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Por Clara Fabro, para o TechTudo


Os gift cards da Google Play Store, conhecidos como cartões de presente e vale-presente, podem ser resgatados no próprio app para virar saldo para comprar aplicativos e jogos na loja no Google, alugar filmes no Google Play Filmes ou comprar livros no app de leituras Google Play Livros. No entanto, é possível que mensagens de erro apareçam ao tentar resgatar o valor. Dentre os principais motivos, estão digitações incorretas da chave promocional ou, ainda, problemas com o limite de saldo da Play Store.

Na lista abaixo, o TechTudo traz quatro possíveis soluções para os principais erros que podem aparecer na tela, caso você tenha dificuldades ao resgatar Google Play Card. Confira, a seguir, o que fazer quando o vale-presente não for ativado e como prosseguir caso a mensagem de erro descreva que há problemas em sua conta.

Como resgatar um código na Google Play Store

Como resgatar um código na Google Play Store

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1. Verificar o código promocional

Verifique seu cartão do Google Play para checar se o código digitado está correto ou se ainda está válido. Como medida de segurança, os gift cards comprados em lojas físicas são ativados assim que a compra é concluída, e o Google não é capaz de ativá-los remotamente. Logo, se o seu cartão presente mostrar mensagens de erro e não puder ser resgatado, o ideal é verificar se há erros de digitação no código registrado. Caso o problema não seja resolvido, é preciso entrar em contato com a loja onde o produto foi comprado.

Caso o código tenha sido digitado corretamente e mesmo assim o problema persistir, o ideal é, então, contactar o estabelecimento no qual o cartão foi adquirido ou a empresa que forneceu o código promocional para checar se a validade da chave não expirou.

Resgatando um cupom pelo Google Play no celular — Foto: Reprodução/Helito Bijora

2. Conferir se o valor do código não ultrapassa o limite da Play Store

Não é possível resgatar o saldo de um gift card quando o valor disponível no cartão ultrapassa o limite de saldo da Google Play Store. A loja de aplicativos do Google impõe limites para o valor total que você pode ter disponível em conta e, para o Brasil, também indica um valor máximo que pode ser resgatado em um determinado período, ambos de R$ 1,5 mil. Assim, para resolver o problema, você deve gastar parte do saldo ativo em sua conta para, depois, resgatar o valor do cartão presente. Ou, então, esperar um certo tempo e tentar resgatar o código promocional novamente em 24h.

3. Confirmar a conta em que está logado

Pode ser que você não consiga fazer uma recarga no Google Play em função da conta utilizada para fazer o login. Se você recebeu a chave promocional por e-mail, deve utilizar a mesma conta do Google para resgatar o código. Para conferir a conta logada na Play Store, vá até o menu lateral do canto esquerdo e toque sobre "Conta". Em seguida, confirme ou altere o e-mail registrado no local indicado. Se você recebeu um código da Play Store de presente de algum amigo por meio do seu Gmail, é preciso estar logado nessa mesma conta Google na hora de resgatar o gift card.

Para resgatar um vale-presente no Google Play, verfique a conta que está logada — Foto: Reprodução/Clara Fabro

4. Corrigir dados da conta no Google Pay

Se a mensagem de erro descrever algum problema com a sua conta do Google, talvez seja necessário atualizar seus dados para resgatar o vale-presente. É possível que a sua compra não tenha sido processada por falta de saldo suficiente no seu cartão de crédito ou, ainda, porque o Google notou alguma atividade suspeita na sua conta de pagamentos.

Para problemas com a sua conta de pagamentos do Google, as soluções podem variar de acordo com a mensagem de erro. Caso a falha indique que a transação não pôde ser concluída em razão de um cartão de crédito expirado ou diz que você deve utilizar outra forma de pagamento, por exemplo, você deve atualizar o cartão de crédito ou modificar o método de pagamento no Google Pay e tentar novamente.

Via Google

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