Produtividade

Por Clara Fabro, para o TechTudo


O Google Assistente pode apresentar algumas falhas no aplicativo para Android e iPhone (iOS). No entanto, é possível corrigir esses erros e resolver problemas no app com poucos passos. Algumas dicas incluem verificar o idioma escolhido, reconfigurar o Voice Match e manter o aplicativo sempre atualizado para que o comando "Ok, Google" não deixe de funcionar. Na lista abaixo, o TechTudo traz algumas dicas para resolver erros apresentados pela assistente de voz.

"Ok Google não está funcionando": veja dicas de como resolver erros — Foto: Paulo Alves/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Conferir se a Assistente está ativa no celular

Pode ser que o comando não esteja selecionado no aplicativo, assim, a Assistente não é capaz de identificar sua voz e responder às suas ações. Para ativar o "Ok Google", basta selecionar o interruptor nas configurações do app para que ele volte a funcionar. Para isso, abra o Google Assistente, toque sobre sua foto no lado direito da tela e, em seguida, toque sobre "Configurações". Acesse a opção "Voice Match" e ative o interruptor ao lado de "Ok Google".

Ative o comando "Ok Google" para utilizar o Google Assistente — Foto: Reprodução/Clara Fabro

2. Ver se o Voice Match foi configurado

Pode ser que você não tenha ativado o Voice Match também e, se esse for o caso, a Assistente não é capaz de responder aos seus comandos. Ou, ainda, pode ser que você precise configurá-lo novamente para corrigir possíveis falhas. Para isso, acesse as configurações do aplicativo e toque sobre a opção "Voice Match". Depois, assinale "Modelo de voz" e toque sobre "Redefinir modelo de voz". Você deverá dizer "Ok, Google" três vezes e, ao finalizar, toque sobre "Próxima" e, em seguida, sobre "Concluir".

Verifique se o Voice Match foi configurado para ativar o "Ok Google" — Foto: Reprodução/Clara Fabro

3. Verificar se há atualizações pendentes

Também é importante verificar se há atualizações disponíveis para o aplicativo, já que a última versão do app costuma ser aprimorada e acompanha possíveis correções de falhas. Para atualizar um app no Android, você deve ir até a Play Store e acessar o menu lateral da loja. Em seguida, toque sobre "Meus apps e jogos" e busque pelo Google Assistente. Caso o app esteja desatualizado, haverá uma opção "Atualizar" ao lado. Toque sobre ela para baixar a nova versão do aplicativo e verificar se o problema foi corrigido.

Verifique se o Google Assistente precisa ser atualizado — Foto: Reprodução/Clara Fabro

4. Confirmar o idioma da Assistente

Também é interessante confirmar o idioma configurado para a Assistente, já que os comandos podem variar dependendo da língua escolhida. No inglês, por exemplo, o comando é "Hey, Google" em vez de "Ok, Google", como é no português. Para isso, acesse as configurações da Assistente e toque sobre a opção "Idiomas" para confirmar se o app está configurado para o português. Caso não esteja, toque sobre o idioma e selecione a opção "português (Brasil)".

Veja se o idioma configurado no Google Assistente é o português — Foto: Reprodução/Clara Fabro

5. Desativar modo de economia de bateria do celular

O modo de economia de bateria dos celulares também pode impedir o funcionamento do Google Assistente. Isso porque a opção pode desativar as conexões de Internet do smartphone ou bloquear o funcionamento de apps em segundo plano. Dessa forma, é importante desativar o modo de economia de bateria para verificar se o problema com os comandos foi corrigido. Para isso, vá até as configurações do celular e toque sobre "Bateria" para verificar se a configuração está ativa. Caso esteja, desative-a e veja se a ação foi o suficiente para corrigir o problema.

Desativando o modo de economia de bateria no Android para tentar ativar o Ok Google — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Via Google

"Ok Google" não funciona: como resolver? Veja dicas no Fórum do TechTudo.

Google Assistente: quatro curiosidades sobre o software

Google Assistente: quatro curiosidades sobre o software

Mais do TechTudo