E-commerce

Por Giovana Guerra, para o TechTudo


O celular se tornou um item importante na vida dos usuários, mas hoje em dia não é preciso trocar de smartphone todo ano. Mesmo os telefones mais baratos fazem diferença no bolso do consumidor e por isso é fundamental tomar os cuidados necessários para que o aparelho dure mais e não precise ser substituído em pouco tempo.

Pensando nisso, o TechTudo separou sete dicas para te ajudar a fazer o celular durar mais tempo. As recomendações vão desde ações simples como uso de capas protetoras até a atualização do sistema operacional para estender a vida útil do telefone e garantir que ele não te deixe na mão.

Nota de transparência: Shoptime e TechTudo mantêm uma parceria comercial. Ao clicar no link da loja, o TechTudo pode ganhar uma parcela das vendas ou outro tipo de compensação.

Saiba como fazer o celular durar mais tempo — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

1. Usar capinha

Por mais que se tome cuidado, deixar o celular cair de vez em quando é quase inevitável. Quando isso acontece, a capa protetora pode fazer toda a diferença, já que ela promete evitar possíveis danos no aparelho.

As capinhas protetoras estão disponíveis em uma vasta gama de materiais, modelos e preços, podendo variar desde as mais baratas, encontradas a partir de R$ 10, até os itens originais da fabricante, que podem chegar a ultrapassar R$ 100. Além de proteger o dispositivo contra choques e arranhões, a capinha ainda pode adicionar estilo ao smartphone.

Capas protetoras evitam danos causados por choques e arranhões — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

2. Usar película

A película é responsável por proteger a tela do celular e garantir que ele permaneça com cara de novo mesmo após certo tempo de uso.

O acessório promete evitar trincos e arranhões no painel ocasionados por eventuais quedas ou contato com objetos pontiagudos, além de manter o bom funcionamento do touch screen ao oferecer uma camada que impede danos diretos no display.

Películas protegem a tela do celular e prometem manter o bom funcionamento do touch screen — Foto: Anna Kellen Bull/TechTudo

3. Atenção ao ambiente

Os smartphones são dispositivos sensíveis e, por isso, não podem ser deixados em qualquer lugar. Portanto, é interessante prestar atenção nas condições do ambiente e espaço aos quais o telefone fica exposto. Temperaturas extremas, por exemplo, podem prejudicar a bateria e até mesmo causar danos permanentes ao aparelho.

É recomendado que o celular não seja exposto a ambientes muito frios ou quentes, sendo ideal locais com temperatura entre 15ºC e 30ºC. Lugares úmidos e empoeirados também devem ser evitados, já que tanto a umidade quanto a poeira podem estragar componentes internos. Além disso, é importante verificar se o smartphone oferece alguma proteção contra água para saber se ele pode entrar em contato com líquidos.

Cuidado com as condições do ambiente a que o celular fica exposto — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

4. Carregador original

Usar o carregador original oferece segurança ao celular na hora do carregamento. O preço costuma ser mais elevado que outras opções, mas é uma boa dica para quem quer prolongar a vida útil do smartphone.

Os carregadores que não são autênticos costumam demorar mais para carregar e podem danificar não somente a bateria como também outros componentes internos do telefone.

Use sempre carregador original — Foto: Vitor Grama/TechTudo

5. Usar serviços de assistência técnica autorizada

O celular pode vir a apresentar algum defeito com o tempo que precisa ser reparado por um profissional. A assistência técnica autorizada existe para dar suporte em casos como esse, garantindo um conserto seguro.

Profissionais não certificados ou desconhecidos podem não ter o conhecimento técnico necessário para realizar o conserto. Sendo assim, algo que poderia ser simples pode acabar levando ao dano permanente do celular. Por isso, é recomendado optar sempre pela assistência autorizada.

Dê preferencia à assistência técnica autorizada — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

6. Manter o celular atualizado

As fabricantes costumam liberar atualizações que oferecem mais eficiência ao sistema operacional e trazem melhorias para a segurança do dispositivo. Por isso, verificar se as atualizações estão em dia é algo simples, mas que pode estender a vida útil do aparelho.

Mantenha o sistema operacional atualizado — Foto: Vitor Grama/TechTudo

7. Desinstalar aplicativos que não são usados com frequência

Verificar os aplicativos presentes no celular e desinstalar aqueles que não são usados com frequência é algo interessante de se fazer de tempos em tempos. Ficar mantendo apps sem uso pode deixar o smartphone mais pesado e causar lentidão.

Por isso, tente manter no telefone somente aquilo que considerar mais importante, tentando deixar sempre um pouco de memória interna livre. Assim, o aparelho ficará mais leve e deve funcionar com maior fluidez por mais tempo.

Desinstale aplicativos pouco utilizados — Foto: Thássius Veloso/TechTudo

Confira os vencedores do Prêmio Melhores do Ano 2020

Mais do TechTudo