Entrega e Delivery

Por Clara Fabro, para o TechTudo


Pedidos de delivery em apps como o iFood estão em alta desde meados de março, principalmente em razão do período de isolamento provocado pela pandemia de Covid-19 no país. No entanto, a concorrência entre os diversos restaurantes cadastrados no aplicativo pode dificultar as vendas de pequenos e médios estabelecimentos na plataforma. Pensando nisso, o TechTudo preparou uma lista com algumas dicas que podem ajudar a aumentar as vendas pelo iFood.

Ficar atento ao horário em que os consumidores fazem mais pedidos e oferecer descontos, além de frete grátis e promoções como cartões de fidelidade, podem ajudar a aumentar as vendas pelo iFood. Confira, a seguir, seis dicas para vender no app de delivery para Android e iPhone (iOS).

Como vender pelo iFood? Lista traz seis dicas para impulsionar número de pedidos pelo app — Foto: Marvin Costa/TechTudo

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1. Mudar horário do restaurante

O horário pode influenciar positivamente nas vendas pelo iFood, e os donos de restaurante devem prestar atenção ao período em que há maior saída e maior número de pedidos na plataforma. O comportamento dos consumidores deve ser utilizado como parâmetro para definir os horários de abertura e fechamento dos estabelecimentos. Assim, se o número de pedidos costuma ser maior na hora do almoço, por exemplo, e o seu restaurante só abre na parte da tarde, pode ser mais interessante e lucrativo mudar o horário de atendimento do estabelecimento pelo app.

2. Aderir a programas de fidelidade

Os programas de fidelidade são boas opções para atrair clientes novos e manter os consumidores antigos e regulares. A promoção funciona assim: você pode estipular um número de pedidos mínimos que podem ser realizados em um determinado período e, se o cliente realizá-los cumprindo o tempo descrito, ele ganha uma refeição ou um desconto na próxima compra.

Por exemplo, se o estabelecimento é uma pizzaria, é possível oferecer uma pizza pequena de graça na compra de cinco pizzas médias em um mês. Ou, se você vende lanches, pode oferecer uma porção de batatas gratuitamente após a compra de cinco combos.

iFood tem opção de progrma de fidelidade para negócios atraírem clientes — Foto: Ana Marques/TechTudo

3. Fazer promoções e aceitar cupons

Oferecer promoções aos clientes pode colocar seu restaurante em evidência no iFood. A técnica de oferecer combos com bebidas ou sobremesas gratuitas já é um truque utilizado por restaurantes populares e atrai clientes pelos descontos, além de ser uma forma de agradecer a preferência pela escolha de seu restaurante.

Também é possível oferecer cupons de desconto para clientes na primeira compra em seu estabelecimento, participando de promoções do iFood "para conhecer restaurantes". Normalmente, esse tipo de promoção requer um pedido com valor mínimo definido e, por esse motivo, a tática pode ser lucrativa. Enquanto o valor do pedido mínimo em determinado restaurante costuma ser de R$ 15, para validar um cupom de desconto, esse mesmo valor pode aumentar para R$ 25, por exemplo.

Aceitar cupons de desconto do iFood pode ajudar a vender mais no iFood — Foto: Raquel Freire/TechTudo

4. Prestar atenção nas avaliações de clientes

A avaliação positiva de clientes também é um passo importante para vender mais no iFood. Fique atento ao que seus consumidores escrevem nas avaliações do restaurante, já que essa pode ser uma forma de compreender melhor quais são suas expectativas ao escolherem seu estabelecimento na plataforma.

Além disso, uma experiência não tão boa de um consumidor pode revelar falhas que precisam ser consideradas. Nesse sentido, através dos comentários deixados pelos clientes na plataforma e das críticas recebidas pelo restaurante, fica mais fácil de entender quais são os problemas para, assim, melhorá-los e aprimorar a qualidade dos serviços oferecidos. Se um comentário diz que a comida do seu restaurante chegou fria, então é hora de melhorar a entrega, por exemplo.

Prestar atenção na avaliação de clientes é um passo importante para aprimorar os serviços de venda no iFood — Foto: Ana Marques/TechTudo

5. Reavaliar o valor de pratos e da taxa de entrega

Preços menores e taxas de entrega grátis atraem a atenção de clientes no iFood. No entanto, se você não pode oferecer entrega gratuita para pedidos no app, pode considerar diminuir o valor final das refeições, tornando o preço mais tentador para os consumidores. Uma solução para não sair no prejuízo com a redução dos preços é, em conjunto, diminuir a porção oferecida no cardápio.

6. Adicionar fotos ao cardápio

Adicionar fotos próprias e descrições completas ao cardápio também pode aumentar vendas no iFood — Foto: Ana Marques/TechTudo

A apresentação do cardápio ilustrado com fotos dos pratos descritos no menu é um ponto importante quando se busca atrair clientes para vender pelo iFood. Invista em fotos com boa resolução e qualidade de imagem e, principalmente, em fotos próprias com as receitas do cardápio. Também é importante descrever os ingredientes presentes no prato, oferecendo a opção de acrescentar ou retirar itens à preferência do cliente. Assim, além de facilitar a escolha do consumidor, que pode selecionar ingredientes de seu interesse, também não é gerada nenhuma expectativa que não será cumprida com as fotos do menu.

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