Streaming

Por Clara Fabro, para o TechTudo


O Spotify pode apresentar erros e travamentos no aplicativo para Android e iPhone (iOS). Alguns dos motivos podem ser causados por conexões ruins de Internet ou, ainda, podem estar relacionados ao consumo de memória cache do app. Também é possível que o Spotify trave e não toque músicas porque o app não está atualizado, por exemplo.

Na lista abaixo, o TechTudo traz cinco soluções para quando o Spotify congela, trava o celular e para de tocar músicas. A seguir, você pode conferir porque esses problemas acontecem e como é possível resolvê-los no celular.

Spotify: veja cinco dicas de como resolver problemas no app de streaming — Foto: Marvin Costa/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Conferir conexão com a Internet

O Spotify pode apresentar problemas para carregar faixas caso não haja conexão de Internet disponível. No entanto, antes de checar se este é o problema, verifique se o Spotify está em "Modo offline" indo até as configurações do aplicativo.

Verifique se a opção "Modo offline" está ativada no Spotify — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Se a opção não estiver ativada, é possível que o app pare de tocar músicas porque a conexão de Internet está instável. Você pode conferir se esse é o caso modificando a rede Wi-Fi do seu celular, reiniciando o roteador ou trocando a conexão do celular, desligando o Wi-Fi e ativando os dados móveis.

Uma opção para verificar a conexão de Internet é desativar o Wi-Fi e ativar os dados móveis — Foto: Reprodução/Clara Fabro

2. Deslogar e entrar de novo no Spotify

Tente deslogar do app e entre novamente para resolver falhas de conectividade — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Uma outra opção é sair do aplicativo e realizar o login em seguida. Essa ação pode resolver problemas de conectividade no Spotify que podem ser causados por alguns recursos do celular que rodam em segundo plano, por exemplo. Para isso, vá até as configurações na página inicial do app e deslize a tela para baixo até encontrar a opção "Sair". Toque sobre ela, reinicie o celular e faça login no aplicativo novamente.

3. Fechar os outros apps do celular

Também é possível que o Spotify apresente problemas quando a memória do smartphone está sendo ocupada com outros aplicativos que continuam rodando em segundo plano. Nesse caso, o ideal é fechar todos os apps, incluindo o Spotify e, em seguida, tentar acessar o serviço de streaming novamente.

4. Atualizar o aplicativo

Verifique se existem atualizações do Spotify na Play Store — Foto: Reprodução/Clara Fabro

É importante checar se o seu aplicativo Spotify está atualizado, já que as novas versões costumam vir acompanhadas de melhorias, enquanto as antigas podem acabar perdendo suporte. Para isso, vá até a Google Play Store e acesse o menu lateral do app. Em seguida, toque sobre a opção "Meus apps e jogos" e, em "Atualizações", veja se há updates disponíveis para o Spotify. Já no iPhone, a atualização deve ser feita na App Store.

5. Apagar o cache do Spotify

Limpe a memória cache do Spotify para solucionar erros — Foto: Reprodução/Clara Fabro

É possível que o Spotify também apresente erros por causa da memória cache acumulada com o uso do aplicativo. Por isso, outro ponto relevante para tentar resolver falhas no app é limpar a memória cache. Para isso, vá até as configurações do Android e toque sobre a opção "Apps". Em seguida, busque pelo Spotify e toque sobre o ícone do app. Depois, toque sobre a opção "Armazenamento e cache" e em "Limpar cache".

Qual é melhor: Spotify ou Deezer? Dê sua opinião no Fórum do TechTudo.

Quatro funções do Spotify que você precisa conhecer

Quatro funções do Spotify que você precisa conhecer

Mais do TechTudo