Redes sociais

Por Carol Fernandes, para o TechTudo


Ter um perfil bem engajado no Instagram é o objetivo de muitos usuários da rede social do Facebook, disponível na web e também para celulares Android e iPhone (iOS). Estar atento à quantidade de seguidores que teve acesso ao conteúdo postado e que, de alguma forma, interagiu é mais importante que o número de likes para ter sucesso na plataforma. As interações indicam que os assuntos abordados são interessantes para aquele público e, por isso, os algoritmos da rede tendem a impulsionar a postagem para que mais gente a veja.

É importante lembrar também que as publicações no feed do Instagram não são exibidas cronologicamente, mas sim por relevância. Se há uma interação frequente entre o seguidor e o perfil que fez a publicação, os posts serão exibidos mais vezes para aquela conta. Isso também é um indicador de que o bom engajamento está diretamente relacionado com o crescimento na rede. Confira, a seguir, nove dicas para que ter um perfil com engajamento orgânico no Instagram.

Um bom engajamento colabora no sucesso do perfil no Instagram — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo


Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Aproveite os recursos do Instagram

A própria rede oferece ferramentas que estimulam a interação entre os usuários. Usar os recursos do Stories, como enquetes, caixa de perguntas e testes ajudam a puxar conversar com seguidores e aumentar a taxa de engajamento. Adotar o IGTV e o recém-chegado Reels também mostra ao algoritmo que você está interessado nas novidades da plataforma e, por isso, o Instagram pode dar uma mão para que o conteúdo apareça para ainda mais gente.

2. Publicar no melhor horário

Contas comerciais podem acessar métricas valiosas do Instagram na aba “Informações”, como dados relacionados à interação do público. Lá, também é possível visualizar os horários que os seus seguidores costumam ficar mais tempo online. Publicar nesses horários aumenta as chances do conteúdo ser visto e, assim, de ter mais engajamento.

Antes de postar, verifique quais são os horários com mais gente online no seu perfil — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo

3. Postar com frequência

Postar todos os dias ou com uma frequência determinada é sinal de constância. Essa ação deixa claro o seu foco para os seguidores e dá ao Instagram a ideia de que você tem o objetivo de contribuir com a produção de conteúdos da rede.

Veja também em vídeo: Como o Instagram funciona? Entenda o algoritmo

Como o Instagram funciona? Entenda o algoritmo

Como o Instagram funciona? Entenda o algoritmo

4. Usar hashtags

O Instagram reúne na ferramenta de busca publicações com a mesma hashtag. Por isso, usar uma tag em um post ajuda para que ele apareça nas pesquisas de outros usuários. Vale lembrar que essa estratégia vale apenas para perfis comerciais ou desbloqueados. Apesar de parecer simples, o TechTudo separou seis dicas para aproveitar melhor esse recurso da rede social.

Hashtags podem aumentar o alcance de um post no Instagram — Foto: Melissa Cruz/TechTudo

5. Interagir com os seguidores

Responder sempre os comentários nas postagens, principalmente nos primeiros minutos após a publicação, ajuda a melhorar o engajamento orgânico do Instagram. E não esqueça de ficar de olho nas mensagens enviadas via Direct. Conversar com os seguidores, sem dúvidas, é uma das principais formas de manter seu perfil ativo e aumentar sua taxa de engajamento.

6. Publicar conteúdo de qualidade e que seja de interesse do público

Não vale publicar apenas uma foto bonita. O seu público vai interagir muito mais se o conteúdo do post for útil de alguma forma. Lembre-se de oferecer algo interessante e que estimule a interação. Se seus seguidores gostarem a ponto de marcar os amigos nos comentários, por exemplo, é uma indicação de que aquele post alcançará mais pessoas.

Chamar os seguidores para participar da live também ajuda no engajamento — Foto: Melissa Cruz/TechTudo

7. Fazer lives e chamar os seguidores para participações surpresa

Além de usar o recurso da live, que tal chamar um seguidor de surpresa para participar? Esta ação pode ser divertida, aproxima os seguidores e ainda ajuda a apresentar discussões mais aprofundadas e relevantes.

8. Repostar seus conteúdos que tiveram um grande alcance

Se você fez uma postagem há mais ou menos dois ou três meses que deu certo, teve um bom alcance e grande interação, uma boa sugestão é postar novamente. A tendência é que o sucesso se repita e mais pessoas acessem o conteúdo.

Importante terminar o acesso de apps de terceiros à sua conta — Foto: Ana Letícia Loubak/TechTudo

9. Desinstalar apps que sejam usados com login e senha do Instagram

Conceder acesso a apps de automação não-oficiais vai contra as Diretrizes das Comunidades do Instagram. Como consequência, seu perfil pode sofrer alguma punição. Para não comprometer o engajamento, desinstale os aplicativos que funcionam apenas com seus dados no Instagram.

Como ganhar curtidas no Instagram? Veja no Fórum do TechTudo.

Quer saber tudo sobre celulares, aplicativos e jogos? Inscreva-se no nosso canal do YouTube e ative as notificações!

Mais do TechTudo