Jogos de RPG

Por Soraia Barbosa, para o TechTudo


O jogo futurista Cyberpunk 2077, desenvolvido pela CD Projekt Red, a mesma desenvolvedora do aclamado RPG The Witcher 3: Wild Hunt, é um dos títulos mais aguardados de 2020. Agora com lançamento adiado para 10 de dezembro, o game chega para PlayStation 4 (PS4), Xbox One, PC e Google Stadia. Uma versão aprimorada também será lançada para PlayStation 5 (PS5), Xbox Series S e Xbox Series X.

Baseado em um RPG de mesa, Cyberpunk 2077 promete ser um dos maiores jogos da atualidade, com mecânicas inovadoras e um grande mundo para explorar. Veja, a seguir, algumas curiosidades interessantes sobre Cyberpunk 2077, como a classe que é composta por estrelas do rock, o longo tempo de desenvolvimento do game e a técnica que permite reviver memórias de pessoas que morreram.

Cyberpunk 2077 estará disponível em diversas plataformas e promete ser um dos concorrentes ao jogo do ano — Foto: Divulgação/CD Projekt RED

Quer comprar consoles, jogos e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. O jogo ficou em desenvolvimento durante sete anos

Cyberpunk 2077 promete trazer um mundo grandioso e altamente imersivo — Foto: Divulgação/CD Projekt RED

Jogos Triplo-A normalmente têm um tempo de desenvolvimento de dois a três anos. Porém, alguns exigem ainda mais tempo, como é o caso de Ghost of Tsushima, que foi desenvolvido em seis anos, ou Cyberpunk 2077, que ficou em desenvolvimento durante sete anos. O primeiro trailer do game foi publicado em janeiro de 2013 e, desde então, ele já evoluiu muito. Todo esse tempo foi necessário devido à complexidade do projeto, que promete trazer uma experiência cyberpunk totalmente inovadora e com uma grandiosidade nunca vista antes em um jogo.

2. É baseado em um RPG de mesa

O RPG Cyberpunk buscava reproduzir o realismo da ficção científica cyberpunk dos anos 80 — Foto: Reprodução/Dicebreaker

O universo de Cyberpunk 2077 não é totalmente original. Ele foi baseado no RPG de mesa de 1988 conhecido como Cyberpunk 2020, criado por Mike Pondsmith. Passado em Night City, o RPG apresenta um mundo distópico comandado por Megacorporações que brigam por poder em meio a maquinações políticas, guerras de gangues e implantes cibernéticos altamente desenvolvidos.

3. Você poderá hackear os inimigos

Haverá muitas possibilidades de combate em Cyberpunk 2077 — Foto: Divulgação/CD Projekt RED

Cyberpunk 2077 conta com uma grande variedade de habilidades que você pode usar tanto em combate quanto nas suas investigações. Uma delas permite hackear inimigos e implantar neles malwares para impedir que atirem em você. Há ainda um bot aranha controlado por implantes e habilidades de engenharia que, se desenvolvidas, dão acesso a novos caminhos no decorrer da história.

4. Existe uma classe de músicos rebeldes chamada Rockerboys

Johnny Silverhand será um personagem muito importante na história de Cyberpunk 2077 — Foto: Divulgação/CD Projekt RED

Foi confirmado pela CD Projekt Red que Cyberpunk 2077 conta com três classes para escolher: Solo, Netrunner e Techie. Entretanto, em sua jornada, o personagem V, protagonista do game, encontra NPCs pertencentes a outras classes existentes no RPG de mesa.

Uma das classes do RPG Cyberpunk se chama "Rockerboys". Eles são uma mistura de poetas com encrenqueiros, sempre usando o poder da música para criar uma resistência contra as megacorporações. Sua principal habilidade é a Liderança Carismática. O personagem Johnny Silverhand, interpretado por Keanu Reeves, é um exemplo de Rockerboy.

5. Pode ter implante que permite editar a voz

Os aprimoramentos serão um dos grandes destaques do gameplay de Cyberpunk 2077 — Foto: Divulgação/CD Projekt RED

Cyberpunk 2077 se passa em um universo onde existem diferentes tipos de aprimoramentos cibernéticos. No decorrer do game, o jogador pode adquirir vários desses aprimoramentos para customizar o seu personagem.

Apesar de ainda não ter sido confirmado no jogo, um implante que está presente no RPG de mesa é o AudioVox, que permite ao usuário controlar o seu tom de voz. Além de aplicar efeitos na própria voz, como reverberação, tremolo e sustentação, quem possui este aprimoramento pode também aumentar o volume da voz a níveis bem altos, atraindo a atenção para si.

6. Há um contrabando de memórias de pessoas mortas

O Braindance de Cyberpunk 2077 se tornou muito popular na indústria do entretenimento — Foto: Divulgação/CD Projekt RED

Um implante cibernético já confirmado no jogo é o Braindance, um dispositivo que permite gravar as experiências vividas por uma pessoa para que depois elas possam ser revividas por outros usuários. Ele oferece uma simulação perfeita, com direito a todas as sensações e emoções vividas no momento gravado. Entretanto, essas gravações permanecem mesmo em situações em que o usuário morre.

Em Night City, existe uma venda ilegal de dispositivos Braindance e os mais valiosos são aqueles de pessoas que morreram gravando as suas memórias. Cyberpunk 2077, há um Editor de Braindance que permite brincar com a linha do tempo dessas gravações, auxiliando na solução de mistérios.

7. Você pode escolher o seu herói de infância

A customização de personagem de Cyberpunk 2077 terá grande influência no desenvolvimento da história — Foto: Divulgação/CD Projekt Red

Um dos maiores destaques de Cyberpunk 2077 é o alto nível de customização de personagem. Além da aparência, você também pode escolher a personalidade e a origem do protagonista. Isso pode mudar a história de diferentes formas, alterando o tratamento que você tem de determinados personagens e até mesmo as opções de diálogos que existem ao longo do game. Entre as opções de tela de customização, estão um evento de vida importante, o motivo para viver em Night City e o herói de infância do seu personagem.

Melhores do Ano 2020: conheça os vencedores de cada categoria

Melhores do Ano 2020: conheça os vencedores de cada categoria

Mais do TechTudo