Produtividade

Por Clara Fabro, para o TechTudo


Aplicativos para escrever textos e desenvolver a escrita no celular estão disponíveis no Android e iPhone (iOS). É possível escrever redações, textos longos e até livros por meio de apps como Word e Google Docs. Na lista abaixo, o TechTudo traz cinco opções de editores de texto para smartphone, descrevendo os recursos disponíveis em cada um deles e como utilizá-los.

Aplicativos para escrever textos: lista traz 5 opções para Android e iPhone (iOS) — Foto: Clara Fabro/TechTudo

Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo

1. Word

O Word, além das versões para computador, também tem app para escrever livro no Android e iPhone (iOS) — Foto: Reprodução/Clara Fabro

O Word é um velho conhecido dos brasileiros. O editor de textos está disponível para Android e iPhone (iOS), além do tradicional PC. O app permite escrever textos longos e editá-los com basicamente as mesmas funções do software na versão para computador. É possível modificar a fonte, adicionar títulos e subtítulos, e destacar trechos com os pincéis de negrito, itálico, sublinhado e de realce.

Também é possível adicionar fotos, tabelas e balões com comentários ao longo do texto. Outro recurso interessante é o "Ler em Voz Alta", função que realiza a leitura do texto e que pode ser útil principalmente na hora de verificar erros de digitação e coesão dos textos.

2. Evernote

Evernote tem recurso que permite salvar artigos de página na web pelo app — Foto: Reprodução/Clara Fabro

Para usar o Evernote, é preciso se cadastrar na plataforma a partir da sua conta do Google. O app está disponível para Android e iPhone (iOS), e pode ser utilizado tanto para criar textos longos quanto listas curtas com lembretes e tarefas. O Evernote também deixa salvar artigos, pesquisas e fotos da web: basta compartilhar a página e, em seguida, tocar sobre "Adicionar ao Evernote". O recurso é útil principalmente para consultar informações relevantes, já que elas ficam salvas e organizadas dentro do próprio app.

Os arquivos de texto do Evernote podem ser editados com etiquetas e informações de localização. Além disso, ao começar a escrever no app, você pode navegar pelos modelos disponíveis na plataforma, que variam entre planejador para vendas, modelos de projetos acadêmicos, de planejamento estratégico e etc. Também é possível editar o texto com opções de negrito, itálico, sublinhado e realce em marca texto, e você pode anexar imagens e arquivos de vídeo ou áudio.

3. Google Docs

Google Docs tem ferramenta para verificação ortográfica e opção de acessar o arquivo mesmo sem conexão com Internet — Foto: Reprodução/Clara Fabro

O Google Docs é outra opção interessante para escrever textos no celular. A plataforma para Android e iPhone (iOS) permite compartilhar textos longos com amigos e colaboradores. Após selecionar o contato para enviar o texto, você pode definir a interação do usuário com o documento, e se ele poderá editar e comentar o arquivo ou apenas ler o texto. O app também possui diferentes opções de formatação, e é possível modificar o estilo da fonte, o tamanho, cor do texto, adicionar destaques em negrito, sublinhado e itálico, definir o espaçamento entre as linhas, parágrafos, tópicos.

O Google Docs permite definir a estrutura do texto: à direita, à esquerda, centralizado ou justificado. O app ainda traz algumas funções interessantes e bastante úteis, como a ferramenta de verificação ortográfica, que dá sugestões de correção a palavras e pequenos trechos do texto, e a opção de manter o arquivo disponível offline — assim, você pode continuar escrevendo mesmo sem acesso à Internet.

4. JotterPad

JotterPad tem interface fluida para quem gosta de escrever pelo celular — Foto: Reprodução/Clara Fabro

O JotterPad está disponível para Android e iPhone (iOS) e, dentre as opções da lista, é o app com a interface mais fluida, porque ela não é cheia de opções como o Evernote. Se você costuma formatar o texto só depois de escrevê-lo, o JotterPad pode ser a melhor opção para você. As opções de formatação do JotterPad funcionam de maneira diferente aos outros apps, então elas podem ser um pouco confusas em um primeiro momento.

Por exemplo, para editar um trecho do texto e colocá-lo em negrito, é necessário adicionar dois pares de asteriscos no início e no final da sentença. Já para adicionar parágrafos e sinais de travessão, é preciso selecionar um menu específico. Por outro lado, é fácil acessar opções de configurações e selecionar tema escuro ou pesquisar por trechos dentro do texto, já que é só clicar no menu da própria página em que está o texto — diferentemente do Google Docs, que separa o modo escuro nas configurações do app, fora da página do texto.

5. Google Keep

Google Keep permite criar listas de tarefas e também tem recurso para organizar notas — Foto: Reprodução/Clara Fabro

O Google Keep também é uma boa opção para escrever textos. Disponível para Android e iPhone (iOS), o app permite organizar rotinas e tarefas com a opção de fazer checklists, mas também é uma ótima ferramenta para desenvolver ideias e escrever textos longos. Assim como o Google Docs, é possível adicionar colaboradores ao seu documento no Keep, mas não há a opção de definir o contato como editor ou leitor, diferente do Docs. No Keep, todo colaborador pode editar o texto compartilhado.

A plataforma traz recursos interessantes como os marcadores, que podem ser utilizados para organizar tópicos de um texto ou contos de um livro. Pelo Keep, você também pode adicionar trechos de áudio e fotos às suas notas, além de fixá-las no topo do app, dando maior evidência ao seu texto. Uma desvantagem do Keep, no entanto, é não permitir usar outras formas de formatação de texto, como selecionar trechos em negrito e itálico ou adicionar parágrafos e justificar o texto.

Wordpress aceita streaming de áudio e vídeo? Tire dúvidas no Fórum do TechTudo.

Como transformar letras maiúsculas em minúsculas no Word

Como transformar letras maiúsculas em minúsculas no Word

Mais do TechTudo