E-commerce

Por Filipe Garrett, para o TechTudo


O 11.11 no AliExpress é o principal evento de compras do e-commerce chinês e acontece todo ano no dia 11 de novembro. Também conhecido como "Double Eleven", "Dia dos Solteiros" ou "Single Day", festival reúne promoções e entretenimento. Para 2020, o marketplace promete descontos de até 70% em mais de 200 milhões de produtos, com direito a pagamento parcelado e promessa de entrega no Brasil a tempo para o Natal. Além das promoções, o 11.11 terá, pela primeira vez, ações de entretenimento com celebridades e influenciadores brasileiros. O AliExpress considera este ano como o mais importante de sua expansão no país.

O evento já virou tradição na China. Em 2019, o festival 11.11 gerou mais de US$ 39 bilhões em vendas no AliExpress. A nível de comparação, este número foi cinco vezes maior do que as vendas gerais da Black Friday 2019 nos Estados Unidos, segundo dados da Adobe Analytics. Abaixo, você entende o que é o 11.11 no AliExpress, vê dicas de como obter mais descontos e descobre o que esperar das ações.

AliExpress já está no esquenta para o 11.11 com ações para distribuir cupons de descontos — Foto: Filipe Garrett/TechTudo

O que é o 11.11 no AliExpress?

A data, também conhecida como “Double Eleven” (“Onze Duplo”, em inglês), marca o Dia dos Solteiros na China. A tradição começou em 2009 no e-commerce chinês e funciona como uma espécie de “Black Friday do AliExpress”. Nesta ocasião, o consumidor pode esperar descontos de até 70% em produtos de todos os tipos, além de ações promocionais e até eventos culturais. Em 2019, o mercado brasileiro foi alvo de ações e promoções na data pela primeira vez.

No ano passado, o 11.11 registrou preços até mais baixos do que os encontrados na Black Friday e números que impressionam: segundo o AliExpress, o faturamento dos primeiros 85 segundos de ação foi equivalente a US$ 1 bilhão. Em 24 horas, a ação alcançou 1,3 bilhões de compras, movimentando US$ 38,4 bilhões (cerca de R$ 219 bilhões no câmbio de 29 de outubro). O valor é equivalente a três anos inteiros de faturamento do e-commerce chinês em território brasileiro.

Melhores do Ano 2020: conheça os vencedores de cada categoria

Melhores do Ano 2020: conheça os vencedores de cada categoria

Melhores do Ano 2020: conheça os vencedores de cada categoria

Promoções e descontos no 11.11

Segundo o AliExpress, os consumidores brasileiros podem esperar promoções com descontos de até 70% em uma variedade de 200 milhões de produtos. Além das ofertas aplicadas sobre cada item, os usuários podem acumular cupons de desconto e utilizá-los na hora do pagamento para diminuir ainda mais os preços.

AliExpress promete mais de 200 milhões de produtos diferentes com desconto de até 70% — Foto: Reprodução/Filipe Garret

Para isso, é preciso ter uma conta no AliExpress e participar de uma espécie de jogo, cujo objetivo é completar tarefas. As atividades incluem compartilhar itens e cupons já desbloqueados para liberar novos ou, ainda, atrair um amigo para criar uma conta e fazer compras na loja. No total, cada usuário pode completar 30 dessas tarefas.

Entrega do AliExpress no Brasil

Para o 11.11 desse ano, o AliExpress promete um reforço no sistema de entregas para o mercado brasileiro. Entre as medidas, a plataforma vai dispor de três voos fretados por semana, com o objetivo de reduzir o tempo médio de entrega para cerca de 30 dias. Isso possibilita que um produto comprado em 11 de novembro chegue a tempo para o Natal, por exemplo.

Outras medidas também prometem facilitar a vida do consumidor, como a adoção do “AliExpress Direct”, que condensa todos os pedidos de uma conta numa única entrega para compras acima de US$ 15 (R$ 86). Haverá também o “Free Return” para devolução sem custos de produtos com problemas, além de serviço de atendimento ao consumidor com falantes nativos da língua portuguesa.

Consumidores podem participar de ações para acumular cupons de descontos para usar no dia 11 de novembro — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Entretenimento no 11.11 do AliExpress

O 11.11 do AliExpress vai além das compras e conta com uma programação que envolve ações culturais e de entretenimento. O ano de 2020 marca a primeira participação do Brasil nesse calendário estendido de eventos.

As ações terão a participação de nomes como Marcos Mion, que será o apresentador principal da campanha. Além disso, influenciadores e celebridades, como Gracyanne Barbosa, Gretchen, Dani Russo e Rezende, também estão confirmados. A campanha ainda conta com ações dentro de um reality show e lives no aplicativo do AliExpress.

Entre as atividades para os consumidores, o e-commerce promete desafios inusitados usando produtos em destaque nos dias que antecedem o 11.11 no marketplace.

Esquenta para o dia de descontos já está no ar nos apps da loja e na versão web — Foto: Reprodução/Filipe Garrett

Expectativas para o 11.11 no Brasil

O Brasil está entre os cinco maiores mercados em que o AliExpress atua. De acordo com Yan Di, gerente para o mercado nacional do site, a ideia é fazer uma ação que se adapte à cultura brasileira. "Queremos fazer um 11.11 cada vez mais brasileiro, adaptado aos hábitos locais de compras, e integrar nossa comunicação com o entretenimento e com a força do digital no país", explica.

Ainda de acordo com o executivo, a combinação entre novas funcionalidades para facilitar processos de compra e de entrega, preços agressivos e atividades de entretenimento tornam o 11.11 e o ano de 2020 os mais importantes para a expansão do AliExpress no mercado nacional. Além disso, o e-commerce promete abrir um Centro de Distribuição por aqui para agilizar as entregas, embora ainda não tenha divulgado detalhes sobre data e localização.

O Wish é confiável? Descubra no Fórum do TechTudo

Mais do TechTudo