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Por Filipe Garrett, para o TechTudo


O Google Search Console é uma ferramenta gratuita do Google para que desenvolvedores e outros profissionais possam monitorar o nível de eficiência de sites e páginas diante dos motores de busca. O recurso é gratuito e conta com ferramentas poderosas que mostram como seus sites são encontrados nas pesquisas via Google. Além disso, é possível ver dicas de como melhorar a performance da página para que ela apareça com mais destaque nos resultados. Abaixo, entenda o que é e como funciona o Google Search Console e aprenda como configurar e usar a ferramenta.

Google Search Console ajuda a monitorar como site aparece na busca do Google — Foto: Marvin Costa/TechTudo

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O que é o Google Search Console?

Google Search Console (GSC) é um serviço gratuito oferecido pelo Google a administradores de sites de Internet. Por meio da ferramenta, é possível ter uma ideia clara de como o buscador da empresa vê e encontra determinado site. Além disso, a plataforma permite mapear e medir a eficiência desse endereço na interação com os motores de busca. Esse recurso é fundamental para ações de aumento de performance, permitindo ganhar mais tráfego.

Com esse conjunto de funções, o GSC é uma ferramenta de apoio no desenvolvimento de estratégias de SEO para sites de Internet, como será explicado abaixo. A variedade de recursos é grande e gira em torno de funções que permitem ter uma ideia de como seu site é apresentado e encontrado nas buscas. Assim, você pode encontrar problemas, otimizar o conteúdo e a apresentação e desenvolver estratégias para maior eficiência das páginas.

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Quem pode usar?

O Google Search Console é um serviço gratuito e pode ser utilizado por qualquer usuário que tenha uma conta Google. Entretanto, os recursos exigem um pouco de conhecimento técnico a respeito de como as buscas na Internet e os sites funcionam, além de acesso à estrutura interna das páginas, especialmente para quem deseja obter informações para realizar aprimoramentos.

Recursos do Google Search Console

Google Search Console oferece uma série de recursos para monitorar o seu site em relação às buscas do Google — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

O GSC oferece variedade de recursos com o objetivo de medir a eficiência do seu site diante das buscas do Google e, assim, encontrar aspectos que podem ser aprimorados em suas páginas.

Entre as principais ferramentas, o Google Search Console permite verificar a saúde do sitemap, estrutura que possibilita analisar se todo o conteúdo do site é de fácil acesso. Além disso, dá para verificar como o Googlebot encontra e acessa o site e se o robô do Google apresenta dificuldades em achar as páginas. A plataforma também oferece um relatório sobre palavras-chave em buscas do Google que levaram ao site e permite ver o status de indexação do seu conteúdo nas pesquisas e monitoramento de segurança, entre outros.

Como configurar o Google Search Console

É possível adicionar vários sites numa mesma conta — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Para configurar o Google Search Console, basta acessar o serviço (search.google.com) e logar com a sua conta do Google. Então, você deverá informar um site para rastrear, procedimento que exige acesso à estrutura interna da página que você deseja usar.

Outra opção é adicionar um novo site manualmente, no menu superior esquerdo, em “Adicionar propriedade”. Uma nova tela vai aparecer e você precisa optar entre “Domínio” e “Prefixo do URL”. No primeiro caso, é necessária a verificação de DNS e você insere o domínio do site para ter acesso a ele e todos os seus subdomínios. Já no segundo, você pode apontar para páginas específicas usando o endereço exato como elas são apresentadas nos navegadores.

Nos dois casos, há um processo de verificação que pode levar até alguns dias para ser concluído. Só então você passa a ter acesso a essas propriedades dentro do GSC.

Como usar o Google Search Console

Google Search Console tem uma interface simples de navegar — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Desde que você já tem ao menos uma propriedade inclusa no seu perfil do GSC, já é possível mexer na ferramenta. A interface do serviço é bastante funcional e organiza os recursos no menu à esquerda da sua tela. Já os resultados e gráficos de desempenho para cada métrica, recurso ou funcionalidade são apresentados no quadro maior da tela, alinhado à direita.

Na hora de usar o Search Console, você pode segmentar os dados por períodos e gerar relatórios que organizam as informações para uma análise mais eficiente. A plataforma permite, ainda, que você gere arquivos e planilhas com esses relatórios, caso precise processar seus dados, ou mapeá-los para gerar gráficos e recursos externos ao GSC.

Google Search Console para SEO

SEO (sigla, em inglês, para “Otimizações de Motores de Busca”) são técnicas que envolvem o uso de inteligência para tornar seu site mais visível pelos buscadores, de acordo o funcionamento de motores de busca. De uma forma resumida, isso pode envolver uma compreensão mais precisa a respeito das pesquisas feitas por sua audiência para chegar no seu site, quais são os conteúdos mais relevantes e qual a relação desses conteúdos com a forma como o Google procura e encontra resultados.

Para quem é profissional da área, ou mesmo estuda o assunto, o Google Search Console se mostra um recurso essencial para medir a eficiência do site e encontrar dados que refletem a maneira como determinada página se comporta na sua interação com os motores de busca do Google. Sabendo usar o GSC, você pode encontrar inteligência sobre o que sua audiência procura quando chega ao seu site e como o Googlebot, o robô do Google que vasculha a Internet, acha e navega pelo seu conteúdo.

Essas e outras informações geradas pelo GSC permitem encontrar potenciais gargalos na forma como seu site está organizado. Assim, você pode corrigir e o aprimorar as páginas para que elas alcancem um desempenho melhor nas buscas.

Google Search Console e Google Analytics

Dados do Search Console podem ser encontrados no Google Analytics — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

É possível integrar os dois serviços para um monitoramento de desempenho ainda mais eficiente dos seus sites. Com essa medida, você pode combinar o que o Search Console oferece com as métricas de audiência e de comportamento dos seus usuários, que são monitoradas pelo Analytics em tempo real.

As duas plataformas são integradas desde 2016. Para encontrar os recursos do Search Console relevantes ao Analytics, basta acessar analytics.google.com e navegar no grupo “Relatórios”, “Naveração” e “Search Console”.

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