Redes sociais

Por Carol Fernandes, para o TechTudo


O Instagram passou por diversas mudanças ao longo de 2020. Além de comemorar sua primeira década no mês de outubro, o aplicativo do Facebook também trouxe inovações que deixaram a rede social mais completa. Uma das novidades que mais fez sucesso entre os usuários foi o Instagram Reels, que permite criar vídeos de até 30 segundos usando áudios e efeitos. A ferramenta surgiu para concorrer com o TikTok, app chinês muito famoso entre os adolescentes.

Para relembrar outras atualizações deste ano, como as novas fontes para os Stories, a chegada do Instagram Shop ao Brasil e a integração com o Messenger, preparamos uma lista com a retrospectiva. Confira, a seguir, todas as novidades e recursos lançados pelo Instagram em 2020.

Sete mudanças e novidades do Instagram em 2020 — Foto: Luciana Maline/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Instagram Reels

O Instagram Reels chegou para concorrer diretamente com o TikTok. A ferramenta surgiu a partir de um recurso que estava em testes no Brasil, chamado Cenas, que foi substituído pelo Reels após os avanços. Inicialmente, o função permitia criar microvídeos criativos de até 15 segundos, com efeitos e áudios originais ou já existentes. Meses depois, para a alegria dos usuários, uma atualização passou a permitir a criação de vídeos com o dobro do tempo.

Instragram Reels tornou-se sucesso entre usuários — Foto: Marvin Costa/TechTudo

2. Novidades para a versão web

O Instagram também investiu em novidades para a versão web, que pode ser acessada pelo computador. Em abril, com a explosão das lives durante a quarentena, a rede social ganhou um recurso para assistir aos vídeos ao vivo pelo PC.

Além disso, o Instagram Direct chegou à versão web, permitindo enviar e responder todas as mensagens pelo navegador. De acordo com o app, a atualização veio para ajudar a manter os usuários em contato no período da pandemia do Coronavírus. A a novidade também trouxe a possibilidade de responder aos Stories pelo computador.

Instagram Direct funciona na versão web para PC — Foto: Divulgação/Instagram

3. Novas fontes para Stories

Uma das novidades do Instagram em 2020 foi as novas fontes para os Stories. Entre as letras disponíveis, agora é possível encontrar tipografias serifadas, em caixa alta, cursiva e outras. Atualmente os usuários contam com nove tipos de letras para os posts que duram 24 horas, sem a necessidade de usar outros aplicativos.

Instagram apresentou novas fontes para usar no Stories — Foto: Reprodução/TechTudo

4. Celebração dos 10 anos

Para comemorar seus primeiros 10 anos, o Instagram preparou uma surpresa na plataforma. Durante o mês de outubro, os usuários poderiam mudar o ícone do app. A rede ofereceu 12 opções entre versões antigas e cores alternativas para o modelo atual. Outras novidades que vieram junto com o aniversário da plataforma foram as atualizações de bem-estar, com o objetivo de reduzir as interações negativas na rede social, e o Mapa de Stories, que traz um calendário com os Stories postados nos últimos três anos.

Atualização de aniversário apresentou diferentes estilos para o aplicativo — Foto: Reprodução/TechTudo

5. Integração com Messenger

A ideia de integrar os chats do Instagram e Facebook veio com o objetivo de igualar as funções entre os mensageiros. Assim, a partir de agosto deste ano, o Direct do Instagram passou a ter recursos que estavam disponíveis apenas no WhatsApp e no Messenger, como a possibilidade de enviar respostas rápidas para mensagens individuais deslizando para o lado.

Instagram e Facebook anunciam unificação — Foto: Reprodução/Thayna Cruz

6. Instagram Guias

Outra novidade lançada pelo Instagram em 2020 foram as Guias, um novo tipo de post focado em curadoria de conteúdo. A seção fica no perfil do usuário e permite reunir publicações, produtos ou lugares de um tema específico e organizá-los em um arquivo único.

Instagram Guias tem foco em curadoria de conteúdo — Foto: Divulgação/Instagram

7. Modo temporário

O Modo Temporário no Instagram permite enviar mensagens que desaparecem no Direct. O usuário que usar o recurso terá as conversas apagadas automaticamente logo depois que todos visualizarem o chat. Vale lembrar que a ferramenta pode ser usada uma vez ou constantemente em um chat.

No Modo Temporário as mensagens podem ser apagadas imediatamente — Foto: Rodrigo Fernandes/TechTudo

Veja também: 4 coisas que o Instagram sabe sobre você.

4 coisas que o Instagram sabe sobre você

4 coisas que o Instagram sabe sobre você

8. Instagram Shop

O Instagram Shop já estava em funcionamento nos Estados Unidos, mas só chegou ao Brasil em julho de 2020. O recurso oferece ao usuário uma lista de produtos de marcas e de criadores de conteúdo, que são exibidos de acordo com os seus interesses. A seção de compras no app funciona como uma vitrine digital para vendedores e pode facilmente ser acessada pela página inicial. No entanto, ainda não é possível concluir a compra direto no app.

Pelo Instagram Shop é possível comprar itens de marcas e criadores de conteúdo — Foto: Divulgação/Facebook

Mais do TechTudo