Redes sociais

Por Ana Letícia Loubak, para o TechTudo


Como tirar e escolher fotos para o Tinder? Essa é uma pergunta muito comum entre os usuários do aplicativo de relacionamento, já que a foto costuma ser a primeira coisa que as pessoas reparam ao ver um perfil. Uma seleção de boas imagem, portanto, pode ser determinante para conseguir mais matches no app.

Pensando nisso, o TechTudo reuniu nove dicas que podem te ajudar a se destacar na ferramenta para encontros a partir das fotos de perfil. A seguir, descubra como se dar bem no Tinder e conheça os segredos das fotos de sucesso na plataforma.

Foto para Tinder: listra traz nove dicas que podem melhorar sua imagem no app — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Não cubra o rosto

Cobrir o rosto em fotos pode ser prejudicial para quem está buscando um parceiro no Tinder e em outros serviços do tipo, alerta Jess Carbino, socióloga do aplicativo de relacionamento. Em entrevista ao site Business Insider, ela explicou que, ao ocultar partes importantes do rosto, você tende a afastar potenciais matches, já que as pessoas se baseiam nas características faciais para julgar traços de personalidade e determinar se você seria um bom companheiro.

A opinião de Carbino é reforçada por estudos conduzidos pelo próprio Tinder. Dados do app mostram que usar óculos em uma foto de perfil diminui a chance de receber likes em 15% e usar chapéus, em 12%. Por outro lado, perfis cuja primeira foto deixam o rosto da pessoa em evidência podem obter 27% mais curtidas. Por isso, na hora do clique, dê-preferência a ângulos frontais e evite usar acessórios que cobrem o rosto.

2. Sorria

Fotos sorrindo aumentam as chances de conseguir matches no Tinder — Foto: Lucas Mendes/TechTudo

Fotos fazendo carão podem até chamar a atenção, mas é o sorriso que conquista boa parte dos usuários no Tinder. Segundo o aplicativo de relacionamento, aparecer sorrindo na primeira foto aumenta as chances de o seu perfil ser deslizado para a direita em até 10%.

3. Escolha uma boa luz para fotografar

A iluminação está entre os elementos essenciais para produzir uma boa foto. Prestar atenção à luz é muito importante para valorizar o objeto que será fotografado – neste caso, você. Na hora do clique, dê preferência a luzes suaves, como as que incidem nas primeiras horas da manhã e no fim de tarde. Evite os horários em que a luz do sol é mais intensa, porque ela ressalta manchas na pele e olheiras. Além disso, se estiver dentro de casa, lembre-se de sair debaixo das luzes artificiais.

O que é e como funciona o Tinder

O que é e como funciona o Tinder

4. Preste atenção ao cenário

A composição também é muito importante para um bom clique. Por isso, antes de tirar a foto, confira o cenário. Preste atenção ao plano de fundo e veja se há algum objeto roubando a atenção da cena principal: você. Se esse for o caso, organize o espaço ou experimente mudar de posição. Muitas vezes, para inserir ou tirar algo da cena, basta você se mexer um pouco para o lado ou para a frente.

5. Não abuse dos filtros

Exagerar no uso dos filtros de edição pode afastar matches no Tinder — Foto: Divulgação/Adobe

Quando o assunto é filtro de fotos, a palavra de ordem é moderação. Estudos sobre redes sociais apontam que o exagero nos efeitos pode ser encarado como uma tentativa de dissimulação e transmitir uma mensagem de artificialidade. Por isso, na hora da edição, em vez de aplicar filtros que alteram bruscamente as cores da imagem ou a textura da pele, ajuste manualmente elementos como brilho, contraste, balanço de branco e saturação. A ideia é melhorar aspectos da foto preservando a naturalidade do clique.

6. Evite postar fotos em grupo

Fotos em grupo podem tirar o foco de você ou mesmo te desfavorecer. Imagine que alguém está passando pelo seu perfil e se depara com um clique no qual você está rodeado de amigos. A pessoa começa a analisar cada um dos presentes na foto e, de repente, percebe que você não é o mais atraente entre eles.

7. Aproveite o recurso Smart Photos

O Smart Photos aumenta as chances de conseguir matches no Tinder — Foto: Divulgação/Tinder

A função Smart Photos pode ser uma grande aliada dos usuários que querem aumentar o número de matches no Tinder. Funciona assim: a ferramenta alterna a primeira foto que é vista por outras pessoas quando você aparece no aplicativo, registra as respostas à medida que os usuários deslizam por suas fotos e as reorganiza de modo que as melhores fotos sejam exibidas primeiro.

Para ativar o Smart Photos, toque no ícone de perfil, selecione "Editar Informações" e mova o cursor da função para a direita. Segundo o Tinder, o recurso aumenta o número de matches em 12%.

8. Aposte na variedade

De que adianta adicionar seis fotos ao perfil do Tinder se todas elas parecem iguais? Ao selecionar os cliques que vão compor a sua galeria, aposte na variedade de poses e ambientes. Você pode enviar, por exemplo, uma foto de rosto, uma de corpo inteiro e outra praticando um esporte que ama. É importante, no entanto, que você se certifique de que apresenta a mesma aparência nas fotos, ou seja, de que todos os registros parecem retratar a mesma pessoa. Além disso, recomenda-se adicionar o mínimo de quatro fotos.

Variedade de fotos é importante para chamar a atenção de pessoas no Tinder — Foto: Divulgação/Tinder

9. Não exagere nas selfies

Evite colocar mais de uma selfie no Tinder. Quando em excesso, esse tipo de foto pode transmitir a ideia de que você é alguém narcisista (o mesmo vale para selfies em frente ao espelho da academia e cliques sem camisa). Aliás, se possível, evite as selfies de maneira geral. A facilidade para tirar o autorretrato pode passar a impressão de que a pessoa não se dedicou ao clique e optou por uma alternativa "preguiçosa".

Tinder com problemas no servidor: o que fazer? Descubra no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo