Mapas e localização
Publicidade

Por Raquel Freire, para o TechTudo


O Google Maps é um dos aplicativos de GPS mais populares do mundo e traz várias funções úteis para o dia a dia, como traçar rota entre dois ou mais lugares, ter uma vista em 360º com o Street View e rever os locais por onde andou com a Timeline, entre outros recursos. Ele ainda funciona online e offline, sendo de grande ajuda durante o trajeto sem conexão à Internet. Mas e quando o Google Maps não funciona? A seguir, o TechTudo ensina cinco soluções para problemas comuns na plataforma, instalada de fábrica em celulares Android e disponível para download em iPhone (iOS).

Saiba como resolver problemas comuns no Google Maps — Foto: Raquel Freire/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Como saber a minha localização no celular

O Google Maps precisa ter acesso à sua localização para que todos os recursos funcionem corretamente. Para conferir se a localização está ativada, abra a bandeja de apps do seu celular e entre no menu Configurar. Procure por "Localização" e veja se ela está desativada. Caso esteja, toque na opção e depois mude a chave "Usar localização" para a posição ligada.

Ativação de localização do celular Android para fazer com que o Google Maps funcione corretamente — Foto: Reprodução/Raquel Freire

2. Atualize o aplicativo

As atualizações dos aplicativos trazem correções de erros que podem ocasionar mau funcionamento. Por isso, mantenha sempre o Maps atualizado. Se você não sabe se tem a última versão do app instalada, abra a Play Store e procure pelo Google Maps no campo de buscas. A página do aplicativo vai mostrar o botão "Atualizar" se houver uma versão mais recente disponível.

Verifique se o Google Maps está atualizado na Play Store para corrigir possíveis erros — Foto: Reprodução/Raquel Freire

3. Calibre a bússola do Google Maps

O Maps usa as coordenadas do celular para definir seus trajetos, o que significa que a bússola deve estar bem calibrada para que o app saiba exatamente onde você está. Para calibrar a bússola, abra o aplicativo de mapas do Google e toque na bolinha azul. Em seguida, selecione "Calibrar bússola" e então mova o smartphone fazendo um "8" no ar por três vezes seguidas, pelo menos. Quando for suficiente, será exibida a mensagem "bússola calibrada".

Calibrar a bússola do Google Maps pode melhorar a precisão do sua localização no app — Foto: Reprodução/Raquel Freire

4. Exclua o cache do Google Maps

O acúmulo de memória cache faz com que os aplicativos e o próprio sistema fiquem mais lentos e, eventualmente, apresentem bugs. Um jeito de corrigir isso é limpando o cache dos aplicativos. Primeiro, abra o menu Configurar e entre em "Apps e notificações". Depois encontre o Google Maps na lista, entre nele e toque em "Armazenamento e cache". Por fim, aperte "Limpar cache".

Limpar a memória cache do Google Maps ajuda a diminuir lentidão e erros — Foto: Reprodução/Raquel Freire

5. Reinicie o celular

Limpar o cache pode não ser suficiente para resolver os erros do aplicativo. Nesses casos, uma medida simples e eficiente é reiniciar o smartphone. Essa ação faz com que todos os apps abertos e rodando em segundo plano sejam fechados, liberando memória RAM e melhorando o desempenho do celular. No geral, basta pressionar o botão de ligar e desligar do aparelho e selecionar "Reiniciar".

Reiniciar o celular pode resolver travamentos no Google Maps — Foto: Reprodução/Raquel Freire

Qual o melhor app concorrente do Google Maps e do Waze? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo.

Veja também: Como fazer download de todas suas informações no Google Maps

Como baixar tudo que o Google Maps sabe sobre você

Como baixar tudo que o Google Maps sabe sobre você

Mais do TechTudo