma, você pode segmentar ainda mais a organização.

O Google Fotos também possui a opção de criar álbuns. Para isso, basta abrir a aba “Biblioteca” e selecionar “Novo Álbum”. É possível dar um nome ao álbum, assim como determinar a localização em que as fotos foram capturadas. Tanto no Android quanto no iOS ainda é possível criar álbuns compartilhados com outras pessoas.

Como organizar fotos no Google Fotos: o app permite criar álbuns de fotos e vídeos — Foto: Reprodução/Raquel Freire

2. Ocultar fotos no celular

O iPhone e o Android permitem ocultar as fotos da galeria principal do celular, fazendo com que elas fiquem “escondidas”, sem removê-las definitivamente do aparelho. O recurso é útil para reduzir a quantidade de imagens acumuladas, mas também evita que outras pessoas tenham acesso a fotos íntimas quando estiverem em posse do celular.

Para esconder fotos no Android, o usuário deve marcar os itens desejados e selecionar a opção “Mover para o Arquivo”. Depois, basta acessar a pasta “Arquivo” para encontrar as imagens. Para ocultar fotos no iPhone, basta selecionar os arquivos desejados, tocar no ícone de compartilhamento e selecionar “Ocultar”. As imagens poderão ser encontradas posteriormente no álbum “Itens Ocultos”.

Ocultar fotos da galeria do iPhone também ajuda a organizar a galeria — Foto: Reprodução/Helito Bijora

3. Fazer backup das fotos e apagá-las do celular

Outra forma de limpar a galeria do celular é optar por fazer backup automático das fotos. Desta forma, as imagens passam a ser armazenadas diretamente na nuvem, deixando a galeria limpa e economizando espaço na memória do aparelho. Essa alternativa também permite que o usuário encontre todas as imagens em aparelhos diferentes, caso utilize mais de um telefone, além de deixar os arquivos seguros em caso de perda ou roubo do celular.

O backup automático de fotos do iPhone no iCloud pode ser ativado na seção de fotos dentro dos Ajustes do sistema. Já no Android, a opção está disponível nas configurações de backup e sincronização dentro do Google Fotos.

Acesse as configurações do Google Fotos para ativar o backup automático — Foto: Reprodução/Clara Fabro

4. Marcar fotos como favoritas na galeria

Marcar fotos como favoritas é uma maneira de encontrar as melhores imagens com facilidade em um álbum exclusivo. No iPhone, basta tocar no ícone de coração para sinalizar o arquivo como favorito. No Google Fotos, é preciso selecionar o ícone de estrela. Os dois sistemas possuem um álbum chamado “Favoritos” na tela principal da galeria que reúne esses arquivos para acesso rápido.

iPhone (iOS) e Android (Google Fotos) permitem marcar fotos como favoritas na galeria — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

5. Usar filtros de pesquisa para encontrar fotos

O iPhone organiza as fotos capturadas na câmera de acordo com a localização e data em que foram tiradas. Além disso, o sistema identifica automaticamente elementos recorrentes nas fotos, como animais, lugares, comida e rostos de pessoas que aparecem frequentemente nas imagens, criando pastas que agrupam esses arquivos. Esses álbuns de fotos ficam disponíveis na tela inicial do rolo da câmera, mas também é possível usar a ferramenta de busca para encontrar esses arquivos com rapidez. Ao pesquisar por “praia”, por exemplo, o iOS exibirá todas as fotografias encontradas neste ambiente.

No Google Fotos, o sistema de identificação é semelhante, e também organiza as imagens de acordo com a localização e data. Além disso, o serviço também oferece pastas criadas automaticamente com imagens de elementos recorrentes, como céu, festas, paisagens, carros, reconhecimento facial de pessoas e até datas comemorativas, como Natal e casamentos. A ferramenta de busca também permite localizar imagens específicas usando essas palavras-chave.

iPhone identifica elementos das fotos e cria grupos automaticamente; filtro de pesquisa ajuda na localização das imagens — Foto: Reprodução/Rodrigo Fernandes

6. Apagar imagens desnecessárias

Imagens recebidas em mensageiros como o WhatsApp podem lotar a galeria do celular, ocupando espaço na memória com imagens muitas vezes desnecessárias, como memes e fotos repetidas. No entanto, é possível desativar o download automático, determinando que o aplicativo não armazene fotos no aparelho, evitando um excesso no armazenamento de documentos.

Para desativar o download automático de fotos do WhatsApp no Android, abra as configurações do mensageiro, acesse “Uso de Dados e armazenamento” e desative a opção “Download automático”. Já no iPhone, acesse os Ajustes do WhatsApp, vá em “Conversas” e desabilite a opção “Salvar no Rolo da Câmera”.

Desative a opção de salvar imagens no rolo da câmera para economizar espaço — Foto: Reprodução/Karen Malek

Como recuperar fotos apagadas no Android? Descubra no Fórum do TechTudo.

Cinco dicas para você organizar o seu celular

Cinco dicas para você organizar o seu celular

Mais do TechTudo