Por Soraia Barbosa, para o TechTudo


Among Us virou um verdadeiro fenômeno em 2020. Disponível para download em celulares Android, iPhone (iOS), no Nintendo Switch e no PC (Steam), o game coloca os jogadores em uma nave onde eles precisam identificar impostores infiltrados. Para isso, é necessário procurar por dicas no cenário e fazer reuniões com os outros participantes. A seguir, veja algumas curiosidades e segredos sobre a origem, proposta e sucesso de Among Us.

Em Among Us o Impostor deve manter a sua identidade escondida dos outros jogadores — Foto: Reprodução/Rafael Monteiro

Quer comprar jogos, consoles e PCs com desconto? Conheça o Compare TechTudo

Teve inspiração nos jogos de tabuleiro

Among Us tem um conceito bem simples: os jogadores precisam seguir pistas para encontrar o impostor. E, durante muito tempo, esta foi uma mecânica muito usada nos jogos de tabuleiro de salão. Um desses jogos é o Máfia, que no Brasil também ficou conhecido como Assassino ou Cidade Dorme. Máfia foi uma das inspirações para a criação de Among Us, que inicialmente se chamava Space Mafia.

Among Us é, basicamente, uma versão de Máfia em uma nave espacial — Foto: Reprodução/Carlos Palmeira

Uma sequência foi cancelada

Among Us foi lançado em 2018, mas só virou um fenômeno em 2020. Em agosto do ano passado uma sequência do jogo chegou a ser anunciada. Mas, com o enorme sucesso repentino do primeiro game, a desenvolvedora InnerSloth decidiu cancelar a sequência e focar em melhorias no jogo original, aprimorando o seu código e lançando novidades, entre elas um mapa inédito e um modo de acessibilidade para daltônicos.

Among Us não nasceu como um multiplayer online

Quando foi lançado, Among Us não era muito diferente do que é hoje. Mas tinha um detalhe que fazia toda a diferença: ele não tinha multiplayer online. A ideia inicial era ser um jogo para pequenos grupos de amigos, parecido mesmo com um jogo de salão. Mas, nessa época, a sua média de jogadores concorrentes era entre 30 e 50. Logo os usuários começaram a pedir pelo multiplayer online e uma versão de PC. Então, no fim de 2018 a Innersloth lançou essas duas novidades.

Sucesso entre os jogos online, Among Us foi criado para ser jogado localmente — Foto: Reprodução/Steam

Sofreu ataque hacker

O time de desenvolvimento de Among Us tem apenas três membros e trabalhar com um jogo tão popular definitivamente não é algo fácil. Um dos maiores desafios dos desenvolvedores foi lidar com um hacker chamado Eris Loris, que enviou mensagens com ameaças no chat de diversos jogadores em outubro de 2020.

Vários usuários receberam mensagens exigindo que eles se inscrevessem em um canal do YouTube ou “sofreriam consequências”. Esse canal era justamente o de Eris Loris, que fazia vídeos sobre cheats e hacks e queria aumentar as suas visualizações usando este método ilícito. Na época, a InnerSloth lançou um patch para conter o ataque.

As ameaças do hacker Eris Loris em Among Us deixaram muitos jogadores assustados — Foto: Reprodução/Distractify

Among Us tem uma versão brasileira

Um grupo de fãs brasileiros lançou um mod de Among Us que troca os itens, texturas e nomes dos locais de um dos mapas por referências ao Brasil. Chamado de Calçadão de Copacabana, o mapa tem salas renomeadas para BBB (Big Brother Brasil), Petrobrás ou SUS (Sistema Único de Saúde), além de ter as famosas mesas com logos de cervejas.

Mod traz referências ao Brasil em Among Us — Foto: Reprodução/Facebook

É mais popular no Brasil do que nos EUA

É certo que Among Us é um jogo muito popular nos Estados Unidos, mas ele teve resultados ainda melhores em alguns outros países. Segundo o desenvolvedor da Innersloth Forest Willard, a maior parte do público do game está concentrada no Brasil, Coreia e México.

Brasil está entre os países onde Among Us é mais popular — Foto: Divulgação/InnerSloth

Gerou muitas buscas em... sites de conteúdo adulto

Among Us se tornou um fenômeno tão grande que passou a ser buscado até mesmo em sites de conteúdo adulto. Segundo o PornHub, houve 4,7 milhões de buscas por conteúdos relacionados ao jogo na plataforma até outubro de 2020. A maior parte dessa procura aconteceu em setembro, mês em que ele estourou nas plataformas de streaming. Além de Among Us, jogos como Fortnite e Overwatch também são muito procurados no PornHub.

Gráfico de buscas de Among Us divulgado pelo PornHub indica popularidade do game em setembro — Foto: Reprodução/PornHub

Com informações de: The Gamer, Goody Feed e Looper

TechTudo completa 10 anos: veja o que mudou no mundo da tecnologia e jogos

TechTudo completa 10 anos: veja o que mudou no mundo da tecnologia e jogos

Mais do TechTudo