Editores

Por Clara Fabro, para o TechTudo


O PicsArt é um editor de fotos para celular, disponível para Android e iPhone (iOS). Pelo aplicativo, é possível fazer colagens, montagens, mudar fundo da foto e criar wallpapers para smartphones. A plataforma disponibiliza inúmeras fotos, adesivos e pincéis para compor suas criações. O PicsArt é gratuito, mas oferece compras dentro do app.

Além dos tradicionais efeitos e filtros para adicionar em fotos, o PicsArt possui ferramentas que possibilitam a criação de uma série de imagens e cenários únicos, então basta ser criativo e combinar os recursos para fazer um papel de parede para celular no editor. Na lista abaixo, o TechTudo traz oito funções do PicsArt para criar edições e colagens de fotos.

Como usar o PicsArt: app tem recursos para criar wallpaper no celular — Foto: Clara Fabro/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Sobrepor fotos em estilo livre

É possível fazer colagem de fotos em mão livre no PicsArt — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Para criar colagens de fotos em mão livre, você deve tocar o ícone de "+" no centro da dela, ir até a aba "Colagens" e, em seguida, tocar sobre "Estilo Livre". Selecione as imagens para sua montagem e toque sobre "Adicionar", no canto superior direito da tela. As fotos aparecerão ordenadas em um fundo branco e você pode reposicioná-las da forma como desejar: basta clicar sobre elas e movimentá-las.

Tocando sobre o ícone "+" no canto esquerdo, você pode definir uma imagem de fundo para sua montagem, bem como escrever uma frase, adicionar balões de fala e adesivos. Ao finalizar, toque sobre a seta no canto superior direito e, para salvar sua colagem, pressione o ícone de download.

2. Criar stickers personalizados

O PicsArt permite criar stickers para modificar o fundo da imagem em uma edição de fotos — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Você também pode criar adesivos customizados para personalizar suas montagens no PicsArt. Para isso, selecione uma foto e, no menu inferior, toque sobre "Recortar", "Selecionar" e, em seguida, sobre "Pessoa". Se desejar fazer o processo manualmente, toque sobre "Contornar" e recorte o contorno da imagem selecionando a área com o dedo.

Para prosseguir, confirme a área que será recortada em vermelho e toque sobre "Salvar". Seu adesivo estará salvo na pasta "Meus stickers" e você pode adicioná-lo em montagens ou pode adicionar um fundo para a imagem.

3. Mudar o fundo da foto

Modifique o cenário da sua foto trocando o fundo da imagem — Foto: Reprodução/Clara Fabro

É possível mudar o fundo da foto com o PicsArt. Para modificar a imagem de fundo de uma selfie, por exemplo, o passo a passo é semelhante ao de criar um sticker. A diferença é que, após recortar o contorno da foto, você deverá ir em "Ajuste" (aba localizada no menu inferior) e, em seguida, pode selecionar a imagem de fundo desejada.

Se quiser apenas um fundo colorido, faça isso em "Cor". Em "Fundo", você pode adicionar wallpapers próprios do PicsArt e, em "Imagem", pode incluir um cenário a partir de uma foto da sua galeria ou uma já presente na plataforma.

4. Sobrepor stickers em fotos

Sobrepor sticker é uma boa ferramenta para criar cenários — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Para criar um cenário sobrepondo stickers diferentes em uma mesma foto, selecione a selfie ou foto que desejar e recorte o fundo. O PicsArt possui vários efeitos com cores e círculos que podem ser combinados para criar um cenário bem interessante e, se o fundo da imagem for monocromático, os efeitos se sobressaem mais.

Procure por adesivos na busca com palavras-chave como "tinta" e escolha a figurinha que desejar. Reposicione-a no meio da imagem e, para sobrepor a foto escolhida, selecione o sticker e toque sobre "Mesclar". Brinque com outros stickers em formato de círculos e triângulos e, para dar maior evidência à foto em questão, lembre-se sempre de mesclar os adesivos com a imagem.

5. Adicionar pincéis

Adicione pincéis para compor imagens e cenários no app PicsArt — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Os "Pincéis" também são funções bem interessantes de edição no PicsArt: com eles, você pode adicionar desenhos contínuos na tela para delimitar uma imagem, por exemplo. Ou, ainda, pode editar uma foto com pequenos desenhos pontuais num cenário, utilizando pincéis de nuvens em uma foto do céu, por exemplo.

Para utilizá-los, basta tocar sobre a opção de "Pincéis" no menu inferior e buscar pelo elemento ideal para seu wallpaper. Depois, é só tocar sobre a tela nos locais em que você quiser adicionar o pincel escolhido.

6. Criar montagens com efeitos de canva, esboço e artísticos

O efeito de Canva do PicsArt cola partes de gravuras e pinturas sobre uma área do rosto — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Os efeitos de "Canva", "Esboço" e "Artístico" são opções para serem utilizadas sobre selfies e fotos de rosto, já que criam desenhos sobre a imagem. O "Canva", por exemplo, atribui uma figura, gravura ou pintura sobre uma parte do rosto para substituí-la.

Já os filtros "Artísticos" transformam a sua edição em uma obra de arte. Os três efeitos podem ser utilizados de uma vez, pois o PicsArt permite sobrepor os filtros. Para utilizá-los, basta selecionar o efeito em questão, salvá-lo e, depois, adicionar outro filtro de interesse.

7. Usar ferramenta de "clonar" para excluir algum item da imagem

A ferramenta de clonar permite "apagar" detalhes de uma imagem — Foto: Reprodução/Clara Fabro

O PicsArt conta com a ferramenta de "Clonar" que pode ser útil principalmente para quem deseja remover alguma imperfeição da imagem, o que pode ser ótimo para criar um wallpaper. Com a opção, é possível "excluir" alguém ou algum objeto da imagem: basta selecionar a região que você deseja copiar e arrastá-la para a área da imagem que você quer apagar.

8. Mixar os recursos de uma vez

Utilizando e mixando os recursos é possível criar wallpaper para o celular no PicsArt — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Você pode criar um wallpaper no PicsArt mixando os recursos descritos acima, acrescentando stickers e pincéis a uma foto e clonando partes da imagem para apagar algum detalhe. O app possui uma grande variedade de imagens na aba "Fotos Livres" que podem ser utilizadas para criar cenários e papéis de parede. Também é possível explorar diversos recursos e sobrepor uns sobre os outros, criando efeitos interessantes com uma infinidade de possibilidades dentro do app.

Qual o melhor editor de fotos para Android? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo.

4 apps que ajudam a criar conteúdo para as redes sociais

4 apps que ajudam a criar conteúdo para as redes sociais

Mais do TechTudo